Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto a seguir.

O texto está clara e corretamente redigido em:

  • A.

    O imaginário é inseparável do homem e lhe segue em todos os seus atos; é o instrumento graças o qual o indivíduo modela o seu pensamento, seus sentimentos, emoções, esforços e vontades, o instrumento onde ele influencia e é influenciado, a base última e mais profunda da sociedade.

  • B.

    Antes de o primeiro despertar de nossa conciência, o imaginário já ressoava, a volta de nós, pronto para envolver os primeiros germes frágeis de nosso pensamento e a nos acompanhar inseparavelmente através do nosso existir. Ele está conosco desde às mais humildes ocupações da vida cotidiana até aos momentos mais sublimes.

  • C.

    Sem dúvida, acredita-se, quando trata-se da técnica interna de comparação de imaginários, estar lidando-se com o mesmo, mas isso é ilusão. Não é o próprio imaginário, mas seus disiecta membra, as imaginações, que impedem apreender a totalidade transcendental que é o primeiro.

  • D.

    O imaginário não poderia ser descrito como simples sistema de imagens, posto que a finalidade que o atribuímos, por suposição, faz dele, antes de mais nada, um sistema de representação, que diferencia, conforme a estrutura interna, dos demais.

  • E.

    Percebe-se que o imaginário deve ser analisado de um modo particular em cada uma das comunidades consideradas, o que só se pode compreender da seguinte forma: ele é ordenado, articulado, formado de modos diferentes segundo as diferenças culturais.

As questões de números 1 a 6 referem-se ao texto apresentado abaixo.

Ainda sobre o primeiro parágrafo, é correto afirmar :

  • a.

    O emprego da conjunção contudo (linha 8) evidencia que o autor considera os modos tradicionais de conceber o mundo incompatíveis com a ciência, que os substitui

  • b.

    Contém, implicitamente, a idéia de que a capacidade cognitiva é conquista do mundo ocidental, principalmente nos últimos trezentos anos.

  • c.

    O emprego da expressão Com efeito (linhas 11 e 12) colabora para a consolidação da idéia de que a observação dos fenômenos naturais foi conquista do Renascimento.

  • d.

    Sustenta a idéia de que, a partir do Renascimento, as ciências desenvolveram normas práticas para a conduta humana, com respeito a valores na esfera individual ou coletiva.

  • e.

    A forma verbal empregará (linha 15) evidencia que o autor dá como fato consumado o prestígio da ciência, do Renascimento em diante, na constituição do modo ocidental de pensar e agir.

O filho perguntou ao pai qual a razão de o céu ser azul. Em relação à sintaxe da frase acima, é correto afirmar que

  • A.

    todas as orações subordinadas são adjetivas.

  • B.

    o segmento ao pai qual a razão constitui uma oração subordinada.

  • C.

    de o céu ser azul tem a função de complemento nominal.

  • D.

    a forma verbal perguntou é complementada por um único termo.

  • E.

    o verbo ser indica a ocorrência de um predicado verbal.

Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto abaixo.

Em matemática, por exemplo, em vez de enfoque nas soluções únicas, atenção para as formulações alternativas (...).

Quanto à forma, a frase acima não precisará sofrer qualquer alteração caso se substituam os elementos sublinhados, respectivamente, por

  • A.

    ênfase e apego.

  • B.

    preocupação e insistência.

  • C.

    ênfase e focalização.

  • D.

    obsessão e cuidado.

  • E.

    insistência e disposição.

Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto a seguir.

Levando em conta a norma culta da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. A palavra diagnose é corretamente separada em sílabas assim: "dia-g-no-se".
  • B. O trecho é possível elaborar "histórias" precisas de cada doença: a doença é, em si, inatingível fica adequadamente sintetizado assim: "inatingível nelas mesmas, as doenças têm suas possíveis histórias esclarecidas".
  • C. Tal como o segmento dos sintomas às escritas, é correta a seguinte construção: "de um sintoma à uma escrita".
  • D. A conjunção destacada em isso explica como apareceu (linha 4) poderia ser substituída corretamente por "porquê".
  • E. Tal como contraposição, estão corretamente ortografadas as seguintes palavras: "contra-argumento" e contraditar".

Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.

A concordância verbal está plenamente respeitada na frase:

  • A.

    Nem a banana, nem a laranja, nem a batata, nenhum desses vegetais escolheria morrer, se lhes fosse dada uma escolha.

  • B.

    Não devem aliviar os vegetarianos a presunção de que eles não matam nada para comer.

  • C.

    Os fios de uma laboriosa e artística teia de aranha costuma enredar fatalmente um inseto desprevenido.

  • D.

    Atribuem-se às aranhas um comportamento cruel, como se elas pudessem escolher qualquer outro.

  • E.

    Entre as leis que regulam a vida natural, competemnos obedecer, em primeiro lugar, à da própria sobrevivência.

Empregou-se de acordo com o padrão culto a forma grifada em:

  • A.

    Afirmou que a analogia pelas duas obras é claramente notada.

  • B.

    Habituou-se em observar os menores detalhes de cada tela do pintor.

  • C.

    O portão era ladeado com duas guaritas.

  • D.

    O susto emudeceu-lhe.

  • E.

    Desconfio que ele seja espião.

Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.

A expressão com que preenche corretamente a lacuna da seguinte frase:

  • A.

    Os fios ...... se vale a aranha para tecer sua teia são praticamente invisíveis.

  • B.

    As mais duras leis da natureza, ...... é impossível para nós combater, são ditadas pela necessidade de viver e de morrer.

  • C.

    Pergunto-me ...... armas pode contar essa aranha, afora os fios da magnífica teia que sabe tecer.

  • D.

    A necessidade de escrever, ...... o autor nos confessa ao fim do texto, é compreendida como uma lei também natural.

  • E.

    A comparação ...... o cronista estabelece entre uma teia de aranha e um texto não deixa de ser justificável.

Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna da frase:

  • A.

    Não ...... (dever) espantar-nos o fato de que mesmo os grandes insetos não consigam escapar dos fios de uma teia.

  • B.

    Os desenhos formados pelos fios de uma teia ...... (assemelhar-se) à trama dos fios de uma rede de pescar.

  • C.

    ...... (queixar-se) dos incômodos de uma teia quem precisa demovê-la do alto de uma cumeeira.

  • D.

    Tal como as aranhas fazem com seus fios, ...... (fazer) com as palavras todo aquele que se dispõe a articular um texto com precisão.

  • E.

    Não nos ...... (caber) atribuir adjetivos como cruéis ou maldosos aos atos praticados pelos animais.

Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto abaixo.

Nosso sistema de ensino tem falhas estruturais; para revolucionar nosso sistema de ensino, seria preciso despir nosso sistema de ensino dos dogmas que norteiam nosso sistema de ensino.

Evitam-se as viciosas repetições do trecho acima substituindo- se os segmentos sublinhados, respectivamente, por

  • A.

    revolucioná-lo − despi-lo − o norteiam

  • B.

    o revolucionar − despi-lo − lhe norteiam

  • C.

    revolucionar-lhe − despir-lhe − o norteiam

  • D.

    revolucioná-lo − despir-lhe − norteiam-no

  • E.

    o revolucionar − despir-lhe − o norteiam

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