Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere as afirmações acerca da pontuação.

I. O acréscimo de uma vírgula antes do termo sublinhado não altera o sentido do trecho: Nessas viagens, ele frequentemente encontrou tribos indígenas que não tinham contato com a civilização...

II. O termo sublinhado pode estar entre vírgulas sem prejuízo para a correção gramatical do trecho: Rondon contribuiu também para o reconhecimento e mapeamento de grandes áreas ainda inóspitas no interior do país.

III. As vírgulas sinalizam uma enumeração no trecho: ... levantou dados e informações de mineralogia, geologia, botânica, zoologia e antropologia.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. III, apenas.

Mas se eu ficar rezingando todo dia, estou roubado: quem é que vai aguentar me ler?

Substituindo-se a expressão sublinhada na frase acima por se eu ficasse rezingando todo dia, a complementação correta deverá ser

  • A. estarei roubado: quem é que irá aguentar ler-me?
  • B. estaria roubado: quem é que iria aguentar me ler?
  • C. estarei roubado: quem é que aguentaria ler-me?
  • D. teria sido roubado: quem é que me aguentaria ler?
  • E. estaria sendo roubado: quem é que me aguenta ler?

... o próprio Madiba havia dito, muito tempo antes...

A expressão destacada está corretamente substituída, preservando-se o tempo, o modo e o aspecto verbais, por

  • A. disse.
  • B. dissera.
  • C. dizia.
  • D. diria.
  • E. dissesse.

A respeito da concordância verbal, é correto afirmar:

  • A. Em "A aquisição de novas obras devem trazer benefícios a todos os frequentadores", a concordância está correta por se tratar de expressão partitiva.
  • B. "Existe atualmente, no Brasil, cerca de 60 museus", a concordância está correta, uma vez que o núcleo do sujeito é "cerca
  • C. Na frase "Hão de se garantir as condições necessárias à conservação das obras de arte", o verbo "haver" deveria estar no singular, uma vez que é impessoal.
  • D. Em "Acredita-se que 25% da população frequentem ambientes culturais", a concordância está correta, uma vez que a porcentagem é o núcleo do segmento nominal.
  • E. Na frase "A maioria das pessoas não frequentam o museu", o verbo encontra-se no plural por concordar com "pessoas", ainda que pudesse, no singular, concordar com "maioria".

A reescrita em que a alteração na ordem das palavras mantém o sentido do enunciado e em que está correta a pontuação é:

  • A. Irreversivelmente comprometidos estão os ecossistemas atingidos. Entretanto, ainda está apenas começando, o inventário dos prejuízos sociais e ambientais, de acordo com especialistas.
  • B. O inventário dos prejuízos sociais e ambientais ainda está apenas começando, de acordo com especialistas. Mas os ecossistemas atingidos estão, irreversivelmente, comprometidos.
  • C. Os ecossistemas atingidos estão irreversivelmente comprometidos de acordo com especialistas; mas, ainda está apenas começando o inventário dos prejuízos sociais e ambientais.
  • D. Ainda está apenas começando o inventário dos prejuízos sociais e ambientais; no entanto os ecossistemas atingidos, de acordo com especialistas, estão irreversivelmente comprometidos.
  • E. De acordo com especialistas os ecossistemas atingidos estão, irreversivelmente comprometidos; apesar de o inventário dos prejuízos sociais e ambientais, ainda estar apenas começando.

No texto, a função dos travessões em “− tábua por tábua, prego por prego −” é destacar

  • A. o modo de realização da ação verbal.
  • B. a locução adverbial temporal.
  • C. a expressão nominal retificadora.
  • D. o duplo adjunto adnominal.
  • E. a conclusão da ação verbal.

As formas verbais mantêm adequada correlação entre os tempos e os modos e concordam regularmente com seus sujeitos em:

  • A. O humor e a ironia do autor seriam menos eficazes caso seus dotes de analista não seja também um seu atributo.
  • B. Ninguém haveria de aprender lições erradas, com a História, se não nos contentassem as explicações mais simplórias.
  • C. Se aprendêssemos as lições da História, não teremos voltado a repisar os mesmos erros que se cometeu no passado.
  • D. Caso os Estados Unidos não se aliasse aos demais países, a Segunda Guerra terá alcançado proporções ainda mais trágicas.
  • E. Quando vierem a avaliar a história dos nossos dias, aprenderiam algo com as lições que legaram nossa época?

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para integrar corretamente a seguinte frase:

  • A. São muitos os que (atrair) uma boa leitura, seja ela a de um romance tradicional ou experimental.
  • B. Não se (dever) permitir que os jovens tivessem seu gosto literário manipulado pela sociedade de consumo.
  • C. Não se (atribuir) aos jovens a responsabilidade pelos livros que devem ler, consoante seu exclusivo interesse.
  • D. Pode ocorrer que (faltar) a um jovem leitor os atributos que o levem a escolher bem o que deva ler.
  • E. Por que (haver) de faltar aos jovens o requisito necessário para fazerem suas próprias escolhas?

Quanto ao hábito da leitura, devemos todos estimular o hábito de leitura entre os jovens, de modo que venham a adquirir o hábito de leitura acompanhado do prazer que ao hábito de leitura se agrega.

Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os segmentos sublinhados, na ordem dada, por:

  • A. lhe estimular − o adquirir − lhe agrega-se
  • B. estimulá-lo − adquiri-lo − se lhe agrega
  • C. estimular-lhe − adquirir-lhe − nele se agrega
  • D. estimulá-lo − lhe adquirir − a ele se agrega
  • E. estimular-lhe − adquiri-lo − se agrega ao mesmo

... que a mim lembrava vagamente um olho. (2º parágrafo)

... que me restava na palma da mão... (3º parágrafo) .

.. o prazer de encontrá-las. (5º parágrafo)

Os elementos sublinhados acima referem-se, na ordem dada, a:

  • A. ponta preta – mulungus – sementes
  • B. aparência – quantidade – sementes
  • C. aparência – mulungus – folhagens
  • D. grão – quantidade – sementes
  • E. grão – grandeza – folhagens
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...