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Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto a seguir.
O texto está clara e corretamente redigido em:
O imaginário é inseparável do homem e lhe segue em todos os seus atos; é o instrumento graças o qual o indivíduo modela o seu pensamento, seus sentimentos, emoções, esforços e vontades, o instrumento onde ele influencia e é influenciado, a base última e mais profunda da sociedade.
Antes de o primeiro despertar de nossa conciência, o imaginário já ressoava, a volta de nós, pronto para envolver os primeiros germes frágeis de nosso pensamento e a nos acompanhar inseparavelmente através do nosso existir. Ele está conosco desde às mais humildes ocupações da vida cotidiana até aos momentos mais sublimes.
Sem dúvida, acredita-se, quando trata-se da técnica interna de comparação de imaginários, estar lidando-se com o mesmo, mas isso é ilusão. Não é o próprio imaginário, mas seus disiecta membra, as imaginações, que impedem apreender a totalidade transcendental que é o primeiro.
O imaginário não poderia ser descrito como simples sistema de imagens, posto que a finalidade que o atribuímos, por suposição, faz dele, antes de mais nada, um sistema de representação, que diferencia, conforme a estrutura interna, dos demais.
Percebe-se que o imaginário deve ser analisado de um modo particular em cada uma das comunidades consideradas, o que só se pode compreender da seguinte forma: ele é ordenado, articulado, formado de modos diferentes segundo as diferenças culturais.
As questões de números 1 a 6 referem-se ao texto apresentado abaixo.
Ainda sobre o primeiro parágrafo, é correto afirmar :
O emprego da conjunção contudo (linha 8) evidencia que o autor considera os modos tradicionais de conceber o mundo incompatíveis com a ciência, que os substitui
Contém, implicitamente, a idéia de que a capacidade cognitiva é conquista do mundo ocidental, principalmente nos últimos trezentos anos.
O emprego da expressão Com efeito (linhas 11 e 12) colabora para a consolidação da idéia de que a observação dos fenômenos naturais foi conquista do Renascimento.
Sustenta a idéia de que, a partir do Renascimento, as ciências desenvolveram normas práticas para a conduta humana, com respeito a valores na esfera individual ou coletiva.
A forma verbal empregará (linha 15) evidencia que o autor dá como fato consumado o prestígio da ciência, do Renascimento em diante, na constituição do modo ocidental de pensar e agir.
O filho perguntou ao pai qual a razão de o céu ser azul. Em relação à sintaxe da frase acima, é correto afirmar que
todas as orações subordinadas são adjetivas.
o segmento ao pai qual a razão constitui uma oração subordinada.
de o céu ser azul tem a função de complemento nominal.
a forma verbal perguntou é complementada por um único termo.
o verbo ser indica a ocorrência de um predicado verbal.
Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto abaixo.
Em matemática, por exemplo, em vez de enfoque nas soluções únicas, atenção para as formulações alternativas (...).
Quanto à forma, a frase acima não precisará sofrer qualquer alteração caso se substituam os elementos sublinhados, respectivamente, por
ênfase e apego.
preocupação e insistência.
ênfase e focalização.
obsessão e cuidado.
insistência e disposição.
Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto a seguir.
Levando em conta a norma culta da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.
A concordância verbal está plenamente respeitada na frase:
Nem a banana, nem a laranja, nem a batata, nenhum desses vegetais escolheria morrer, se lhes fosse dada uma escolha.
Não devem aliviar os vegetarianos a presunção de que eles não matam nada para comer.
Os fios de uma laboriosa e artística teia de aranha costuma enredar fatalmente um inseto desprevenido.
Atribuem-se às aranhas um comportamento cruel, como se elas pudessem escolher qualquer outro.
Entre as leis que regulam a vida natural, competemnos obedecer, em primeiro lugar, à da própria sobrevivência.
Empregou-se de acordo com o padrão culto a forma grifada em:
Afirmou que a analogia pelas duas obras é claramente notada.
Habituou-se em observar os menores detalhes de cada tela do pintor.
O portão era ladeado com duas guaritas.
O susto emudeceu-lhe.
Desconfio que ele seja espião.
Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.
A expressão com que preenche corretamente a lacuna da seguinte frase:
Os fios ...... se vale a aranha para tecer sua teia são praticamente invisíveis.
As mais duras leis da natureza, ...... é impossível para nós combater, são ditadas pela necessidade de viver e de morrer.
Pergunto-me ...... armas pode contar essa aranha, afora os fios da magnífica teia que sabe tecer.
A necessidade de escrever, ...... o autor nos confessa ao fim do texto, é compreendida como uma lei também natural.
A comparação ...... o cronista estabelece entre uma teia de aranha e um texto não deixa de ser justificável.
Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.
O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna da frase:
Não ...... (dever) espantar-nos o fato de que mesmo os grandes insetos não consigam escapar dos fios de uma teia.
Os desenhos formados pelos fios de uma teia ...... (assemelhar-se) à trama dos fios de uma rede de pescar.
...... (queixar-se) dos incômodos de uma teia quem precisa demovê-la do alto de uma cumeeira.
Tal como as aranhas fazem com seus fios, ...... (fazer) com as palavras todo aquele que se dispõe a articular um texto com precisão.
Não nos ...... (caber) atribuir adjetivos como cruéis ou maldosos aos atos praticados pelos animais.
Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto abaixo.
Nosso sistema de ensino tem falhas estruturais; para revolucionar nosso sistema de ensino, seria preciso despir nosso sistema de ensino dos dogmas que norteiam nosso sistema de ensino.
Evitam-se as viciosas repetições do trecho acima substituindo- se os segmentos sublinhados, respectivamente, por
revolucioná-lo − despi-lo − o norteiam
o revolucionar − despi-lo − lhe norteiam
revolucionar-lhe − despir-lhe − o norteiam
revolucioná-lo − despir-lhe − norteiam-no
o revolucionar − despir-lhe − o norteiam
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