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O poeta se vale, nesses versos, de um recurso poético que sugere o ritmo e o andamento de uma reza:
as metáforas de negras sombras e lavras de ouro.
a expressão interjectiva Ai de mim.
as anáforas representadas pelas ocorrências de por baixo.
a confissão traduzida pela expressão eu sei.
... aquele que maximiza a utilidade de cada hora do dia. (1º parágrafo)
O verbo que exige o mesmo tipo de complemento do verbo grifado acima está em:
... aquela que lhe proporciona a melhor relação entre custos e benefícios.
... a adoção de uma atitude que nos impede de...
Valéry investigou a realidade dessa questão nas condições da vida moderna...
Diante de cada opção de utilização do tempo, a pessoa delibera...
... que ele se presta, portanto, à aplicação do cálculo econômico...
Essas são as principais conclusões da maior pesquisa já feita sobre os hábitos esportivos dos brasileiros.
O verbo que NÃO se encontra flexionado nos mesmos tempo e modo do grifado acima é:
... que a prática de esportes (...) está diretamente ligada a uma vida mais saudável.
A pesquisa traçou ainda um mapa da prática de esportes no Brasil.
Poder aquisitivo e questões culturais explicam as modalidades favoritas de cada região.
A saúde aparece como o principal motivo para a procura por atividades físicas.
... o sedentarismo figura na quarta posição ...
O título desse poema justifica-se plenamente quando se considera que, nesses versos, o poeta mineiro confessa que
seu exílio em terras estrangeiras fê-lo amar ainda mais sua terra natal e as lembranças de seus antepassados.
seu amor pelos valores do berço natal não se manteve o mesmo depois que saiu de sua terra.
foram determinantes e indeléveis as marcas da terra e da cultura que o formaram como indivíduo.
encontrou na religião uma nova conexão com os hábitos de sua terra e os valores de sua família.
Está inteiramente adequada a correlação entre tempos e modos verbais na frase:
Seria impossível que a gente imagine o que venha a ser essa subcivilização que se cria dentro dos presídios brasileiros.
A ideia de reabilitação dos prisioneiros, sendo bonita, poderia ser também implementada, não contrariasse a índole da nossa gente.
Como costuma ocorrer, a interpretação a ser feita de cada fato teria variado de acordo com as conveniências de quem o analise.
Por mais ferozes que sejam, as leis de uma sociedade são vistas como parâmetros legais de julgamento e punição, e acabariam justificando os excessos de violência.
Os que vivemos aqui em cima desfrutaríamos do ar limpo que se nega aos que se encontrassem como prisioneiros, em nossas cadeias.
Neste prólogo, há uma clara referência ao fato de que
no século XIX, os romances que alcançavam prestígio nas livrarias popularizavam-se em seguida nas edições dos jornais.
era muito comum, ao tempo dos nossos escritores românticos e realistas, publicar-se aos poucos o chamado romance de folhetim.
um romance de autor iniciante era costumeiramente apresentado ao público por um crítico literário já consagrado.
o autor se responsabiliza por ter acrescentado ao livro algumas notas de pessimismo, que o afasta do gosto predominante da época.
Os ofícios expedidos por ministros de Estado para autoridades de idêntica hierarquia recebem o nome de
despachos.
portarias.
comunicações.
informes.
avisos.
Ao assinar com seu nome o prólogo desse romance, Machado de Assis deixa ver que
ele e Brás Cubas fundem-se em uma mesma pessoa, já que compartilham as mesmas memórias e os mesmos sentimentos básicos.
a ironia mordaz permite que ele apresente como se fossem suas as memórias de um amigo já defunto.
é necessário distinguir entre a pessoa do escritor e a identidade firmada pelo narrador de sua história.
a narração em primeira pessoa não permite distinguir entre o autor do livro e o narrador da história nele publicada.
Transpondo-se para a voz passiva a frase O estilo e o assunto do artigo viriam a sensibilizar a leitora, obtémse a forma verbal:
vinha sendo sensibilizada.
veio a ser sensibilizada.
viria a ser sensibilizada.
vêm sensibilizando-a.
viriam a ser sensibilizados.
S. Bernardo e A hora da estrela os dois romances a que pertencem esses textos são exemplos, respectivamente,
da ficção regionalista imediatamente pós-modernista e da ficção intimista desenvolvida de maneira autocrítica.
do naturalismo tardio do século XX e de narrativa documental em tom de reportagem.
da prosa de teor psicológico, que predominou na década de 30 do século passado, e de memorialismo confessional.
da literatura engajada dos anos da II Guerra e do realismo fantástico de inspiração latino-americana.
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