Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Verbo - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Leia esta propaganda sobre o Dia dos Namorados, analise a conjugação verbal e responda às questões 01 e 02.
Sobre os verbos acima, conclui-se que
o 1º verbo do texto está no tempo presente do modo subjuntivo.
pare aparece flexionado no modo indicativo.
o verbo vêem apresenta-se flexionado no pretérito perfeito do indicativo.
conjugado no imperativo afirmativo, o verbo imagine tem uma função apelativa ao interlocutor.
se flexionarmos o verbo querem no imperfeito do indicativo, ficará assim: quisera.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Leia a tira abaixo, analise a pontuação e responda às questões 13 e 14.
A afirmação correta está na alternativa
A expressão "seu degenerado" está isolada por vírgula, semelhante ao exemplo: Maria, venha cá.
No trecho "suas mães, esposas, noivas, irmãs...", há excesso de vírgulas.
A última vírgula da 2ª frase do 3º quadrinho não poderia ser substituída por e.
Na 1ª fala do 1º quadrinho, a interrogação pode ser substituída por exclamação.
a 1ª fala do 2º quadrinho, a vírgula é facultativa.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Leia a tira abaixo, analise a pontuação e responda às questões 13 e 14.
Assinale a alternativa que faz a afirmação correta.
Em I, o ponto de interrogação foi usado porque se trata de uma frase sem questionamento.
Em II, palavra mulher termina com ponto de exclamação para que essa palavra tenha entonação moderada.
O ponto de exclamação do II, na fala da menina, indica desprezo.
O ponto de exclamação do II, na fala do menino, indica pouca determinação.
Nas frases ditas pelo menino, o ponto de exclamação tem relação com o estado emocional dele.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Leia o texto, a seguir, para responder às questões 11 e 12.
Considerando a pontuação e o ritmo do texto (Sem levar em conta as iniciais maiúsculas), pode-se dizer que, segundo a norma culta,
o ponto final fica adequado após o 1º, 3º, 4º e último verso.
deve-se usar vírgula após a palavra amor.
não é necessária a vírgula após a palavra lógica.
o ponto-e-vírgula deve aparecer antes da palavra compensa.
é importante empregar o travessão, pelo menos uma vez.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Assinale a alternativa correta quanto ao emprego da pontuação.
"O cavalo sertanejo é esguio, sóbrio, rabo compridíssimo capaz de resistir a todas as privações, a todos os serviços." (Gustavo Barroso)
"Olímpia, entretanto, com a cabeça pendida para a frente, o olhar fito, os olhos entreabertos, dir-se-ia hipnotizada, tal era a sua imobilidade." (A. Azevedo)
"Era um velho tímido, que não gozava suponho, muito prestígio." (G. Ramos)
"Preservai juízes de amanhã, preservai vossas almas juvenis desses baixos e abomináveis sofismas." (Rui Barbosa)
"'- Agora o pior - falou Juventino levantando-se - é isso que está aí." (N. Fontes)
Língua Portuguesa - Crase - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Considerando a crase, assinale a alternativa que faz a análise correta.
Na frase Estamos dispostos a colaborar., a ausência do acento grave indica erro gramatical.
Está correta a frase Não direi nada à Vossa Senhoria.
O processo da crase não deve ocorrer na frase O navio partirá as dez horas.
O período A reunião foi à portas fechadas. apresenta desvio quanto ao fenômeno da crase.
O emprego dos acentos graves, nas frases Não entregue isso à ninguém / Não fui àquela farmácia., obedece à norma culta.
Língua Portuguesa - Emprego do QUE - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
No 2º verso da 1ª estrofe, a partícula que é um(a) ________________ e pode ser substituída por _____________________.
conjunção / no qual.
pronome relativo / a qual.
conjunção / do qual.
pronome / os quais.
pronome relativo / o qual.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Só numa série abaixo estão todas as palavras acentuadas corretamente. Assinale-a.
Espécime ínterim viúvo.
Rapido urubú álbum.
Pôde revolver reveem.
Baínha displicência hífen.
Dialogo elegância raíz.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Considere a Sintaxe e a Morfologia. É correto afirmar que
as palavras lembrança / promessa (última estrofe), sintaticamente, funcionam como predicativo do sujeito.
as palavras este / outro (1ª estrofe) são pronomes possessivo e indefinido, respectivamente.
a expressão desde os tempos de criança (2ª estrofe) é um adjunto adverbial de lugar.
na última estrofe, este tempo é o objeto direto de toda a construção frasal.
nos versos sou o gesto / que me une, o verbo une não tem complemento, é intransitivo.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
A partícula o, presente na 6ª estrofe, é um
substantivo.
artigo definido.
pronome demonstrativo.
pronome possessivo.
pronome pessoal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...