Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A nossa educação anda caindo pelas tabelas mesmo.

A expressão grifada acima pode ser substituída, sem prejuízo da correção e do sentido, por

  • A.

    anda mais tabelada.

  • B.

    apresenta com dificuldades.

  • C.

    mostra-se mais padronizada.

  • D.

    anda evitando dificuldades.

  • E.

    está com problemas.

NÃO admite transposição para a voz passiva a construção sublinhada em:

  • A. Quem chega a Salvador faz uma viagem profunda.
  • B. Lá estava o barzinho, com a varanda que lhe deu o nome.
  • C. Pensava na magia que os jovens de hoje encontrarão na cidade.
  • D. Colado ao velho portão, vi caixotes velhos, papelão, garrafas.
  • E. A descoberta de Salvador não é sem consequência.

As normas de concordância estão plenamente respeitadas na frase:

  • A.

    Cada um dos filmes dirigidos por Glauber Rocha apresentavam um caráter revolucionário único.

  • B.

    A maioria dos integrantes do movimento conhecido como Cinema Novo estava profundamente interessada nos problemas sociais do país.

  • C.

    Muitas expressões artísticas, como o neorrealismo italiano, contribuiu para o desenvolvimento do Cinema Novo.

  • D.

    A maior parte dos cineastas envolvidos com o Cinema Novo integravam um grupo que tentavam novos caminhos para o cinema nacional.

  • E.

    O Tropicalismo, em que Caetano Veloso e Gilberto Gil se projetou, e o Cinema Novo, cujo principal expoente foi Glauber Rocha, se configura como movimentos artísticos expressivos no século XX.

No ônibus, então, é um terror. Sempre há um cristão − às vezes mais de um ao mesmo tempo − falando tão alto ao telefone que todo o ônibus pode ouvir. E o pior é que não é uma coisa rápida.

O fragmento acima está reescrito, sem prejuízo da correção e do sentido, em:

  • A.

    No ônibus, então, é muito desagradável. Sempre haverá um religioso − às vezes mais de um ao mesmo tempo − falando tão alto no telefone que todo o mundo pode ouvir. E o pior é que não é coisa breve.

  • B.

    No ônibus, então, é muito desagradável. Sempre existe alguém − às vezes mais de uma pessoa ao mesmo tempo − falando tão alto ao telefone que todos os passageiros podem ouvir. E o pior é que não é uma fala breve.

  • C.

    No ônibus, então, é um terror. Sempre há uma pessoa − às vezes mais de uma ao mesmo tempo − falando tão alto no telefone que todos no ônibus pode ouvir. E o pior é que não é uma coisa rápida.

  • D.

    No ônibus, então, é um verdadeiro terrorismo. Sempre há uma criatura − às vezes mais de uma ao mesmo tempo − falando tão alto no telefone que todo o ônibus pode ouvir. E o pior é que não é uma coisa rápida.

  • E.

    No ônibus, então, é muito desagradável. Sempre há pessoas − às vezes mais de uma ao mesmo tempo − falando tão alto no telefone que todos os passageiros podem em ouvir. E o pior é que não é uma fala breve.

Importa aos procedimentos de avaliação e regulação se ater, também, aos índices de evasão estudantil, à dispersão profissional de diplomados, à qualidade da produção intelectual e à consistência curricular.

A frase acima está reescrita, sem prejuízo da correção e do sentido, em:

  • A.

    É importante que os procedimentos de avaliação e regulação se preocupem, também, com os índices de evasão estudantil, com a dispersão profissional de diplomados, com qualidade da produção intelectual e com a consistência curricular.

  • B.

    Importa-se com os procedimentos de avaliação e regulação que se atenham, também, com os índices de evasão estudantil, com a dispersão profissional de diplomados, com qualidade da produção intelectual e com à consistência curricular.

  • C.

    É importante aos procedimentos de avaliação e regulação se preocupem, também, aos índices de evasão estudantil, à dispersão profissional de diplomados, à qualidade da produção intelectual e à consistência curricular.

  • D.

    Importa aos procedimentos de avaliação e regulação se fixem, também, aos índices de evasão estudantil, à dispersão profissional de diplomados, à qualidade da produção intelectual e à consistência curricular.

  • E.

    É importante aos procedimentos de avaliação e regulação se aterem, também, nos índices de evasão estudantil, na dispersão profissional de diplomados, na qualidade da produção intelectual e na consistência curricular.

