Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

1 − A Geografia, eu quase não conheço.

2 − Eu passei por lá de noite...

A frase que sintetiza o conteúdo dessas falas de Procópio Viana, evidenciando o teor explicativo da afirmação 2 com relação à afirmação 1, e escrita de acordo com a norma-padrão da língua é:

  • A. Confesso que mal conheço a Geografia, porque passei por lá de noite.
  • B. Reconheço de que mau conheço a Geografia, porquanto passei por lá de noite.
  • C. Assumo que mau conheço a Geografia, à medida que passei por lá de noite.
  • D. Tenho impressão que mal conheço a Geografia, logo que passei por lá de noite.
  • E. Tenho consciência de que mau conheço a Geografia, conforme passei por lá de noite.

Considere o texto abaixo.

As lacunas I, II e III do texto acima devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Considere o 4º parágrafo do texto:

Preservando-se o sentido em linhas gerais, o parágrafo do texto estará corretamente reescrito e com a correta correlação entre as formas verbais caso a lacuna I da frase acima seja preenchida com

  • A. a qual será
  • B. cuja seria
  • C. de cuja é
  • D. da qual fosse
  • E. à qual seja

A forma de tratamento, o emprego de pronomes e a linguagem utilizada estão plenamente adequados no seguinte caso:

  • A. Vimos respeitosamente à presença de Vossa Excelência, chefe dos Recursos Humanos, solicitar que se dê um jeito na situação precária em que se acham os funcionários recém-admitidos.
  • B. Senhor Governador: Vossa Senhoria deveis considerar que nossas demandas são justas, razão pela qual aqui as reexpomos.
  • C. Como o Senador não pode comparecer, falará em seu lugar seu assessor imediato, que tão bem representa Sua Excelência.
  • D. Não é por nada não, chefia, mas bem que podias honrar-nos a todos que o estimamos com um atendimento mais cordial.
  • E. Caros deputados, se não pretendeis votar a emenda ainda hoje, tomamos a liberdade de lembrar-lhes que a próxima semana estará tomada por outra pauta.

Todos os verbos estão empregados conforme a norma-padrão da língua portuguesa em:

  • A. Os países que participaram da Conferência do Clima se proporam a tomar algumas medidas para alcançar as metas traçadas.
  • B. Os líderes que medeiam a discussão sobre o clima têm demonstrado dificuldade em levar os países a um consenso.
  • C. Ambientalistas interviram no debate sobre o clima, mas seus argumentos se chocaram com os interesses de alguns países.
  • D. O Acordo do Clima contêm cláusulas importantes, as quais, se virem a ser respeitadas, poderão suscitar mudanças significativas.
  • E. Os participantes da Conferência do Clima manteram-se reticentes diante da proposta de se reduzir as extrações de petróleo.

“Isto pode despertar a atenção de outras pessoas que tenham documentos em casa e se disponham a trazer para a Academia, que é a guardiã desse tipo de acervo, que é muito difícil de ser guardado em casa, pois o tempo destrói e aqui temos a melhor técnica de conservação de documentos”, disse Cavalcanti.

O termo sublinhado faz referência a

  • A. pessoas.
  • B. acervo.
  • C. Academia.
  • D. tempo.
  • E. casa.

Atribuindo-se sentido hipotético para o segmento E é curioso que nunca tenha sabido ao certo de onde eles vinham... (3º parágrafo), os verbos devem assumir as seguintes formas:

  • A. era − tivesse sabido − viriam
  • B. fora − tivera sabido − vieram
  • C. seria − tivesse sabido − viriam
  • D. teria sido − soubesse − viriam
  • E. será − saiba − virão

A forma verbal que deverá obrigatoriamente flexionar-se no plural para estabelecer a concordância de acordo com a normapadrão da língua está entre parênteses em:

  • A. A partir da aprovação do Acordo do Clima, (parecer) ter surgido alguns questionamentos acerca das ações concretas para conter o aquecimento global.
  • B. Não (haver) dúvidas de que é necessário reverter, o mais rápido possível, o processo responsável pelo aumento da temperatura do planeta acima de 2 ºC.
  • C. Ao longo da 21ª Conferência do Clima, realizada em Paris, (ocorrer) uma série de debates interessantes a respeito da redução da emissão de CO2.
  • D. Aos 196 países (caber) pôr em prática as propostas que apresentaram durante a COP-21 com o objetivo de lidar com o problema do efeito estufa.
  • E. Foi o encontro entre 196 países em Paris − 21ª Conferência do Clima − que lhes (permitir) discutir propostas para combater o aquecimento global.

O cronista explora, com efeito literário, uma contraposição de sentido entre estas duas expressões:

  • A. sem protestar // sem espinafrar (1º parágrafo)
  • B. grávido de razões // tenho reclamado muito isto e aquilo (2º parágrafo)
  • C. buracos das ruas // show luxuoso (3º parágrafo)
  • D. as amendoeiras neste inverno // folhas vermelhas voando no ar (3º parágrafo)
  • E. olhe para o chão // seus tradicionais buracos (4º parágrafo)

O princípio organizador de abordagem do ensino da literatura como um “objeto de conhecimento particular” é

  • A. a cronologia e a história da literatura, seguida pela proposição de leitura de certos gêneros e autores de época. Nesse caso, autores de épocas distintas, assim como seus temas mais recorrentes, são perfilados.
  • B. a exposição da matéria, seguida de uma sucessão de períodos, escolas, tendências e estilos de época, cada um deles com os seus autores e obras principais, assim como gêneros, concepções e procedimentos estéticos característicos.
  • C. o contexto estético e histórico-social da obra. Quando é esta a abordagem, o foco didático está nas informações sobre o fato literário.
  • D. a apresentação para cada tópico estudado de textos de referência cuja proposta de leitura é dirigida para o reconhecimento de características explicitadas de antemão.
  • E. o da experiência de leitura de certos gêneros e autores literários. As atividades abordam o caráter predominantemente ficcional e estético dos textos, explorando sua compreensão e as suas particularidades de tema e de estilo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...