Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção em que o texto do Editorial da Folha de S. Paulo, de 4/9/2012, foi transcrito de forma gramaticalmente correta em relação ao emprego dos sinais de pontuação.
Apesar de arrefecer, a inflação permanece em nível mais elevado, do que o desejável. O IPCA deverá superar 5% neste ano, em razão do choque nos preços de alimentos ocasionado pela seca nos EUA. As projeções apontam para 5,5% ou mais em 2013 ante a meta oficial de 4,5%. A gestão austera do orçamento público é ainda, mais necessária nesse contexto.
A redução dos juros deve ser comemorada. Como a taxa Selic serve de base para o rendimento das aplicações financeiras e para o custo dos empréstimos bancários, se permanecer baixa por longo período o que ainda é incerto , os efeitos na economia brasileira serão benéficos e palpáveis.
Atualmente, cerca de 80% da riqueza financeira nacional, permanece na zona de conforto de papéis públicos e outros investimentos de curto prazo, alheia ao empreendimento e à produção. Com o baixo rendimento provocado pela queda dos juros, é possível, que esse perfil seja alterado.
Descontados inflação, impostos, e taxas, o retorno da maioria das aplicações conservadoras no Brasil já está perto de zero. Para as empresas, o universo de projetos mais rentáveis que o juro básico será maior, ainda mais se houver medidas capazes de atrair, o setor privado para projetos de longo prazo.
A redução do ganho financeiro também estimula, o empresariado a priorizar a competitividade e a inovação. O juro baixo tem, portanto um efeito dinamizador importante. No caso brasileiro, vai além do impacto de curto prazo no PIB. Por isso, tal como a dívida pública cadente é preciso criar condições para preservar a expressiva mudança de patamar da taxa básica.
Provoca-se erro gramatical e incoerência textual ao fazer a seguinte alteração nos sinais de pontuação do texto:
substituir o ponto depois de quinquênio (ℓ.4), por vírgula.
substituir o ponto depois de décadas (ℓ.2) pelo sinal de dois pontos.
inserir uma vírgula depois de Logicamente (ℓ.8).
retirar os parênteses que destacam e devem (ℓ.18).
substituir o travessão depois de urbana (ℓ.21) por vírgula.
Considerando o emprego facultativo de preposição, assinale a opção em que está correta a inserção dessa categoria gramatical.
que, vulgarmente, se denomina de tradição, ou de cultura (l.1 e 2)
é marcada por momentos em que permitem alternâncias (l. 3 e 4)
aquilo em que foi vivenciado como crise (l.5 e 6)
a tudo a que se é obrigado a realizar (l.13 e 14)
deixando de ver a sua 'alma' ou o seu coração (l. 22)
A
B
C
D
E
Assinale a opção em que o trecho transcrito e adaptado de O Globo, de 16/8/2012, respeita a correção gramatical.
Assinale a opção que completa as lacunas do texto de forma gramaticalmente correta e textualmente coerente.
Assinale a opção em que o fragmento adaptado do Correio Braziliense, de 7 de agosto de 2012, foi transcrito com erros gramaticais.
Assinale a opção em que o conjunto das informações a seguir não está redigido em um período sintático claro, objetivo e gramaticalmente correto.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
O pronome se(l.2) confere ao trecho indeterminação do sujeito.
O segmento se não for detido(l.2) está entre vírgulas porque se trata de um aposto.
A palavra fetiche(l.5) está sendo empregada com o sentido figurado de objeto de obsessão, de aspiração.
Mantém-se a correção gramatical do período ao se eliminar a vírgula após o travessão(l.8).
O pronome Ela(l.10) é elemento de coesão que retoma o antecedente tecnologia.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
O emprego de sinal indicativo de crase em à Informação(l.3) justifica-se porque a palavra acesso exige complemento regido pela preposição a, e a palavra Informação vem precedida de artigo definido feminino.
Em o apresentou(l.4), o termo o funciona como pronome que retoma o antecedente Cadastro de Expulsões da Administração Federal (Ceaf).
A substituição de dos(l.9) por daqueles mantém a correção gramatical do período.
Pelos sentidos e informações do texto, subentende-se que o sujeito de recolhe (l.10) é pesados impostos (l.9).
O emprego de vírgula após educação (l.11) justifica-se porque isola elementos de mesma função sintática componentes de uma enumeração.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...