Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É adequado o seguinte comentário:

  • A. A frase "Este é o jovem cujo trabalho li com atenção" pode ser redigida, de modo claro e condizente com a norma-padrão, assim: "O jovem que eu li o trabalho dele com atenção é este".
  • B. "Os meninos por cujos destinos tanto lutamos andam já por conta própria" é frase com inadequação no segmento destacado, que seria sanada com sua substituição por "cujos os destinos".
  • C. Em "Os meninos por cujos destinos tanto lutamos andam já por conta própria", a substituição do segmento destacado por "andam já por si só" mantém a correção e o sentido originais.
  • D. Em "A orientadora do grupo, a qual é excelente, faltou hoje", emprega-se o que está em destaque para evitar o duplo sentido que o emprego da palavra "que", em seu lugar, originaria.
  • E. A frase "Maria e Solange machucaram-se" evidencia que as duas receberam machucados, sem que se instale a dúvida: "uma machucou a outra?"; a palavra que poderia ser acrescentada para indicar esse segundo sentido seria "reciprocamente".

Atente para as seguintes afirmações sobre a pontuação empregada no texto:

I. Em frases como choveu demais, e eu precisava... (2º parágrafo) e Sou apenas um quarentão, e praticamente nenhum objeto de minha infância existe mais... (4º parágrafo), o emprego da vírgula está em desacordo com a norma culta.

II. Em Ele na verdade só é fiel a seus amigos cem por cento, que com ele saem todo dia... (último parágrafo), a retirada da vírgula implica alteração do sentido da frase.

III. Em O freguês vulgar e ocasional, este o irrita (último parágrafo), a retirada do pronome este implica que simultaneamente se retire a vírgula, pois do contrário haverá prejuízo para a correção.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II e III.
  • B. II.
  • C. I e III.
  • D. III.
  • E. I e II.

A frase em que a concordância se faz em conformidade com a norma-padrão é:

  • A. Ontem foram constituídos três grupos de estudo, um do qual bastante reduzido, mas, como já havia passado dois meses desde a liberação da verba de incentivo, não puderam mais aguardar interessados.
  • B. O coordenador das áreas julgava irrelevante, nessa altura das discussões, os depoimentos recém-anexados ao processo disciplinar, vistos anteriormente como bastante úteis.
  • C. Entrevistou-se, rigorosa e meticulosamente, os últimos quinze profissionais que concorriam à vaga, cuidados que poderão, sem dúvida, acarretarem bom desempenho em diversas áreas.
  • D. As receitas dos médicos foram encaminhadas ao setor responsável, que as organizou em pastas e arquivou-as, passos que se deve ao protocolo da área específica de registros.
  • E. Para não merecerem repreensão dos pais, os rapazes pediram ao tio que não os repreendesse caso não lhe pudessem telefonar para avisá-lo do início do jogo.

Sobre a pontuação do texto, considere:

I. Mantém-se a correção alterando-se a pontuação da frase Oh! meu senhô! fico. (7º parágrafo) para Oh, meu senhô, fico!

II. O ponto e vírgula, no segmento ... por me não escovar bem as botas; efeitos da liberdade... (11º parágrafo), pode ser substituído por dois-pontos.

III. No segmento Por isso digo, e juro se necessário for, que toda a história desta lei de 13 de maio... (1º parágrafo), pode-se acrescentar uma vírgula imediatamente após juro.

Está correto o que consta em

  • A. I, II e III.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. I, apenas.
  • E. II, apenas.

