Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De tudo isso resulta o valor atribuído pela ética epicurista ao tempo...

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em:

  • A.

    ... desejo que [...] constitui imposição do meio social em seu aparente progresso.

  • B.

    O primeiro tipo é o prazer em repouso...

  • C.

    ... eis o caminho que conduz à serena felicidade.

  • D.

    ... o homem constrói sua liberdade no tempo...

  • E.

    ... há também um plano de realidade...

Considere as afirmativas seguintes a respeito da regência de alguns verbos transcritos do texto e do sentido que lhes é atribuído. Está INCORRETO o que consta em:

  • A. No 1º parágrafo, a frase Tiraram-lhe a majestade da tribuna pode ser substituída, sem outra alteração, por: Arrebataram dela a majestade da tribuna.
  • B. No 2º parágrafo, o verbo da frase que se inicia por o Proteu reveste está empregado sem necessidade de complemento diretamente ligado a ele.
  • C. No 1º parágrafo, a frase Mas ficou-lhe a imprensa apresenta sentido de Porém tocou a ela por quinhão a imprensa, respeitada a regência do verbo que substitui o original.
  • D. O pronome nos, subordinado aos verbos do 1º parágrafo grifados em que a sua beleza nos deslumbra, que a sua missão nos atrai, pode ser substituído por a nós, com alteração apenas de sua colocação em cada uma das frases.
  • E. O verbo grifado na frase transcrita do 1º parágrafo, que a consideramos, apresenta um único complemento, expresso pelo pronome a.

O segmento que admite transposição para a voz passiva é:

  • A.

    A ética epicurista é basicamente um hedonismo.

  • B.

    ... que ele pode utilizar para sua felicidade.

  • C.

    ... a delícia está na qualidade...

  • D.

    ... prazeres que resultam em pesares...

  • E.

    ... ou partem de carências.

Ambos os verbos flexionados nos mesmos tempo, modo e pessoa estão grifados em:

  • A. No teatro grande lá de cima ouviste certa vez uma numerosa orquestra. Lembras-te da hora em que os músicos...
  • B. São homens valentes que morreram.
  • C. Faz tempo que não te conto uma história na beira deste cais.
  • D. Vês aquela estrela lá longe... Já viste da beira do cais o vento noroeste...
  • E. no céu... ouve o ABC do poeta.

O estilo é o modo particular com que um compositor organiza suas concepções e fala a linguagem de sua arte. (1º parágrafo)

De acordo com o contexto, os elementos grifados na frase acima têm, respectivamente, o sentido de:

  • A.

    especial − inspirações

  • B.

    oculto − composições

  • C.

    singular − ideias

  • D.

    habitual − percepções

  • E.

    privativo − influências

Sem prejuízo do sentido original e sem que se faça qualquer outra alteração na frase, o verbo flexionado no singular que também estaria corretamente flexionado no plural se encontra em:

  • A.

    ... grande parte dos imigrantes do Estado mais populoso dos EUA hoje vem da Ásia.

  • B.

    ... existe uma história de conflitos sobre regulamentos escritos apenas em inglês.

  • C.

    ... uma mudança drástica nas tendências migratórias da Califórnia, na última década, que pode ser vista em toda a área...

  • D.

    Mas o crescimento não ocorreu sem certas reações.

  • E.

    ... aproximadamente dois terços da população do subúrbio de San Marino, em Los Angeles, era branca.

Agora, as gravações levam a mensagem de Beethoven aos confins do planeta ...

A frase acima se manterá gramaticalmente correta se o segmento grifado for substituído por:

  • A.

    à toda parte do planeta.

  • B.

    à região mais erma do planeta.

  • C.

    à cantos ermos do planeta.

  • D.

    à cada pedaço do planeta.

  • E.

    à partes desabitadas do planeta.

... sustentava como uma evidência palmária (por outro lado nada original) que somos herdeiros de um tempo...

O comentário isolado pelos parênteses deve ser entendido como

  • A. citação de interlocutor alheio ao contexto, para facilitar o entendimento da ideia exposta.
  • B. reconhecimento do escritor de que sua obra, ao reproduzir a vida, nada tem de particular e diferente.
  • C. observação crítica a respeito da presença do senso comum em algumas obras de arte atuais.
  • D. especificação de elementos que devem constituir a base da elaboração de uma obra de arte.
  • E. constatação de que a evidência sustentada era de conhecimento geral e amplamente aceita.

A forma verbal que exprime acontecimento passado anterior a outro igualmente passado se encontra em:

  • A.

    ... a cidade está repleta de relatos folclóricos de batalhas, glórias e derrotas.

  • B.

    Embora não fosse mais a capital da Turquia...

  • C.

    ... por muitos séculos a cidade fora o epicentro de três impérios distintos...

  • D.

    ... Istambul podia ser considerada um dos lugares com maior diversidade histórica no mundo.

  • E.

    ... a cidade era literalmente a ponte que...

Nos segmentos abaixo, a relação sintático-semântica estabelecida entre as orações está indicada corretamente em:

  • A. ... não obstante, que antes de começar a escrever... − o segmento se inicia por uma locução que introduz sentido explicativo.
  • B. ... para se tornar mais interessante, lança declarações inesperadas e gratuitas. − a conjunção introduz noção de comparação entre duas situações distintas, com oposição de sentido.
  • C. ... como se a obra em si mesma já contivesse tudo quanto é possível dizer... − o exemplo denota noção de tempo.
  • D. ... aqueles que escrevem, ou aqueles que leem, ou aqueles que sentem, ou aqueles que compõem música ou que pintam ou que esculpem... − a conjunção que se repete une segmentos semelhantes que exprimem equivalência de conceitos.
  • E. Por isso prefiro falar mais de vida do que de literatura... − identifica-se uma condição no exemplo transcrito.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...