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O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna da frase:
Já que a vida é um moinho, como afirmou mestre Cartola, que bons ventos nos ..... (soprar) esse moinho, com suas pás caprichosas.
Vejo-a em todas as vitrines, multiplicando-se em tantos rostos quantos ...... (desejar) reconhecer meu olhar ansioso.
Disse um compositor baiano que é doce morrer no mar, fazendo com que nos versos de sua poesia se ...... (representar) um sugestivo paradoxo.
Na época da bossa-nova, o mar, o barquinho e um violão compuseram um trinômio que ...... (servir) a seus entusiastas como uma espécie de emblema.
Houve tempos em que muitos sambas exaltavam o Brasil, como se ...... (faltar) a cada um de nós as devidas ênfases do sentimento nacionalista.
Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido essencial de um segmento do texto em:
A frase correta quanto à concordância nominal e verbal está em:
Ostentando diplomas de certificação verde, os madeireiros deixaram a ministra do Meio Ambiente meio apalermada.
No passado, houveram muitos militares nacionalistas preocupados com a devastação da região amazônica.
Ao meio dia e meio, os madeireiros reuniram-se com os representantes das tribos para que não vão existir novos conflitos.
Já faziam vários meses que os madeireiros e os representantes do governo se reuniam em busca de soluções sustentáveis.
Aqueles que vivenciaram a devastação da Amazônia nas décadas passadas tem razões para prever novas catástrofes ambientais.
Considere as afirmações abaixo.
I. Por meio de alguns dados históricos, geográficos e culturais, o autor lamenta o fato de Istambul ter perdido parte de sua antiga glória e não ser mais a capital da Turquia.
II. Em ambos os segmentos em que aparecem, os dois-pontos introduzem um esclarecimento acerca do que acabou de ser anunciado.
III. Nos segmentos Era um mundo dividido e a ponte que ligava o Velho Mundo a um mundo mais velho ainda, os verbos estão flexionados nos mesmos tempo e modo.
Está correto o que se afirma APENAS em
II.
I e II.
II e III.
III.
a qual
a que
aonde
de que
na qual
... já que o trabalho criador é, essencialmente, a busca do espanto.
Considerando-se o contexto, o elemento grifado pode ser corretamente substituído por:enquanto.
visto que.
por que.
pelo que.
a fim de que.
Considerando-se o contexto, está equivocada a tradução de sentido de um segmento do texto em:
uma tradução que tanto me custou (1º parágrafo) = um trabalho de tradução que muito exigiu de mim.
fizeram vir à tona (1º parágrafo) = acabaram por deixar à vista.
extraordinário senso divinatório (2º parágrafo) = excepcional faculdade de adivinhar.
papéis de visão amarga (3º parágrafo) = páginas com ilustrações grotescas.
me apontar esse remorso velho (3º parágrafo) = me fazer ver esse antigo remordimento
Se o artista erudito ...... relacionar-se de modo fecundo com a arte popular, ......, em primeiro lugar, desfazer-se de seus preconceitos, para que ...... a aproveitar o que há de fecundo na arte do povo.
A correlação entre tempos e modos verbais estará plenamente adequada caso se preencham as lacunas da frase acima, respectivamente, com as seguintes formas:A frase em que todos os verbos estão corretamente flexionados é:
Quem se dispor a ler a obra seminal de Hobsbawm sobre as revoluções do final do século XVIII à primeira metade do XIX jamais protestará contra o tempo gasto e o esforço despendido.
As reflexões sobre a Revolução Francesa de 1789 requerem muito cuidado para que não se perca de vista a complexidade que as afirmações categóricas tendem a desconsiderar.
Os revolucionários de 1789 talvez não prevessem, ou sequer imaginassem, o impacto que o movimento iniciado na França teria na história de praticamente toda a humanidade.
Se as pessoas não se desfazerem da imagem que cultivam de Napoleão, nunca deixarão de acreditar que o talento pessoal é o principal ou mesmo a único requisito para a obtenção do sucesso.
Quando se pensa na história universal, nada parece tão disseminado no imaginário popular, sobretudo no ocidente, do que as imagens que adviram da Revolução Francesa de 1789.
Considere:
Ao comparar o processo de avaliação do ensino brasileiro ...... estranha narrativa de Borges, o autor visa ...... despertar os responsáveis para os males de uma educação que se acomoda ...... condições mínimas estabelecidas para o funcionamento das instituições. Para ele, é fundamental que ...... instituições se adequem ...... necessidades das mudanças sociais e ...... metas do crescimento econômico. A alternativa que completa corretamente as lacunas éà - a - às - as - às - às
a - à - às - as - às - às
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