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Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Sobre a concordância praticada no texto, está correto o que se expõe na alternativa:
Em "Multiplicam-se os exemplos de distorções geradas pela adoção de critérios raciais [...]." (l. 1), o verbo está no plural porque concorda com o sujeito ("os exemplos") da oração.
Em "Multiplicam-se os exemplos de distorções geradas pela adoção de critérios raciais [...]." (l. 1), o verbo está erroneamente flexionado no plural. Deveria estar na 3ª pessoa do singular ("Multiplica-se"), pois o sujeito é indeterminado.
Em "[...]25% das matrículas de alunos que passaram no vestibular da Universidade Federal de São Carlos [...]foram canceladas [...]." (l. 3-5), o autor usa o plural em "foram canceladas" porque faz a concordância com o indicador de porcentagem, porém não observa que a palavra "canceladas" deveria estar no masculino ("cancelados").
Em "[...]25% das matrículas de alunos que passaram no vestibular da Universidade Federal de São Carlos [...]foram canceladas [...]." (l. 3-5), a construção "foram canceladas" concorda com "matrículas", porém deveria concordar com o indicador de porcentagem, o que exigiria a forma "foi cancelado".
No período "O critério adotado para concorrer às vagas na instituição utilizando cotas raciais é a autodeclaração." (l. 5-6), o verbo deveria estar no plural ("são") para concordar com o sujeito.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
A classe das duas palavras está corretamente indicada na alternativa:
mais (l. 27) = advérbio de intensidade; "se" (l. 8) = conjunção subordinativa.
negros (l. 7) = adjetivo; "um" (l. 29) = artigo indefinido.
o (l. 8) = artigo definido; "deles" (l. 29) = pronome possessivo.
reserva (l. 19) = verbo; segundo (l. 14) = numeral ordinal.
segundo (l. 14) = numeral ordinal; "se" (l. 1) = pronome pessoal.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
A frase com a concordância nominal INCORRETA está na alternativa
Vi uma loja de sapatos e roupas usadas.
Meu avô gosta de folhear jornais e revistas velhos.
Esta loja tem estilo e sofisticação oriental.
As fotografias seguem anexa à carta.
Você comprou muitas roupas caras.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
O emprego do pronome me está de acordo com a linguagem popular, mas há erro quanto à colocação, segundo a língua culta.
A flexão verbal está em 2ª pessoa: tu.
O correto é somente a flexão do verbo com a pessoa você, já que a propaganda dirige-se a um interlocutor.
Há dois períodos, nesse texto, mas ambos são simples com oração absoluta.
Esse texto estará de acordo com a norma padrão se for escrito assim: Olhe-me. Olhe-me outra vez.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Na última frase do texto, infere-se que
não aparecem orações reduzidas.
está ausente a coordenação.
o período não é misto.
na 2ª oração, o sujeito é indeterminado.
o período é composto, contendo uma oração que exerce a função de sujeito.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
I, II, I, II.
II, II, I, I.
II, II, II, II.
I, II, II, I.
I, I, II, II.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Levando em conta a concordância verbal, assinale a alternativa que contém a frase correta.
O pessoal estiveram aqui.
Sem a educação,não podem haver cidadãos conscientes.
Os Estados Unidos não só desenvolveram a indústria como também incentivaram a agricultura.
Já não se faz planos tão bons como antigamente.
Não faz parte da amostra os quadros mais valiosos.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
A concordância nominal e/ou verbal está correta na frase da alternativa
Os altos-falantes anunciaram que as relações luso-brasileiras estavam melhor.
Anjos existe. Pode ter um lendo este outdoor.
Deficiências de verbas não é o suficiente para desencorajar novas atividades técnicacientíficas.
É chegado a hora e a ocasião.
Estão inclusos os livros e as pastas.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Assinale a alternativa em que a frase está pontuada corretamente.
Bem te dizia eu que não iriam, a bons resultados as tuas paixões.
Eram frustradas, insatisfeitas; além disso, seus conhecimentos eram duvidosos.
Eu, posto que creia, no bem, não sou daqueles que negam, o mal.
A muito custo, atenderam: isto é, confessaram, que não podiam atender por causa do jogo, com a Argentina.
Eu tinha, o juízo fraco, e em vão tentava emendar-me: provocava risos caretas.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
De acordo com as normas gramaticais, assinale a alternativa correta.
A palavra inútil (2ª estrofe) é acentuada por ser proparoxítona.
Acentua-se a palavra pés apenas pela regra das oxítonas.
Todo o texto está no tempo presente.
Na construção agora me veste e que me liga, a próclise está correta. Advérbio e pronome relativo atraem o pronome me.
A palavra inútil, sintaticamente, não se refere ao sujeito.
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