Questões de Língua Portuguesa da FJG

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No texto II, é criado um jogo de sentidos por meio da articulação entre substantivos simples e compostos. Na grafia destes últimos, como arranha-céu, por exemplo, usa-se o hífen. Quanto ao emprego ou não do hífen, estão corretamente grafadas as palavras agrupadas em:

  • A. afro-brasileiro, contagotas, sem-cerimônia
  • B. tio-avô, plurianual, agro-industrial,
  • C. contra-regra, biorritmo, pan-negritude
  • D. auto-observação, antissemita, decreto-lei

Embora seja característico do uso coloquial brasileiro e esteja sendo incorporado à língua literária, deve ser evitado na escrita formal, o emprego do verbo que se constata em:

  • A. E depois tem outro céu sem estrelas
  • B. Que além de ser uma flor, tem sabor
  • C. Que alguém de unhas negras e tão afiadas se esqueceu de pôr
  • D. Que tem gotas tão lindas que até dá vontade de comê-las

“Na escola dos meus sonhos, os alunos aprendem a cozinhar...” Nesse caso, o uso da vírgula é obrigatório, uma vez que houve:

  • A. antecipação do adjunto adverbial
  • B. apresentação de uma enumeração
  • C. inclusão de termo com finalidade explicativa
  • D. supressão de termo que fica subentendido

“... em suas conexões subterrâneas que, à superfície, nos asseguram limpeza urbana...” Quanto ao emprego do pronome pessoal em destaque, nesse trecho, é correto afirmar que exerce a função de:

  • A. sujeito do verbo assegurar e se refere aos alunos da “escola dos sonhos”
  • B. sujeito do verbo assegurar e se refere àqueles que trabalham na cidade
  • C. complemento do verbo assegurar e se refere a toda a população
  • D. complemento do verbo assegurar e se refere aos docentes de todo o país

“já não é apenas uma forma de tratamento, mas também uma pujante instituição cultural”. Verifica-se, entre essas duas orações, a seguinte relação de sentido:

  • A. explicação
  • B. alternância
  • C. oposição
  • D. adição

A frase “A comissão foi criada mediante portaria do Ministro de Estado.” torna-se inadequada ao contexto público, caso seja reescrita da seguinte forma:

  • A. A comissão foi criada segundo portaria do Ministro de Estado.
  • B. A comissão foi criada valendo-se de portaria do Ministro de Estado.
  • C. A comissão foi criada através de portaria do Ministro de Estado.
  • D. A comissão foi criada por meio de portaria do Ministro de Estado.

A preposição existente em “identificar uma mentira contada por e-mail” relaciona dois termos e estabelece entre eles determinada relação de sentido. Essa mesma ideia está presente em:

  • A. As histórias que nascem por mãos humanas são muitas vezes pura falsidade.
  • B. A pesquisa reforçou o que já se sabia: na internet, frequentemente, se vende gato por lebre.
  • C. Consumiu-o por semanas a curiosidade de estar cara a cara com sua amiga virtual.
  • D. Alguns deveriam ser severamente penalizados, por inventarem indignidades na rede.

“ no universo provavelmente 100 quintilhões de planetas...” O verbo em destaque, nesse caso, insere-se em uma oração sem sujeito. Exemplo desse mesmo fato linguístico existe em:

  • A. Faz muito sucesso no exterior o samba de raiz.
  • B. Nossa canção de se classificar no festival.
  • C. Considera-se esse o maior compositor do país.
  • D. Nesse momento, já é uma hora da tarde.

“Simplesmente porque aqui estamos a experimentá-la, malgrado nossa capacidade de inventar...”. O termo em negrito pode ser substituído, sem alteração do significado, por:

  • A. apesar de
  • B. desde que
  • C. ainda que
  • D. na medida de

“mais ainda podem se desenvolver se houver esforços”. O verbo em destaque está flexionado no tempo futuro, do modo subjuntivo. É correto conjugar o verbo entre parênteses nesse mesmo tempo, na seguinte frase:

  • A. Quanto mais poluída esteja a cidade, menor biodiversidade se ____ (constatar)
  • B. Muitos fazem esforços para que diversas formas de vida ____ (caber) na grande cidade.
  • C. Uma cidade mais viva existirá quando se ____ (propor) melhores medidas preservacionistas.
  • D. Criaram laços muito fortes, como se ____ (ter) vivido desde sempre juntos.
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