Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Ortografia - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Das alternativas, a seguir, qual contém todas as palavras corretas ortograficamente?
Inegualável / maucriado / beneficiente.
Porisso / caranguejo / meretíssimo.
Mortandela / mendingo / fucinho.
Conciência / acensorista / recisão.
Prazerosamente / empecilho / obsceno.
Língua Portuguesa - Ortografia - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Qual alternativa abaixo contém a frase correta quanto à pontuação, ortografia e/ou concordância?
Segundo o autor, suas observações sobre esse professor ajusta-se a quase todos os professores particulares.
O Instituto atende a doentes incuráveis e, no entanto, não tem recurços para hemodiálise, que custa menos e permitiria manter a vida de outros paciente.
A arte de dizer, as coisas sem parecer dizê-las é tão rara, que não resisto ao desejo de recomendar dois modelos.
A poluição nas cidades em ascensão é, atualmente, objeto de discussões e pessoas cônscias procuram meios eficazes para combatê-la.
Se demonstrarmos que a notícia de sua prosperidade é verdadeira, estaremos assegurando a consessão do empréstimo.
Língua Portuguesa - Ortografia - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Considere a ortografia e assinale a alternativa cujo comentário sobre a frase esteja correto.
Um português pode ser russo? – Sim, desde que se escreva a palavra grifada com ç.
O prisioneiro precisa de uma cela bem reforçada. – Alguém vai montar nele? A palavra grifada significa arreio; deve-se escrever sela.
Ônibus tem assento e acento. – Essa afirmação está totalmente
- Você cozerá minhas meias depois de coser a comida? – Não há desvio ortográfico nas palavras destacadas.
Foi com muito censo que respondi ao senso do IBGE. – A mensagem está clara e correta ortograficamente.
Língua Portuguesa - Ortografia - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Assinale a alternativa cuja frase apresenta correção quanto à ortografia e/ou pontuação.
Seu semblante traz sempre muita altivês.
Para mim, viver com honradez é um dom divino.
Não há mau de que ele não padeça.
A estes, porém o mais que pode acontecer é que se riam dele os outros.
A muito custo atenderam; isto é, confessou que, não podiam atender por cauza do jogo do Brasil.
Língua Portuguesa - Ortografia - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Assinale, nas séries abaixo, aquela em que pelo menos uma palavra contém ERRO de grafia.
A fim de /reaver / sarjeta.
Ojeriza / paralisar / cortesia.
Chuchu / hesitar / adivinhar.
Inglesinho / cabelereiro / receoso.
Gorjeio / pretensão / exceção.
Língua Portuguesa - Ortografia - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
A única série de palavras corretamente grafadas está na alternativa
Beringela / xingar / azia.
Cincoenta / expontâneo / estrupar.
Deslize / invés / salsicha.
Previlégio / crânio / quizesse.
Catequeze / estranjeiro / largatixa.
Língua Portuguesa - Verbo - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Leia este poema de Ulisses Tavares.
Analisando os verbos, qual alternativa traz a afirmação correta?
O autor optou pela conjugação da maioria dos verbos no particípio porque quis indicar ação concluída.
Prevaleceu a conjugação de verbos no infinitivo.
Tantos gerúndios apontam que a ação desenvolveu-se gradual e lentamente.
Os verbos fiquei / dei estão no seguinte tempo verbal: pretérito imperfeito.
Nas locuções verbais fiquei olhando / estava amando, os verbos principais estão conjugados em pessoa e tempo diferentes.
Língua Portuguesa - Verbo - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Leia esta tira – de Laerte – e assinale a alternativa cujos verbos ficam corretos, respectivamente, sem a confusão das pessoas verbais.
Mexa / experimenta / não coloque (quente na boca).
Mistura / prove / não exagere (no sal).
Mexe / experimente / não coloque (colher quente na boca).
Misture / prova / não salga (demais).
Mexa / prove / não exagere (na pimenta).
Língua Portuguesa - Substantivo - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Dentre os substantivos compostos abaixo relacionados, qual alternativa contém a palavra flexionada INCORRETAMENTE?
Redatores-chefes / pombos-correio.
Chefes-de-sessões / pães-de-ló.
Guardas-noturnos / guarda-chuvas.
Decretos-lei / barrigas-verdes.
Abaixo-assinados / banhos-marias.
Língua Portuguesa - Verbo - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Leia esta propaganda sobre o Dia dos Namorados, analise a conjugação verbal e responda às questões 01 e 02.
Analisando o verbo vêem, é correto afirmar que
no futuro do subjuntivo, na 1ª ou 3ª pessoa do singular, flexiona-se: vir. Exemplo: Quando eu (ou ele) não vir o tempo passar.
a conjugação correta é: Quando eu (ou ele) não ver o tempo passar.
a flexão víamos indica o perfeito do indicativo.
se for retirado um e, obter-se-á vêm (do verbo vir), no singular.
as flexões vejo / vi / verei, respectivamente, indicam uma seqüência cronológica.
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