Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Supondo-se que um dia viesse a ocorrer o que Calvin diz ao pai no segundo quadrinho, esta frase poderia dar notícia do fato:

O pai de Calvin acordou um dia e se perguntou para onde ...... todos aqueles anos, e se ...... que era isso mesmo o que o filho, ainda criança, um dia lhe ...... que iria acontecer.

  • A.

    tinham ido - lembrou - dissera

  • B.

    foram - lembrara - teria dito

  • C.

    teriam ido - lembrou - diria

  • D.

    tinham ido - lembrara - havia dito

  • E.

    foram - lembrava - disse

Os historiadores estimam que 4 milhões de africanos foram trazidos à força para o Brasil.

A função sintática do segmento grifado acima é a mesma do segmento também grifado em:

  • A.

    Os negros vindos da África trabalharam nas lavouras de cana-de-açúcar e café ...

  • B.

    O Valongo deixou de ser porto negreiro em 1831 ...

  • C.

    Sobre ele, o Império construiu o Cais da Imperatriz ...

  • D.

    ... justamente onde funcionavam as principais repartições públicas da Colônia.

  • E.

    ... os burocratas começaram a ficar perturbados com as cenas degradantes do mercado de escravos.

Há uma tonalidade irônica em ambos os textos, representada pelas seguintes expressões:

  • A.

    imaginei construí-lo pela divisão de trabalho e a história vai ter uns sete personagens.

  • B.

    contribuir para o desenvolvimento das letras nacionais e eu sou um dos mais importantes deles, é claro.

  • C.

    Iniciei a composição de repente e como começar pelo início (...)?

  • D.

    Dirigi-me a alguns amigos e inventar modismos à guisa de originalidade.

... antiga Selinunte, que foi fundada no século VI a.C. por colonos gregos e arrasada por Haníbal em 409 a.C.

Reescrevendo-se a frase acima na voz ativa, as formas verbais resultantes serão, respectivamente:

  • A.

    fundou - arrasou

  • B.

    fundaram - arrasou

  • C.

    fundou - arrasaram

  • D.

    fundam - arrasa

  • E.

    fundariam - arrasaria

Atentando-se para a sintaxe, é correto afirmar:

  • A.

    Em A lei e a ordem eram a regra, o segmento grifado é complemento verbal de eram.

  • B.

    Na frase Na televisão, os heróis urram, gritam, destroem, torturam, tão estridentes quanto os arqui-inimigos maléficos, o segmento grifado é complemento verbal dos verbos destroem e torturam.

  • C.

    Na frase Éramos viciados em gibis, estamos diante de um sujeito indeterminado.

  • D.

    Em Gibis abasteciam de ética o vasto campo da fantasia infantil, o segmento grifado exerce a função de objeto indireto.

  • E.

    Na frase Eles eram o lado certo que combatia o lado errado, o segmento grifado exerce a função de predicativo do sujeito.

... eu mesmo em parte me inclinei a essa opinião.

O segmento grifado acima pode ser substituído, sem qualquer outra alteração na frase e sem prejuízo para a correção, por:

  • A.

    professei.

  • B.

    propendi.

  • C.

    defendi.

  • D.

    perfilhei.

  • E.

    compartilhei.

Encontra-se, nessas passagens de Graciliano Ramos e Clarice Lispector o elemento comum da

  • A.

    opção pela oralidade na condução da narrativa.

  • B.

    custosa decisão de se narrar na terceira pessoa.

  • C.

    apresentação de protagonistas marcados pelo exotismo.

  • D.

    problematização do ato mesmo de narrar.

Preenchem corretamente as lacunas do texto acima, na ordem dada:

  • A.

    deixa - Restaram - resumem

  • B.

    deixam - Restaram - resume

  • C.

    deixam - Restou - resumem

  • D.

    deixa - Restou - resumem

  • E.

    deixam - Restou - resume

Na frase O compositor dedicava inteiramente à criação musical os meses de verão, o termo sublinhado exerce a mesma função sintática que o termo em destaque na frase:

  • A.

    A visão de mundo de uma geração mais jovem teve influência central aqui.

  • B.

    Intérpretes conhecidos e pesquisadores descobriram o compositor.

  • C.

    Em vida, Mahler foi alvo de intensas polêmicas.

  • D.

    Mahler empreendia longas caminhadas que lhe proporcionaram inspiração para grandiosas sinfonias.

  • E.

    Essas casinhas das alturas alpinas hoje se transformaram em memoriais.

A articulação sintático-semântica entre as orações do período grifado acima denota relação de

  • A.

    condição e ressalva.

  • B.

    consequência e temporalidade.

  • C.

    causa e consequência.

  • D.

    fato real e temporalidade.

  • E.

    constatação e sua causa imediata.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...