Questões de Língua Portuguesa da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Texto VII, para responder às questões 29 a 32.

Gregório de Matos, um dos primeiros grandes poetas do Brasil, atinge grande repercussão, principalmente quando aborda questões locais por meio de sátiras afiadas que lhe renderam o apelido de Boca do Inferno. No poema As cousas do mundo, percebe-se

  • A.

    abandono dos conflitos barrocos e adesão a uma postura alienada e jocosa de valorização da irreverência.

  • B.

    forma poética habilmente estruturada por meio de inversões sintáticas em versos decassílabos, organizados em esquemas rítmicos interpolados e mistos.

  • C.

    uso metafórico dos vocábulos “flor” e “tulipa”, para denunciar, por meio de imagens da natureza, a efemeridade da vida humana.

  • D.

    tom agressivo e petulante, que revela o despeito, presente em acusações descontextualizadas, uma vez que o autor não demonstrou consciência alguma acerca do contexto da época.

  • E.

    construção poética clássica, com valorização da imagem da musa como representante da nobreza e da beleza que atravessa todas as épocas.

Texto II, para responder às questões de 6 a 10.

Na passagem “O que se tem pensado até o momento é que o trabalho pedagógico desenvolvido neste segmento de ensino deva ser de cunho” (linhas de 9 a 11), cria-se ênfase com a utilização do “que”. Assinale a alternativa que apresenta o mesmo recurso sintático.

  • A.

    “uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que pessoas adultas, que não tiveram” (linhas de 1 a 3).

  • B.

    “O que não se pode é pensar que só a alfabetização poderᔠ(linhas 13 e 14).

  • C.

    “Para uma pessoa adulta que retoma seus estudos, o desejo maior é” (linhas 16 e 17).

  • D.

    “mas com uma linguagem adulta e que vá ao encontro daquilo que esse público deseja” (linhas 25 e 26).

  • E.

    “o homem consegue compreender melhor a si mesmo e ao mundo em que vive” (linhas 28 e 29).

Texto XI, para responder às questões de 41 a 44.

Com base no texto XI, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As duas vírgulas das linhas 1 e 2 separam o vocativo, termo integrante da oração, segundo a terminologia técnica tradicional.

  • B.

    A locução conjuntiva “Por mais que” (linhas 2 e 3) pode ser corretamente substituída por uma vez que, sem perda do sentido original, pois ambas são causais.

  • C.

    O pronome átono “se” (linha 6) pode ser corretamente deslocado para a posição de ênclise.

  • D.

    Na linha 6, o pronome demonstrativo “isso” aponta anaforicamente para o substantivo “instrumental”.

  • E.

    O período das linhas de 22 a 25 contém, na separação de orações subordinadas, dois sinais de ponto e vírgula — indicativos de pausa mediana, equivalentes a um ponto breve ou a uma vírgula alongada. Isso é possível, em virtude do paralelismo sintático existente: trata-se de orações de mesma natureza.

Texto III, para responder às questões de 6 a 8.

Acerca do texto III, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Há exemplo de discurso indireto nas linhas 3 e 4.

  • B.

    A expressão “passou a ser incluída” (linha 2) poderia ser escrita no texto passou a se incluir, sem ferir a norma padrão da língua portuguesa.

  • C.

    A palavra “seguro” (linha 19) pode ser substituída por tem segurança sem alteração de significado.

  • D.

    A abreviação de horas no texto (linha 42) poderia ser escrita como hs, sem ferir a norma padrão da língua portuguesa.

  • E.

    A frase “‘Aqui, nós somos um alvo fácil’, destaca.” (linha 30) está em discurso direto e ficaria correta, em discurso indireto, se reescrita, da seguinte forma: Sirlene destacou que lá eles são um alvo fácil.

Considerando o texto acima e o uso formal da língua, assinale a alternativa que apresenta correto emprego dos pronomes.

  • A.

    A mim, pouco me importam suas queixas.

  • B.

    Enviamos a V.Sª os comprovantes de pagamentos e solicitamos-vos que nos remeta o equipamento adquirido.

  • C.

    Se você precisar, eu te ajudo a resolver isso.

  • D.

    Tu andava meio estranho, meu amigo; qual era o seu problema, companheiro?

  • E.

    Quando lhe vi, sabia que você era a mulher da minha vida.

Texto III, para responder às questões de 6 a 8.

Acerca do texto III, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Há exemplo de discurso indireto nas linhas 3 e 4.

  • B.

    A expressão “passou a ser incluída” (linha 2) poderia ser escrita no texto passou a se incluir, sem ferir a norma padrão da língua portuguesa.

  • C.

    A palavra “seguro” (linha 19) pode ser substituída por tem segurança sem alteração de significado.

  • D.

    A abreviação de horas no texto (linha 42) poderia ser escrita como hs, sem ferir a norma padrão da língua portuguesa.

  • E.

    A frase “‘Aqui, nós somos um alvo fácil’, destaca.” (linha 30) está em discurso direto e ficaria correta, em discurso indireto, se reescrita, da seguinte forma: Sirlene destacou que lá eles são um alvo fácil.

Texto II, para responder às questões de 5 a 8.

A oração “se olharmos para a educação como um processo contínuo e duradouro” (linhas 28 e 29), no contexto do parágrafo, além de estabelecer relação de condição, também pode ser compreendida como uma informação relativa a

  • A.

    modo.

  • B.

    tempo.

  • C.

    lugar.

  • D.

    causa.

  • E.

    consequência.

Texto I, para responder às questões de 1 a 4.

A seguir, são apresentadas possibilidades de reescritura de trechos do texto I. Assinale a alternativa em que a reescritura apresenta mudança de sentido com relação ao texto original.

  • A.

    A aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação deu ensejo a grande avanço no sistema educacional brasileiro (linhas de 1 a 3).

  • B.

    com a meta de que a escola venha a ser um lugar de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a multiplicidade cultural e a formação do cidadão (linhas de 3 a 6).

  • C.

    originou-se com várias intensões, entre as quais a inclusão das metas de qualidade para a educação básica (linhas 8 e 9).

  • D.

    São previstos também pelo plano acompanhamento e assessoria aos municípios com baixos indicadores de ensino para melhorar a educação no país (linhas de 14 a 16).

  • E.

    Todos os cidadãos devem lutar pela educação, uma vez que ela é direito de todos (linhas 22 e 23).

A partir da análise morfossintática da frase “Só em Brasília se anda de camelo ou de baú” (linhas 17 e 18), assinale a alternativa correta.

  • A. Em Brasília, a maioria das pessoas caminham sozinhas.
  • B. As palavras “camelo” e “baú” são utilizadas em seu sentido literal e referem-se a meios de transporte utilizados em regiões desérticas.
  • C. Brasília é o sujeito da oração, pois protagoniza a frase.
  • D. A partícula “se” indica a indeterminação do sujeito da frase.
  • E. As expressões “de camelo” e “de baú” transmitem ideia de lugar.

Texto I, para responder às questões de 1 a 6.´

O termo “mais”, usado em “O mais renegado dos sete pecados capitais é uma emoção inerente à condição humana, por mais difícil que seja confessá-la.” (linhas de 10 a 12) tem o mesmo valor semântico e morfológico na frase

  • A.

    Não aguentava mais tanto barulho.

  • B.

    E que tudo o mais vá pro inferno!

  • C.

    Cinco mais dois são sete.

  • D.

    Sem mais nem menos, ela sumiu.

  • E.

    Com a chegada do irmão, ela ficou mais nervosa.

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