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Analisando-se aspectos sintáticos de frases do texto, é correto afirmar que em
Muitos se lembravam da alegria voraz com que foram disputadas as toneladas da vítima as formas verbais sublinhadas têm um mesmo sujeito.
todos se empenhavam no lúcido objetivo comum configura-se um caso de indeterminação do sujeito.
uma tripulação de camelôs anunciava umas bugigangas a voz verbal é ativa, sendo umas bugigangas o objeto direto.
eu já podia recolher a minha aflição não há a possibilidade de transposição para outra voz verbal.
Logo uma estatal, ó céus o elemento sublinhado exerce a função de adjunto adverbial de tempo.
Materializando as ideias desse texto no reconhecimento crítico de um poema coloquial modernista, por exemplo, haveria que se considerar
primeiramente todas as formas da linguagem coloquial utilizada, e por último o significado do poema como um todo.
o fato de que o coloquialismo, sendo um anseio geral do modernismo, deve ser identificado em cada uma de suas formas.
o modo pelo qual vão se articulando os recursos da linguagem coloquial e o efeito poético do conjunto.
o levantamento das expressões coloquiais, levando em conta a intensidade poética já reconhecida em cada uma delas.
Em forma teatral suscitam o deus [....]
Para a catástrofe [...] nascemos.
Sobre os verbos grifados acima, é correto afirmar que
suscitam é transitivo direto, tendo o deus como complemento; nascemos é transitivo indireto, tendo Para a catástrofe como complemento.
suscitam é intransitivo; nascemos é intransitivo.
suscitam é transitivo direto, tendo o deus como complemento; nascemos é transitivo direto, tendo a catástrofe como complemento.
suscitam é transitivo indireto, tendo Em forma teatral como complemento; nascemos é intransitivo.
suscitam é intransitivo; nascemos é transitivo indireto, tendo Para a catástrofe como complemento.
a emergência da literatura indianista do século XIX.
os efeitos imediatos do abolicionismo sobre nossa literatura.
a razão de ser da chamada literatura de informação.
o prestígio do bucolismo ao final do século XVIII.
Ambos os segmentos do texto têm o verbo empregado nos mesmos tempo e modo:
O humor que perdura na Belle Époque brasileira... // ... embora nem sempre esta imagem corresponda à realidade.
... transformações sociais que elas traziam. // ... esta mesma ansiedade expressava-se...
Abre-se um espaço para a representação humorística... //... que seriam a própria negação do progresso...
... embora nem sempre esta imagem corresponda à realidade. // ... uma atmosfera que ansiava por cosmopolitismo...
... transformações sociais que elas traziam. // ... que seriam a própria negação do progresso...
A associação que se estabelece nesse texto entre crônicas e cogumelos deve ser considerada
uma metáfora inconsequente, uma vez que não desempenha, de fato, uma função expressiva no texto.
um símile produtivo, de vez que constitui figuração esclarecedora de um pensamento.
um lance de humor, já que se trata de uma comparação desprovida de qualquer sentido.
uma alegoria incompreensível, de vez que os termos associados provêm de contextos distintos.
Atente para as afirmações abaixo sobre a pontuação empregada em segmentos transcritos do texto.
I. Eis aí duas culturas, a grega e a romana, que na Antiguidade se reuniram para criar uma civilização comum... A substituição das vírgulas por travessões redundaria em prejuízo para a correção e a lógica.
II. Se Grécia e Roma foram, para Poe, uma espécie de casa... A retirada simultânea das vírgulas não implicaria prejuízo para a correção e a lógica.
III. ... a primeira, em suma, a tornar-se letrada no pleno sentido deste termo, e a transmitir-nos o seu conhecimento letrado. A vírgula colocada imediatamente depois de termo é facultativa.
Está correto o que consta APENAS em
I.
I e II.
I e III.
II e III.
III.
Ao afirmar que seu poema foi tirado de uma notícia de jornal, Manuel Bandeira lembra-nos uma característica marcante de sua poesia:
a depuração, pela qual seus versos se limitam às palavras essenciais da poesia mais simples.
a sátira, pela qual se condena a banalidade do cotidiano em que os poetas medíocres enxergam poesia.
o confidencialismo, pelo qual o poeta pretende se tornar íntimo de seus leitores.
o preciosismo, pelo qual o poeta recupera traços estilísticos do antigo jornalismo literário.
... procurava incorporar à escrita o ritmo da fala...
O verbo empregado no texto com a mesma regência do grifado acima está em:
... consagrar literariamente o vocabulário usual.
... dar estado de literatura aos fatos da civilização moderna.
No Brasil, ele significou principalmente libertação dos modelos acadêmicos...
... que a sua contribuição maior foi a liberdade de criação e expressão.
... os modernistas promoveram uma valorização diferente do léxico...
Está adequado o emprego do elemento sublinhado em:
Mahler, compositor a quem as gerações seguintes fizeram justiça, foi muito incompreendido em vida.
A obra de Mahler, na qual tantos manifestaram incompreensão, acabou marcando o século XX.
Visitando Steinbach, aonde Mahler tanto se inspirou musicalmente, o turista reconhecerá a paz de que se beneficiou o compositor.
Mahler amava a paz da natureza, em cuja se valeu para concentrar-se e compor.
O século XX, ao qual sobressaíram grandes compositores, como Mahler, foi marcado por criações bastante polêmicas.
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