Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação a estruturas linguísticas do texto, assinale a opção correta.
Assinale a opção que preenche as lacunas do texto de forma gramaticalmente correta.
Assinale a opção correta em relação às estruturas linguísticas do texto.
Assinale a opção que está de acordo com a norma padrão da língua escrita.
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical inserido na transcrição do texto.
Assinale a opção em que foram plenamente atendidas as regras de emprego de sinais de pontuação nos trechos adaptados da obra Humor, língua e discurso, de Sírio Possenti.
Os trechos a seguir constituem sequencialmente um texto adaptado de O Globo de 9/6/2013.
Assinale a opção que foi transcrita com erro de pontuação.
Com relação a aspectos gramaticais do texto, assinale a opção correta.
Com correção gramatical, o 2º período do texto poderia ser reescrito da seguinte forma: No passado, havia bastantes estruturas grandes de madeira que suportavam cartazes, mas elas, atualmente, são insufi cientes para sustentar os imensos outdoors.
A referência do pronome nos na frase Não nos esqueçam! (l.6) é a palavra outdoors (l.2).
Seria mantido o sentido do trecho conseguimos nos exibir aqui, mais alto do que as outras (l.7 e 8), se do e as fossem suprimidos.
No trecho cada lojinha, cada pequeno comércio tem de se revestir (l.15 e 16), a concordância verbal indica que lojinha e pequeno comércio não foram considerados vocábulos sinônimos.
Seriam mantidos o sentido original do período e a correção gramatical se o último período do texto fosse reescrito da seguinte forma: Restam os pedestres que, em sua humilde visibilidade, lembram-nos que cidades foram construídas para pessoas.
Atende à norma gramatical da língua padrão e preserva o sentido do texto original a seguinte substituição:
transmitir-lhe minhas preocupações sobre os erros (l. 2 e 3) por comunicar-lhe dos erros.
quase ditatorial (l.5) por pseudoditatorial.
estupefato (l.6) por decepcionado.
Ele me disse (l.6 e 7) por Ele disse a mim.
gradativamente, solucionados em harmonia com a nova arquitetura (l.8 e 9) por gradativa e harmonicamente solucionados à nova arquitetura.
Assinale a opção em que o trecho adaptado da obra Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade, de Marshall Berman, foi totalmente transcrito com correção gramatical.
A perspectiva do novo homem no carro gerará os paradigmas do planejamento e design urbanos do século XX. O novo homem, diz Le Corbusier, precisa de outro tipo de rua, no qual será uma máquina para o tráfego ou para variar a metáfora básica, uma fábrica para produzir tráfego.
Uma rua moderna precisa de ser bem equipada como uma fábrica. Nela, como a fábrica moderna, o modelo mais bem equipado é o mais altamente automatisado: nada de pessoas, exceto, as que operam as máquinas; nada de pedestres, desprotegidos para retardar o fl uxo. Na cidade do futuro, o macadame pertencerá somente ao tráfego.
À partir do relance mágico de Le Corbusier, nasceu uma visão de um novo mundo: um mundo inteiramente integrado de torres altíssimas, circundadas de vastas extensões de grama e espaço aberto, ligados por super-rodovias aéreas e servido por garagens e shopping-centers subterraneos.
Nos novos ambientes urbanos, a antiga rua, com sua volátil mistura de pessoas e tráfego, negócios e residencias, ricos e pobres, foi eliminado, cedendo lugar a compartimentos separados, com as entradas e as saídas estritamente monitorados.
Uma nova onda de modernização neutralizou as forças anárquicas e explosivas que a modernização urbana, outrora, havia reunido. Os modernistas não perceberam que o velho caos urbano, na verdade, constituía uma ordem humana rica e complexa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...