Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A dificuldade mais monumental, contudo, provinha dos desafios técnicos do projeto...

Sem que nenhuma outra alteração seja feita, mantêm-se o sentido e a correção da frase acima, caso se substitua o elemento sublinhado por

  • A.

    haja vista.

  • B.

    conquanto.

  • C.

    todavia.

  • D.

    porquanto.

  • E.

    apesar disso.

Durante uma exposição dos impressionistas no Salão de Paris, o pintor Claude Monet apresentou um quadro .... nome era "Impressão: Sol nascente".

Preenche corretamente a lacuna da frase acima:

  • A.

    cujo

  • B.

    o qual

  • C.

    do qual

  • D.

    onde o

  • E.

    no qual

Fazendo-se as alterações necessárias, o segmento grifado foi corretamente substituído, de acordo com a normapadrão da língua portuguesa, por um pronome em:

  • A. Aprenderia a fazer contorcionismo = Aprenderia a fazer-lhe
  • B. Usaria minhas habilidades = usaria-lhes
  • C. Dependuraria os sonhos = dependuraria-nos
  • D. Aprenderia a engolir fogo = aprenderia a engoli-lo
  • E. ...ou entreter o público = ou entreter-no

Há momentos no mundo em que todas as forças de uma nação se conjugam...

A lacuna a ser corretamente preenchida pela expressão grifada acima está em:

  • A. Vários poetas, conquanto tenham morrido muito jovens, deixaram vasta obra, ...... atesta sua genialidade e precocidade.
  • B. Versos há, na obra de poetas românticos, ...... se encontram ideais caros à juventude, tais como o amor e a liberdade.
  • C. Alguns temas ...... se dedicaram diferentes poetas, em qualquer época e em qualquer lugar, abrangem sentimentos de caráter universal.
  • D. Há magníficos versos, testemunhas ...... poetas de todas as idades são capazes de alcançar grande força expressiva.
  • E. Castro Alves, embora tenha morrido muito jovem, foi o poeta ...... se atribui o título de um dos maiores autores brasileiros.

A substituição do segmento grifado por um pronome, com os necessários ajustes, foi realizada corretamente em:

  • A.

    influenciam comportamentos e crenças = influenciam-lhes

  • B.

    moldaram o pensamento e as ações das civilizações antigas e das nações modernas = moldaram-os

  • C.

    alteram crenças e comportamentos humanos = alteram-nos

  • D.

    trocar ideias = trocar-nas

  • E.

    homogeneizar crenças = lhes homogeneizar

Considerando-se outras possíveis alterações, o verbo que se mantém corretamente no singular, com as propostas entre parênteses no final da frase para o segmento nela grifado, é:

  • A. ... como nenhum de nós falaria. (ninguém mais dentre os poetas)
  • B. ... fica a sua lembrança... (as marcas de sua lembrança)
  • C. ... porque tudo mudou na face das coisas... (uma e outra situação)
  • D. ... que sua voz ficou soando para sempre... (os ecos de sua voz)
  • E. ... aparece, tranquilo e terrível, demoniacamente belo, justo e verdadeiro, um gênio. (os gênios)

A frase em que o elemento sublinhado NÃO é um pronome está em:

  • A.

    As informações sensíveis a que temos acesso...

  • B.

    Mas o que aconteceria se tivéssemos de passar a lidar…

  • C.

    O mais provável é que essa súbita mutação...

  • D.

    ... uma fração diminuta do que há.

  • E.

    Os órgãos sensoriais que nos ligam ao mundo...

Atente para as seguintes afirmações:

I. Na frase Isso me fez lembrar uma visita que recebemos em casa, eu ainda menino, o segmento sublinhado pode ser corretamente substituído por aonde eu ainda era menino.

II. Transpondo-se para a voz passiva a frase Socorreu- me a filha adolescente, a forma verbal resultante será tendo-me socorrido.

III. No contexto, a expressão Brasileiro é assim mesmo é um caso típico de generalização abusiva, como a que também ocorre em os alemães são pragmáticos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

... estudou para ser monge beneditino no Colégio São Bento, em São Paulo, onde chegou a escrever um livro sobre a ordem. No entanto, acabou seguindo o caminho da poesia – em meio à agitação cultural e política dos anos 1960 e 1970. (1º parágrafo)

Considerado o contexto, o sentido dos elementos grifados acima pode ser adequadamente reproduzido, na ordem dada, por:

  • A.

    disposição − tumulto

  • B.

    escola − confronto

  • C.

    equilíbrio − burburinho

  • D.

    congregação − efervescência

  • E.

    prudência − radicalismo

Está plenamente adequada a pontuação do seguinte período:

  • A.

    Reavivadas no autor, as lembranças, de um aparelho de rádio e uma garrafa de água mineral, ganharam enquanto consultava a papelada, que a secretária diligentemente sabia desarrumar como ninguém, o condão de levá-lo a outros tempos, diria mesmo a um mundo de paixões adormecidas.

  • B.

    Reavivadas no autor, as lembranças de um aparelho de rádio e uma garrafa de água mineral, ganharam, enquanto consultava a papelada, que a secretária diligentemente, sabia desarrumar como ninguém, o condão de levá-lo a outros tempos, diria mesmo, a um mundo de paixões adormecidas.

  • C.

    Reavivadas, no autor, as lembranças de um aparelho de rádio e uma garrafa de água mineral ganharam, enquanto consultava a papelada que a secretária, diligentemente sabia desarrumar como ninguém, o condão de levá-lo a outros tempos, diria mesmo: a um mundo de paixões adormecidas.

  • D.

    Reavivadas no autor as lembranças, de um aparelho de rádio e uma garrafa de água mineral, ganharam enquanto consultava, a papelada que a secretária diligentemente sabia desarrumar como ninguém, o condão de levá-lo: a outros tempos; diria mesmo, a um mundo de paixões adormecidas.

  • E.

    Reavivadas no autor, as lembranças de um aparelho de rádio e uma garrafa de água mineral ganharam, enquanto consultava a papelada que a secretária, diligentemente, sabia desarrumar como ninguém, o condão de levá-lo a outros tempos, diria mesmo: a um mundo de paixões adormecidas.

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