Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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... e anjos desciam até a superfície da Terra ...

O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em:

  • A.

    ... que simplesmente desistimos deles?

  • B.

    Cresci no auge da boataria.

  • C.

    ... que não se veem discos voadores.

  • D.

    As religiões não deixavam sequer ...

  • E.

    ... seria coisa dos russos ou de outro planeta.

O fato mesmo de nenhum desses autores reivindicar para si qualquer atributo de nacionalismo é sintomático: parece que já não temos vergonha de pleitear nosso quinhão do universal.

Deduz-se da frase acima que

  • A.

    em nossa literatura, a busca dos valores nacionais sempre constituiu um traço de maturidade cultural.

  • B.

    o nacionalismo, quando perseguido com obstinação, revela pouca confiança no alcance de uma literatura.

  • C.

    é injustificável a vergonha que provoca em alguns autores a defesa intransigente dos valores nacionais.

  • D.

    uma literatura somente se torna madura quando abdica conscientemente do desejo de ser universal.

Eu sou a Coisa, coisamente.

Considerando-se que coisamente não existe no dicionário, é correto afirmar que

  • A.

    por estar fora de contexto, a palavra não foi bem empregada, já que, sendo a última do poema, abre ao leitor múltiplas possibilidades de interpretação, o que enfraquece o poema e o torna inconcluso.

  • B.

    o uso da palavra é inadequado, pois leva o leitor à falsa noção de que tal palavra possa ter algum significado na língua portuguesa, induzindo-o, desnecessariamente, a correr o risco de empregá-la mal e cometer um erro gramatical.

  • C.

    apesar de inventada, a palavra é apropriada, pois, além de ter sido empregada na poesia, gênero literário que oferece ampla liberdade ao autor, ressalta a ideia de que o sujeito se identifica com uma coisa.

  • D.

    a palavra é inapropriada para o gênero poético, pois palavras novas só devem ser empregadas em gêneros como o romance, por exemplo, em que o autor tem a possibilidade de explicar o significado que imaginou para elas.

O emprego, a grafia e a flexão dos verbos estão corretos em:

  • A.

    A revalorização e a nova proeminência de Paraty não prescindiram e não requiseram mais do que o esquecimento e a passagem do tempo.

  • B.

    Quando se imaginou que Paraty havia sido para sempre renegada a um segundo plano, eis que ela imerge do esquecimento, em 1974.

  • C.

    A cada novo ciclo econômico retificava-se a importância estratégica de Paraty, até que, a partir de 1855, sobreviram longos anos de esquecimento.

  • D.

    A Casa Azul envidará todos os esforços, refreando as ações predatórias, para que a cidade não sucumba aos atropelos do turismo selvagem.

  • E.

    Paraty imbuiu da sorte e do destino os meios para que obtesse, agora em definitivo, o prestígio de um polo turístico de inegável valor histórico.

Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:

  • A.

    A argumentação na qual se valeu o ministro baseava- se numa analogia em cuja pretendia confundir função técnica com função política.

  • B.

    As funções para cujo desempenho exige-se alta habilitação jamais caberão a quem se promova apenas pela aclamação do voto.

  • C.

    Para muitos, seria preferível uma escolha baseada no consenso do voto do que a promoção pelo mérito onde nem todos confiam.

  • D.

    A má reputação de que se imputa ao "assembleísmo" é análoga àquela em que se reveste a "meritocracia".

  • E.

    A convicção de cuja não se afasta o autor do texto é a de que a adoção de um ou outro critério se faça segundo à natureza do caso.

Sem indicar propriamente uma polaridade, o texto acusa uma diferença entre as fases maduras de Drummond e João Cabral:

  • A.

    no primeiro, o lirismo se aprofunda como reflexão e lembrança; no segundo, a forma se apura como busca de exatidão.

  • B.

    o segundo, ao contrário do primeiro, abandona o caráter reflexivo da poesia para investir em temas sociais.

  • C.

    o primeiro retorna às origens de sua linguagem clássica, ao passo que o segundo se deixa atrair pelas vanguardas.

  • D.

    no primeiro, já não há a sedução dos enigmas ou do passado familiar; no segundo, a ironia passa a corroer a dureza das formas.

Quando penso em comprar uma ilha, nenhuma dessas excelências me seduz mais do que as outras, nem todas juntas constituem a razão do meu desejo.

Estará adequada a nova correlação entre os tempos e os modos verbais caso se substituam os elementos sublinhados da frase acima, na ordem dada, por:

  • A.

    Se eu vier a pensar − seduziria − constituíam

  • B.

    Quando eu ficava pensando − seduzira − constituiriam

  • C.

    Se eu vier a pensar − terá seduzido − viriam a constituir

  • D.

    Quando eu pensava − houvesse de seduzir − tinham constituído

  • E.

    Se eu viesse a pensar − seduziria − constituiriam

O verbo que, feitas as alterações propostas entre parênteses para o segmento grifado, deverá permanecer no singular está em:

  • A.

    ... para que se propicie aos indivíduos a busca da felicidade. (os direitos básicos)

  • B.

    ... que a História produziu para os direitos humanos ... (os fatos da História)

  • C.

    E a sociedade será mais feliz... (os membros da sociedade)

  • D.

    O povo pode ter intensa alegria ... (Todos os indivíduos)

  • E.

    ... mas não há felicidade coletiva... (sentimentos permanentes de felicidade coletiva)

A polarização apontada entre Clarice Lispector e Guimarães Rosa resulta bastante clara quando se confrontam

  • A.

    a desconfiança que manifesta a autora em relação ao poder do discurso verbal e a confiança que deposita Rosa no caráter mágico das palavras.

  • B.

    o desnorteante sentimentalismo das personagens de Clarice, ingênuas e desarmadas, e a secura prosaica dos rudes sertanejos de Rosa.

  • C.

    o otimismo que mal se disfarça no plano profundo dos narradores de Clarice e o pessimismo que dá o tom das expectativas dos narradores de Rosa.

  • D.

    a feição límpida e clássica da linguagem de Clarice, sobretudo nas obras iniciais, e as contrações barrocas do estilo de Rosa, em seus momentos mais altos.

... e ele pretendia fazer o terceiro filme seguido lá...

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em:

  • A.

    Houve um tempo em que eu...

  • B.

    ... o sucesso crítico e financeiro de Match Point deu origem a outras possibilidades.

  • C.

    ... mas você gostaria de fazer alguma observação?

  • D.

    ... estava ligado em comédia...

  • E.

    Mas não sinto mais a mesma coisa.

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