A redação clara e correta, segundo a norma-padrão, é:

  • A. A não erradicação da tuberculose, além de ser decorrente da pobreza, seu motivo é também devido a pacientes no início do tratamento sentirem-se curados, abandonando o mesmo e possibilitando, dessa forma, o aparecimento de cepas resistentes às drogas.
  • B. O motivo da não erradicação da tuberculose, doença decorrente da pobreza, é porque pacientes no início do tratamento sentem-se curados, o que leva a abandoná-lo, possibilitando dessa forma, o aparecimento de cepas resistentes às drogas.
  • C. A não erradicação da tuberculose, além de decorrente da pobreza, é também devido a pacientes, no início do tratamento, sentirem-se curados, abandonando o mesmo e possibilitando, dessa forma, o aparecimento de cepas resistentes às drogas.
  • D. O motivo da não erradicação da tuberculose, doença decorrente da pobreza, é também devido pacientes iniciando tratamento sentirem-se curados; abandonam o mesmo e possibilitando, dessa forma, o aparecimento de cepas resistentes às drogas.
  • E. O motivo da não erradicação da tuberculose, doença decorrente da pobreza, é também o fato de pacientes, no início do tratamento, sentirem-se curados, o que os faz abandoná-lo, possibilitando, dessa forma, o aparecimento de cepas resistentes às drogas.

Atente para as afirmações, abaixo, sobre o texto:

I. Com a substituição de que (1º parágrafo) por "se", atribui-se caráter hipotético ao que se diz em seguida.

II. Sem prejuízo para a correção, pode-se isolar com vírgulas o título do livro A Crime So Monstrous (2º parágrafo), como ocorre, no último parágrafo, com o título do filme 12 Anos de Escravidão.

III. O travessão empregado no 3º parágrafo introduz uma explicação, função semelhante à dos dois-pontos empregados no último parágrafo.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I e III.
  • B. I.
  • C. I e II.
  • D. II.
  • E. II e III.

Mantendo-se a correção, o verbo que pode ser flexionado em uma forma do singular, sem que nenhuma outra alteração seja feita na frase, encontra-se sublinhado em:

  • A. ... por meio dos diversos princípios que guiam o funcionamento da natureza. (último parágrafo)
  • B. ... processam-se átomos e moléculas... (1º parágrafo)
  • C. Dentro das folhas ainda existem condições semelhantes... (1º parágrafo)
  • D. Análises abrangentes mostram numerosas oportunidades... (4º parágrafo)
  • E. A maioria dos problemas atuais podem se resolver por meio dos diversos princípios... (último parágrafo).

Está plenamente correta a redação da seguinte frase:

  • A. Não se sabe o por quê de tanto desprezo em relação ao passado, que tanto poder-nos-iam ensinar.
  • B. Sim, sabe-se que privilégios sempre existem, e lhes desfrutam e os abusam os que chegam ao poder.
  • C. Aos franceses, a Revolução propiciou-os afastar privilégios de quem lhes gozava injustamente.
  • D. Quanto ao lema “lembrar para não repetir”, muitos lhe adotam por que acreditam na pedagogia da História.
  • E. Cabe aos museus a preservação de obras de arte; sempre haverá quem as ame e por elas se interesse.

A frase que está pontuada como dispõe a gramática normativa é:

  • A. Foi o caráter destrutivo da guerra tanto física quanto moral, que finalmente levou os países em confronto a conhecerem as situações mais dramáticas e desumanas.
  • B. Podemos indagar o sentido que têm essas manifestações recentes: seriam, por acaso, a expressão de que o cidadão comum chegou a seu limite no que se refere a aceitar, inerte, a usurpação de seus direitos?
  • C. Nem pelas razões alegadas contudo, altera-se o mecanismo de apelo imediato à justiça quando os cidadãos não se entendem entre si, modo de agir que impede esforços de outros tipos de mediações.
  • D. Não é de se admirar que: muitos críticos contemporâneos entendam como mero exibicionismo, certas atitudes e práticas artísticas das primeiras décadas do século XX.
  • E. Estudar o ontem em função do hoje − e também do amanhã, é o propósito das reflexões, que ocorrem, semanalmente no centro de cultura instalado numa das regiões mais carentes da cidade.

na época, o látex representava 50% da exportação do Brasil

 verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima encontra-se em:

  • A. A temática amazônica se impõe...
  • B. ... escreveria sobre Paraty ou Pequim, certamente.
  • C. E teve uma importância econômica fundamental durante 40 anos...
  • D. ... mas conheço um pouco o interior da Amazônia.
  • E. ... quando já era uma fortaleza avançada dos portugueses...
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...