Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da FJG para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No texto II, é criado um jogo de sentidos por meio da articulação entre substantivos simples e compostos. Na grafia destes últimos, como arranha-céu, por exemplo, usa-se o hífen. Quanto ao emprego ou não do hífen, estão corretamente grafadas as palavras agrupadas em:
Embora seja característico do uso coloquial brasileiro e esteja sendo incorporado à língua literária, deve ser evitado na escrita formal, o emprego do verbo que se constata em:
Na escola dos meus sonhos, os alunos aprendem a cozinhar... Nesse caso, o uso da vírgula é obrigatório, uma vez que houve:
... em suas conexões subterrâneas que, à superfície, nos asseguram limpeza urbana... Quanto ao emprego do pronome pessoal em destaque, nesse trecho, é correto afirmar que exerce a função de:
já não é apenas uma forma de tratamento, mas também uma pujante instituição cultural. Verifica-se, entre essas duas orações, a seguinte relação de sentido:
A frase A comissão foi criada mediante portaria do Ministro de Estado. torna-se inadequada ao contexto público, caso seja reescrita da seguinte forma:
A preposição existente em identificar uma mentira contada por e-mail relaciona dois termos e estabelece entre eles determinada relação de sentido. Essa mesma ideia está presente em:
Há no universo provavelmente 100 quintilhões de planetas... O verbo em destaque, nesse caso, insere-se em uma oração sem sujeito. Exemplo desse mesmo fato linguístico existe em:
Simplesmente porque aqui estamos a experimentá-la, malgrado nossa capacidade de inventar.... O termo em negrito pode ser substituído, sem alteração do significado, por:
mais ainda podem se desenvolver se houver esforços. O verbo em destaque está flexionado no tempo futuro, do modo subjuntivo. É correto conjugar o verbo entre parênteses nesse mesmo tempo, na seguinte frase:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...