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Língua Portuguesa - Período Composto - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
A partir do texto, considere os períodos citados e assinale a alternativa que contém a afirmação correta.
O primeiro período do primeiro parágrafo contém uma oração adjetiva explicativa.
O primeiro período do quarto parágrafo é composto.
O primeiro período do segundo parágrafo é formado apenas por coordenação.
No terceiro parágrafo, o primeiro período é composto por subordinação.
No sexto parágrafo, o primeiro período apresenta uma conjunção adversativa e um pronome relativo, conectivos que ajudam a dar mais coesão ao trecho.
Língua Portuguesa - Período Composto - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Assinale a alternativa em que a classificação da oração e o respectivo comentário estão corretos:
A oração "e naufrague nos mecanismos de fiscalização" (l. 4) classifica-se como coordenada sindética aditiva e liga-se, diretamente, a "É correta em seus objetivos gerais e na terapêutica proposta" (l.3).
A oração "que o poder público procure garantir para todos os não tabagistas ambientes" (l. 17-18) classifica-se como subordinada substantiva subjetiva, pois desempenha a função de sujeito da oração a que se liga: "Assim, faz todo o sentido".
A oração "que o poder público procure garantir para todos os não tabagistas ambientes" (l. 17-18) classifica-se como subordinada substantiva objetiva, pois desempenha a função de objeto direto da forma verbal "faz" da oração a que se liga: "Assim, faz todo o sentido".
A oração "nas quais o fumo é permitido" (l. 21-22) classifica-se como subordinada adjetiva explicativa e deixa pressuposto que as pessoas podem fumar em toda e qualquer tabacaria.
A oração "que desejarem" (l. 20) é subordinada adjetiva explicativa e deixa pressuposto, no período em que se encaixa, que todos os fumantes são livres para fumar em quaisquer lugares, o que se constitui como uma incoerência em relação ao restante do texto.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Quanto à acentuação usada no texto, está correto o exposto na alternativa:
Nas formas "fazê-lo" e "imputá-lo", o acento está empregado indevidamente.
A palavra "ali" (l. 24) deveria receber acento no "i".
A palavra "apoia" (l. 4) não está acentuada porque, pelo Acordo Ortográfico, não se acentuam mais as vogais dos ditongos abertos "éi" e "ói" em palavras paroxítonas.
A palavra "expor-se" (l. 18 ) poderia estar acentuada porque deriva do verbo "pôr", que continua acentuado após a aprovação do Acordo Ortográfico.
A forma verbal "tem" (l. 9) deveria receber acento circunflexo no "e" porque está no plural, concordando com "ações de pessoas desconhecidas".
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Quanto à acentuação gráfica, estão corretamente acentuadas as palavras da alternativa
bebíamos – ruím – tórax – juiz.
juízes - têxtil - caíram - alívio.
impar – relatório – alcóolatra – egoísmo.
convém (pl.) – intervêm (sing.) – tupi.
ítem – hífens – saía – benção.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Quanto à acentuação gráfica, estão corretamente acentuadas as palavras da alternativa
hábitat – displicência – rubrica – silencio (verbo).
raizes – revólver – ritmo – gratuíto.
bilis – apoteóse – urubus – graúdo.
paraíso – reduzí-lo – ínterim – triângulo.
silêncio (subst.) – prejuizo – tórax – téxtil.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
De acordo com as regras da concordância nominal, analise as placas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.
Com relação às mensagens, as placas I e II são contraditórias quanto à concordância nominal.
A contradição entre os dizeres das duas placas se dá porque, embora o substantivo apresente o artigo a, o adjetivo "proibido" varia a flexão de gênero.
Ambas as placas estão corretas, porque a expressão "é proibido" pode variar quanto ao gênero masculino ou feminino.
Apenas a mensagem da placa II está de acordo com a norma culta da língua portuguesa.
Se fosse "É proibido entrada de bicicletas.", estaria correto, mesmo havendo a sequência proibido (mas.) / entrada (fem.).
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Leia esta frase, retirada do terceiro parágrafo do texto.
Segundo a classificação, estrutura e formação das palavras, nela está(ão) presente(s)três artigos.
apenas um substantivo e um adjetivo.
duas palavras formadas por sufixação.
uma preposição e um verbo no tempo pretérito imperfeito do indicativo.
um verbo, em cuja estrutura aparece somente o radical e a desinência de modo.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Considerando as frases e períodos do texto, conclui-se que
a fala "Não posso" é uma passagem do texto que comprova a posição neurótica e irracional da personagem. A ausência de pontuação comprova isso.
na frase "O umbigo ainda pendente, o bebê mole no calor, largado no colo da mãe...", as palavras grifadas são substantivos que auxiliam na construção enfática dada pela autora.
o penúltimo parágrafo é elaborado com períodos compostos, cujo objetivo é a construção de frases curtas e reflexivas.
a frase "Moça, chama-me o chão" contém, sintática e respectivamente, vocativo, verbo bitransitivo, objeto direto e indireto.
no período "Fala coisas que não entendo.", os sujeitos são simples e explícitos em ambas as orações.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Ainda com base no texto, a classe da palavra está corretamente indicada na alternativa:
o (l. 35) = pronome demonstrativo.
escolha (l. 10) = substantivo.
os (l. 20) = artigo definido.
fumante (l. 11)= adjetivo.
uso (l. 2) = verbo.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Considerando as relações produzidas entre as palavras, no texto, está correta a alternativa:
A expressão "dessa política" (l. 4) retoma "25% das matrículas" (l. 3).
A expressão "dessa política" (l. 4) retoma "adoção de critérios raciais para o ingresso nas universidades públicas." (l. 1-2).
O pronome "lhe" (l. 18) refere-se a "A instituição" (l. 17).
Em "Então a discriminamos nós" (l. 25-26), o pronome "a" refere-se a "banca racialista" (l. 26).
O pronome relativo "que", em "que deveriam ter" (l. 11), retoma a palavra "aluna".
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