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Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Assinale a alternativa em que o comentário sobre a concordância (verbal e/ou nominal) está correto:
Em "Já haviam razões bastante para a cassação do mandato do senador, mas mais uma vez prevaleceu as forças daqueles que estão no poder.", há apenas um erro de concordância: "prevaleceu" não poderia estar no singular, pois deve concordar com o sujeito "forças".
Em "As escreventes providenciaram as procurações, que enviaram anexo aos atestados, como instrumentos bastante para os fins a que se destinavam.", há apenas um erro de concordância: a palavra "anexo" deveria estar no plural.
No enunciado "Em meio ao profundo descrédito em que mais uma vez mergulha a imagem do Senado brasileiro, não têm faltado vozes a condenar até mesmo a existência da Casa, que mereceria a extinção." (adaptado da Folha de São Paulo, 3-8-2009, A2), a forma verbal "mergulha" deveria estar no plural, pois o sujeito que a ela se vincula é indeterminado.
No enunciado "Em meio ao profundo descrédito em que mais uma vez mergulha a imagem do Senado brasileiro, não têm faltado vozes a condenar até mesmo a existência da Casa, que mereceria a extinção." (adaptado da Folha de São Paulo, 3-8-2009, A2), há um erro de concordância: a forma verbal "têm" não poderia estar no plural.
No enunciado "De acordo com a OMS, 10% da população mundial tem algum tipo de deficiência auditiva." (Folha de São Paulo, 24-2-2009, A3), a forma verbal "tem" está no singular porque concorda com "população mundial", e não com "10%" (núcleo do sujeito), que exigiria o uso do plural: "têm".
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Assinale a alternativa correta quanto à concordância (verbal e/ou nominal):
São pontos nevrálgico que não adiantam discutir.
Cerca de 60% da mata nativa já foram destruídos por pecuaristas inescrupulosos.
Se houvessem melhores condições de trabalho, poderiam haver resultados mais eficazes.
Não se pode confirmar resultados tão absurdos. Será que existe meios de anular o processo?
Faltava apenas dois minutos para o fim do jogo, mas a maioria da torcida ainda esperavam um gol salvador.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Leia as frases abaixo para responder às questões 11 e 12.
I – "Iracema, a virgem dos lábios de mel, tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna." (José de Alencar)
II – O amor, isto é, o mais forte dos sentimentos humanos, tem seu princípio em Deus.
III – Atentos, os alunos ouviam a explicação do professor.
IV – Pelas 11 horas do dia, que foi de sol escaldante, alcançamos a margem do rio Paraná.
V – "Vens, pois, anunciar-me uma desventura." (A. Herculano)
É correto afirmar que a(s) vírgula(s) em
I, separam o vocativo.
II, isolam termos integrantes da oração.
III, justifica-se devido à inversão do predicativo do sujeito .
IV, separam expressões retificativas.
V, indicam a elipse de um termo.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
A pontuação está correta na alternativa:
O dado fundamental do endereço para o qual a correspondência deve ser enviada, é Caixa Postal, 38.
Todos sabem que, a versão que o assessor de comunicação divulgou à imprensa, é falsa, mas, a Casa Civil continua a "enrolar" a população.
"O programa assistencialista, como toda intervenção no processo social, pode ter aspectos positivos e negativos. Os positivos, sabemos quais são; os negativos às vezes nos surpreendem." (adaptado da Folha de São Paulo, E8, 5-7-2009)
Observe que, a tese que o pesquisador defendia não tinha fundamento, porém, foi aprovado com distinção e louvor.
A moça me perguntou, se ele me devia alguma quantia e eu não consegui responder porque fiquei com pena dele tão humilde e tão triste.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Considerando o fragmento textual a seguir, assinale a alternativa em que o comentário sobre o emprego dos sinais de pontuação está incorreto: "Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina; não desprezes, pois, a disciplina do Todo-poderoso, porque Ele faz a ferida e Ele mesmo a ata; Ele fere, e as Suas mãos curam. [...] Na fome, te livrará da morte; na guerra, do poder da espada." (Jó 5: 17, 18, 20 – Bíblia Sagrada)
Em "na guerra, do poder da espada", a vírgula, além de isolar o assim chamado adjunto adverbial, indica a supressão de "te livrará", recuperável no contexto.
Em "Ele fere, e as Suas mãos curam", há um erro de pontuação, pois não se pode usar vírgula antes da conjunção "e".
Em "Ele fere, e as Suas mãos curam", a vírgula antes de "e" justifica-se por separar duas unidades sintático-semânticas (duas orações), com sujeitos diferentes.
