Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atente para as afirmações abaixo sobre o emprego da vírgula.

I. Em Certamente as fisionomias musicais de Mozart e Haydn são bem conhecidas... (1º parágrafo), uma vírgula poderia ser colocada imediatamente depois de Certamente, sem prejuízo para o sentido e a correção.

II. Em uma combinação dominada pelos métodos dos compositores que exerceram influência preponderante em seu tempo (3º parágrafo), uma vírgula poderia ser colocada imediatamente depois de compositores, sem prejuízo para o sentido e a correção.

III. Em Podemos notar, voltando ao exemplo de Mozart e Haydn, que eles se beneficiaram da mesma cultura, beberam nas mesmas fontes, e aproveitaram as descobertas um do outro (4º parágrafo), a vírgula colocada imediatamente depois de fontes poderia ser retirada, sem prejuízo para o sentido e a correção.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    II, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

  • A. A repetição da expressão aquele tempo cria intencionalmente uma ambiguidade de sentidos dentro do poema, relacionando-a com a hora a que se faz referência no título.
  • B. A alternância no emprego dos verbos haver, no pretérito perfeito do indicativo, e ouvir, na forma de imperativo, confere sentido ao título do poema.
  • C. A saudade expressa na chuva que chora remete a um tempo passado, embora traga no seu bojo a esperança de retomada no presente, como a planta que reverdece.
  • D. A oposição entre aquele tempo e agora atesta a manutenção de um sentimento que supera todas as intempéries, sobrevivendo ao tempo que passa.
  • E. O título do poema traduz certa estranheza, como estímulo à leitura, ao sugerir a vivência contida em todo aquele tempo que passou naturalmente.

O emprego das aspas no 2º parágrafo indica:

  • A.

    síntese das ideias principais do texto.

  • B.

    citação das palavras de outra pessoa.

  • C.

    ressalva ao que foi dito anteriormente.

  • D.

    realce irônico atribuído ao segmento.

  • E.

    valor particularmente significativo da expressão.

A frase que apresenta coerência e correção gramatical encontra-se em:

  • A.

    A violência urbana tem-se tornado absolutamente sustentável, por isso é necessário que medidas urgentes sejam implementadas no sentido de estancá-la.

  • B.

    A reação segura e consistente das autoridades tornou a violência cotidiana e medidas urgentes não poderão reduzir seus efeitos.

  • C.

    Ainda é tempo para reagirmos, não é preciso que, para isso, a violência se propague mais e mais e atinja situações incontroláveis.

  • D.

    A experiência de outros países no controle da violência urbana foi vitoriosa, no entanto temos muito que aprender com eles.

  • E.

    A barbárie se instala para sempre, quando as autoridades locais tomam as medidas necessárias e corretas para conter a violência urbana.

Ninguém na família tocava qualquer instrumento.

O elemento em destaque acima exerce a mesma função sintática que o elemento grifado em:

  • A.

    Mas sei que veio firme...

  • B.

    Eu não sei.

  • C.

    ... o estudo, o desenvolvimento musical torna-se necessário.

  • D.

    ... sanfoneiros itinerantes que passavam por Itabaiana...

  • E.

    Eu digo isso porque eu também...

Considere:

Os passageiros do ônibus ...... as muitas pessoas viajavam, tinham ...... celulares que ficavam ligados. Usavam ...... aparelhos para falar em voz alta com os amigos, perturbando os que desejavam viajar em paz; ...... perdiam o sossego e ...... os ignoravam.

Preenchem, adequadamente, as respectivas lacunas do texto, os seguintes pronomes:

  • A.

    onde - delas - tais - estes - aqueles

  • B.

    no qual - delas - esses - aqueles - estes

  • C.

    que - seus - esses - eles - aqueles

  • D.

    em que - seus - esses - estes - aqueles

  • E.

    cujas - delas - tais - aqueles - esses

O terapeuta perguntou ao cliente se ele estava bloqueado no Facebook ou no Twitter.

Na frase acima, alterando-se a colocação da expressão grifada, mantém-se o mesmo sentido em:

  • A.

    O terapeuta perguntou ao cliente, no Facebook ou no Twitter, se ele estava bloqueado.

  • B.

    O terapeuta perguntou ao cliente se, no Facebook ou no Twitter, ele estava bloqueado.

  • C.

    O terapeuta perguntou, no Facebook ou no Twitter, ao cliente se ele estava bloqueado.

  • D.

    O terapeuta, no Facebook ou no Twitter, perguntou ao cliente se ele estava bloqueado.

  • E.

    No Facebook ou no Twitter, o terapeuta perguntou ao cliente se ele estava bloqueado.

O livro foi oferecido a todos os editores nacionais, de todos recebeu um não seco ...

O segmento em destaque na frase acima exerce a mesma função sintática que o elemento grifado em:

  • A.

    ... o que consolidou sem dúvida a posição do estreante ...

  • B.

    ... quando não me deram o calado como resposta.

  • C.

    Seu primeiro livro – Menino de engenho – é chave de uma obra ...

  • D.

    O escritor mesmo, certa vez, em artigo de jornal, contou alguma coisa a respeito do livro de estreia ...

  • E.

    ... que ficará definitivamente encerrado com o aparecimento de Usina, em 1936.

Os pronomes de tratamento estão empregados corretamente em:

  • A.

    Espera-se que, no Brasil, Sua Santidade, o Papa Francisco, seja recebido, com o devido respeito, pelos jovens.

  • B.

    O advogado assim se pronunciou perante o juiz: − Peço a Vossa Senhoria que ouça o depoimento desta nova testemunha.

  • C.

    Senhor Chefe do Departamento de Pessoal, dirijo-me a Vossa Excelência, para solicitar o abono de minhas faltas.

  • D.

    Vossa Majestade, a rainha da Inglaterra, foi homenageada por ocasião do aniversário de seu reinado.

  • E.

    Refiro-me ao Ilustríssimo Senhor, Cardeal de Brasília, ao enviar-lhe as notícias do Conclave.

  • A. agrega − ajudou − consolidou
  • B. vier agregando − ajudaria − consolidará
  • C. agregava − tivera ajudado − consolida
  • D. agregou − ajuda − consolidara
  • E. agregaria − ajudará − havia consolidado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...