Os verbos indicados entre parênteses deverão flexionar- se no PLURAL para preencherem de modo correto as lacunas da frase:

  • A. Ao esfuziante cadillac qualquer um de nós ...... (render) todas as homenagens, crianças que éramos, extasiadas diante dos encantos que ...... (reunir) para nós aquela máquina fantástica.
  • B. É preciso que não se ...... (atribuir) a um cego deficiências que ele de fato não tem, em virtude da otimização dos outros sentidos, que nele se ...... (desenvolver) de modo excepcional.
  • C. Os obstáculos que normalmente ...... (oferecer ) aos transeuntes uma rua atribulada ...... (enfrentar)-os um cego com toda a galhardia.
  • D. Não ...... (dizer) respeito às pessoas que têm vista perfeita a avaliação de normas de segurança cuja proposição ...... (caber), sobretudo, aos cegos ou aos especialistas.
  • E. No texto, ...... (suplantar) os limites de um deficiente visual a cegueira de quem não se ...... (valer) dos olhos para distinguir melhor as coisas.

Está plenamente adequada a correlação entre tempos e modos verbais na frase:

  • A. O cego tocava elementos do carro como quem aprecie uma bela paisagem, uma bela mulher, como quem esteja sucumbindo diante de uma beleza inexcedível.
  • B. Todos nós saberíamos andar com mais segurança pela movimentada cidade caso desenvolvamos um senso de percepção espacial tão apurado como o dos cegos.
  • C. As ruas da cidade virão a ser familiares para aqueles que, mesmo não as enxergando, souberem esquematizá- las mentalmente, como quem elabora uma íntima cartografia.
  • D. O cego não poderia caminhar com tanta desenvoltura caso a cidade não seja inteiramente esquematizada na cabeça, para só então tê-la explorado sem qualquer hesitação.
  • E. Enquanto o rapaz limpava o cadillac, o cego de Ipanema, com gestos seguros e delicados, percorrera as formas do veículo como se o reconhecendo naquele exato momento.

Diante de antigas culturas, Lévi-Strauss defendeu o relativismo cultural, definindo o relativismo cultural como uma atitude de respeito para com as sociedades ditas primitivas, considerando essas sociedades resistentes às mudanças que desfigurariam essas sociedades.

Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo- se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:

  • A.

    definindo-as - considerando-as - desfigurariam-nas

  • B.

    definindo-lhe - as considerando - lhes desfigurariam

  • C.

    definindo-o - considerando-lhes - as desfigurariam

  • D.

    o definindo - as considerando - desfigurariam-lhes

  • E.

    definindo-o - considerando-as - as desfigurariam

Transpondo-se para a voz ativa a construção eram tratadas como príncipes e princesas, a forma verbal resultante deverá ser:

  • A. tratavam-nas.
  • B. tratavam-se.
  • C. teriam sido tratadas.
  • D. foram tratadas.
  • E. tinham-nas tratado.

A frase que apresenta pontuação inteiramente adequada é:

  • A.

    Ainda que tenha se aproximado, dos poetas concretos, Paulo Leminski deixou uma obra poética, que não se reduz ao concretismo, mas que é caracterizada antes de tudo, por uma dicção extremamente pessoal, avessa a todas as tentativas de rotulação.

  • B.

    Ainda que tenha se aproximado dos poetas concretos, Paulo Leminski deixou uma obra poética que não se reduz ao concretismo, mas que é caracterizada, antes de tudo, por uma dicção extremamente pessoal, avessa a todas as tentativas de rotulação.

  • C.

    Ainda, que tenha se aproximado dos poetas concretos, Paulo Leminski deixou uma obra poética que não se reduz ao concretismo, mas, que é caracterizada, antes de tudo por uma dicção, extremamente pessoal, avessa a todas as tentativas de rotulação.

  • D.

    Ainda que tenha se aproximado dos poetas concretos, Paulo Leminski, deixou uma obra poética, que não se reduz ao concretismo mas que é caracterizada, antes de tudo, por uma dicção extremamente pessoal avessa, a todas as tentativas de rotulação.

  • E.

    Ainda que tenha se aproximado dos poetas, concretos, Paulo Leminski deixou uma obra poética que, não se reduz ao concretismo, mas que é caracterizada antes de tudo por uma dicção extremamente pessoal, avessa a todas, as tentativas de rotulação.

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