O uso das vírgulas antes e depois da palavra "pois" justifica-se porque se trata de uma conjunção de valor conclusivo, intercalada, que, no contexto, precisa deslocar-se para depois do verbo.
Em "Na fome, te livrará da morte", usa-se a vírgula para isolar o adjunto adverbial anteposto.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Leia as frases abaixo para responder às questões 11 e 12.
I – "Iracema, a virgem dos lábios de mel, tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna." (José de Alencar)
II – O amor, isto é, o mais forte dos sentimentos humanos, tem seu princípio em Deus.
III – Atentos, os alunos ouviam a explicação do professor.
IV – Pelas 11 horas do dia, que foi de sol escaldante, alcançamos a margem do rio Paraná.
V – "Vens, pois, anunciar-me uma desventura." (A. Herculano)
De acordo com os termos da oração, assinale a alternativa correta.
Em I, o trecho entre vírgulas é o aposto.
Em III, "do professor" é o complemento nominal.
Em II, "o mais forte dos sentimentos humanos" complementa os verbos é / tem.
Em IV e V, os sujeitos não estão ocultos ou elípticos.
Em V, o pronome me funciona como objeto direto.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Sobre os períodos e construções, presentes no texto, assinale a alternativa que faz a afirmação correta.
As afirmações "me falta uma perna" e "me falta um olho" têm sentido literal, objetivo, referindo-se a características físicas da personagem.
Os períodos do primeiro parágrafo são formados por orações coordenadas, cujo objetivo é simplificar mais as frases, sem a densidade da subordinação.
O período "Não quero que limpem meu vidro." contém uma oração subordinada objetiva indireta, visto que o primeiro verbo exige essa construção.
A oração "Se eu comprar uma lata de leite em pó..." indica uma circunstância de causa.
O período "As mulheres, todos sabem, alugam criancinhas para pedir esmolas na rua." contém três orações, sendo uma delas subordinada adverbial final.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Assinale a alternativa que contém o comentário correto sobre o uso dos sinais de pontuação no seguinte fragmento: "O programa assistencialista, como toda intervenção no processo social, pode ter aspectos positivos e negativos. Os positivos, sabemos quais são; os negativos, às vezes, nos surpreendem." (Folha de São Paulo, E8, 5-7-2009)
Em "Os positivos, sabemos quais são" e em "os negativos, às vezes, nos surpreendem.", a vírgula foi empregada indevidamente, separando o sujeito do predicado, o que consiste em grave erro de pontuação.
O uso da vírgula após a palavra "assistencialista" consiste em um erro, pois separa o sujeito do predicado, ao passo que o uso do ponto e vírgula está correto: como o texto tem muitas vírgulas, seu autor usou aquele sinal para garantir o entendimento do texto.
Não há nenhum erro no emprego dos sinais de pontuação no texto, que está entre aspas porque se trata de transcrição de texto de outrem; a expressão "como toda intervenção no processo social" está intercalada e, portanto, usam-se as vírgulas antes e depois dela; a vírgula após "positivos" marca o deslocamento de posição de um termo na frase; o ponto e vírgula separa duas orações com idéias opostas, sem destruir a unidade do período.
A expressão "às vezes" não poderia estar entre vírgulas, pois é o sujeito da frase.
O texto está entre aspas porque é irônico e traz palavras que não mantêm seu significado denotativo, usual.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
A alternativa correta quanto às relações entre as palavras no texto é:
"seu", em "seu concorrente" (l. 32) tem como referente "um agente inescrupuloso" (l. 31); "seu", em "seu restaurante ou bar" (l. 32), tem como referente "concorrente".
A palavra "seu" tem o mesmo referente em "seu concorrente" (l. 32) e em "seu restaurante ou bar" (l. 32): "um agente inescrupuloso".
A palavra "seu" tem o mesmo referente em "seu concorrente" (l. 32) e em "seu restaurante ou bar" (l. 32): "concorrente".
A palavra "ambientes" (l. 18) funciona como um adjetivo que qualifica "tabagistas" (l. 18).
A palavra "que", em "em que se apoia" (l. 4), retoma "fiscalização".
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
A função dos termos destacados está corretamente indicada na alternativa:
objeto indireto; adjunto adnominal; complemento nominal, respectivamente.
agente da passiva; complemento nominal; adjunto adnominal, respectivamente.
complemento nominal; complemento nominal; complemento nominal, respectivamente.
adjunto adverbial; complemento nominal; objeto indireto, respectivamente.
adjunto adnominal; adjunto adnominal; objeto indireto, respectivamente.
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