Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Analisando-se aspectos sintáticos de frases do texto, é correto afirmar que em

  • A.

    Muitos se lembravam da alegria voraz com que foram disputadas as toneladas da vítima as formas verbais sublinhadas têm um mesmo sujeito.

  • B.

    todos se empenhavam no lúcido objetivo comum configura-se um caso de indeterminação do sujeito.

  • C.

    uma tripulação de camelôs anunciava umas bugigangas a voz verbal é ativa, sendo umas bugigangas o objeto direto.

  • D.

    eu já podia recolher a minha aflição não há a possibilidade de transposição para outra voz verbal.

  • E.

    Logo uma estatal, ó céus o elemento sublinhado exerce a função de adjunto adverbial de tempo.

Materializando as ideias desse texto no reconhecimento crítico de um poema coloquial modernista, por exemplo, haveria que se considerar

  • A.

    primeiramente todas as formas da linguagem coloquial utilizada, e por último o significado do poema como um todo.

  • B.

    o fato de que o coloquialismo, sendo um anseio geral do modernismo, deve ser identificado em cada uma de suas formas.

  • C.

    o modo pelo qual vão se articulando os recursos da linguagem coloquial e o efeito poético do conjunto.

  • D.

    o levantamento das expressões coloquiais, levando em conta a intensidade poética já reconhecida em cada uma delas.

Em forma teatral suscitam o deus [....]

Para a catástrofe [...] nascemos.

Sobre os verbos grifados acima, é correto afirmar que

  • A.

    suscitam é transitivo direto, tendo o deus como complemento; nascemos é transitivo indireto, tendo Para a catástrofe como complemento.

  • B.

    suscitam é intransitivo; nascemos é intransitivo.

  • C.

    suscitam é transitivo direto, tendo o deus como complemento; nascemos é transitivo direto, tendo a catástrofe como complemento.

  • D.

    suscitam é transitivo indireto, tendo Em forma teatral como complemento; nascemos é intransitivo.

  • E.

    suscitam é intransitivo; nascemos é transitivo indireto, tendo Para a catástrofe como complemento.

  • A.

    a emergência da literatura indianista do século XIX.

  • B.

    os efeitos imediatos do abolicionismo sobre nossa literatura.

  • C.

    a razão de ser da chamada literatura de informação.

  • D.

    o prestígio do bucolismo ao final do século XVIII.

Ambos os segmentos do texto têm o verbo empregado nos mesmos tempo e modo:

  • A.

    O humor que perdura na Belle Époque brasileira... // ... embora nem sempre esta imagem corresponda à realidade.

  • B.

    ... transformações sociais que elas traziam. // ... esta mesma ansiedade expressava-se...

  • C.

    Abre-se um espaço para a representação humorística... //... que seriam a própria negação do progresso...

  • D.

    ... embora nem sempre esta imagem corresponda à realidade. // ... uma atmosfera que ansiava por cosmopolitismo...

  • E.

    ... transformações sociais que elas traziam. // ... que seriam a própria negação do progresso...

A associação que se estabelece nesse texto entre crônicas e cogumelos deve ser considerada

  • A.

    uma metáfora inconsequente, uma vez que não desempenha, de fato, uma função expressiva no texto.

  • B.

    um símile produtivo, de vez que constitui figuração esclarecedora de um pensamento.

  • C.

    um lance de humor, já que se trata de uma comparação desprovida de qualquer sentido.

  • D.

    uma alegoria incompreensível, de vez que os termos associados provêm de contextos distintos.

Atente para as afirmações abaixo sobre a pontuação empregada em segmentos transcritos do texto.

I. Eis aí duas culturas, a grega e a romana, que na Antiguidade se reuniram para criar uma civilização comum... A substituição das vírgulas por travessões redundaria em prejuízo para a correção e a lógica.

II. Se Grécia e Roma foram, para Poe, uma espécie de casa... A retirada simultânea das vírgulas não implicaria prejuízo para a correção e a lógica.

III. ... a primeira, em suma, a tornar-se letrada no pleno sentido deste termo, e a transmitir-nos o seu conhecimento letrado. A vírgula colocada imediatamente depois de termo é facultativa.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    II e III.

  • E.

    III.

Ao afirmar que seu poema foi tirado de uma notícia de jornal, Manuel Bandeira lembra-nos uma característica marcante de sua poesia:

  • A.

    a depuração, pela qual seus versos se limitam às palavras essenciais da poesia mais simples.

  • B.

    a sátira, pela qual se condena a banalidade do cotidiano em que os poetas medíocres enxergam poesia.

  • C.

    o confidencialismo, pelo qual o poeta pretende se tornar íntimo de seus leitores.

  • D.

    o preciosismo, pelo qual o poeta recupera traços estilísticos do antigo jornalismo literário.

... procurava incorporar à escrita o ritmo da fala...

O verbo empregado no texto com a mesma regência do grifado acima está em:

  • A.

    ... consagrar literariamente o vocabulário usual.

  • B.

    ... dar estado de literatura aos fatos da civilização moderna.

  • C.

    No Brasil, ele significou principalmente libertação dos modelos acadêmicos...

  • D.

    ... que a sua contribuição maior foi a liberdade de criação e expressão.

  • E.

    ... os modernistas promoveram uma valorização diferente do léxico...

Está adequado o emprego do elemento sublinhado em:

  • A.

    Mahler, compositor a quem as gerações seguintes fizeram justiça, foi muito incompreendido em vida.

  • B.

    A obra de Mahler, na qual tantos manifestaram incompreensão, acabou marcando o século XX.

  • C.

    Visitando Steinbach, aonde Mahler tanto se inspirou musicalmente, o turista reconhecerá a paz de que se beneficiou o compositor.

  • D.

    Mahler amava a paz da natureza, em cuja se valeu para concentrar-se e compor.

  • E.

    O século XX, ao qual sobressaíram grandes compositores, como Mahler, foi marcado por criações bastante polêmicas.

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