Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto VII, para responder às questões 29 a 32.
Gregório de Matos, um dos primeiros grandes poetas do Brasil, atinge grande repercussão, principalmente quando aborda questões locais por meio de sátiras afiadas que lhe renderam o apelido de Boca do Inferno. No poema As cousas do mundo, percebe-se
abandono dos conflitos barrocos e adesão a uma postura alienada e jocosa de valorização da irreverência.
forma poética habilmente estruturada por meio de inversões sintáticas em versos decassílabos, organizados em esquemas rítmicos interpolados e mistos.
uso metafórico dos vocábulos flor e tulipa, para denunciar, por meio de imagens da natureza, a efemeridade da vida humana.
tom agressivo e petulante, que revela o despeito, presente em acusações descontextualizadas, uma vez que o autor não demonstrou consciência alguma acerca do contexto da época.
construção poética clássica, com valorização da imagem da musa como representante da nobreza e da beleza que atravessa todas as épocas.
Texto II, para responder às questões de 6 a 10.
Na passagem O que se tem pensado até o momento é que o trabalho pedagógico desenvolvido neste segmento de ensino deva ser de cunho (linhas de 9 a 11), cria-se ênfase com a utilização do que. Assinale a alternativa que apresenta o mesmo recurso sintático.
uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que pessoas adultas, que não tiveram (linhas de 1 a 3).
O que não se pode é pensar que só a alfabetização poderá (linhas 13 e 14).
Para uma pessoa adulta que retoma seus estudos, o desejo maior é (linhas 16 e 17).
mas com uma linguagem adulta e que vá ao encontro daquilo que esse público deseja (linhas 25 e 26).
o homem consegue compreender melhor a si mesmo e ao mundo em que vive (linhas 28 e 29).
Texto XI, para responder às questões de 41 a 44.
Com base no texto XI, assinale a alternativa correta.
As duas vírgulas das linhas 1 e 2 separam o vocativo, termo integrante da oração, segundo a terminologia técnica tradicional.
A locução conjuntiva Por mais que (linhas 2 e 3) pode ser corretamente substituída por uma vez que, sem perda do sentido original, pois ambas são causais.
O pronome átono se (linha 6) pode ser corretamente deslocado para a posição de ênclise.
Na linha 6, o pronome demonstrativo isso aponta anaforicamente para o substantivo instrumental.
O período das linhas de 22 a 25 contém, na separação de orações subordinadas, dois sinais de ponto e vírgula indicativos de pausa mediana, equivalentes a um ponto breve ou a uma vírgula alongada. Isso é possível, em virtude do paralelismo sintático existente: trata-se de orações de mesma natureza.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Texto III, para responder às questões de 6 a 8.
Acerca do texto III, assinale a alternativa incorreta.
Há exemplo de discurso indireto nas linhas 3 e 4.
A expressão passou a ser incluída (linha 2) poderia ser escrita no texto passou a se incluir, sem ferir a norma padrão da língua portuguesa.
A palavra seguro (linha 19) pode ser substituída por tem segurança sem alteração de significado.
A abreviação de horas no texto (linha 42) poderia ser escrita como hs, sem ferir a norma padrão da língua portuguesa.
A frase Aqui, nós somos um alvo fácil, destaca. (linha 30) está em discurso direto e ficaria correta, em discurso indireto, se reescrita, da seguinte forma: Sirlene destacou que lá eles são um alvo fácil.
Considerando o texto acima e o uso formal da língua, assinale a alternativa que apresenta correto emprego dos pronomes.
A mim, pouco me importam suas queixas.
Enviamos a V.Sª os comprovantes de pagamentos e solicitamos-vos que nos remeta o equipamento adquirido.
Se você precisar, eu te ajudo a resolver isso.
Tu andava meio estranho, meu amigo; qual era o seu problema, companheiro?
Quando lhe vi, sabia que você era a mulher da minha vida.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Texto III, para responder às questões de 6 a 8.
Acerca do texto III, assinale a alternativa incorreta.
Há exemplo de discurso indireto nas linhas 3 e 4.
A expressão passou a ser incluída (linha 2) poderia ser escrita no texto passou a se incluir, sem ferir a norma padrão da língua portuguesa.
A palavra seguro (linha 19) pode ser substituída por tem segurança sem alteração de significado.
A abreviação de horas no texto (linha 42) poderia ser escrita como hs, sem ferir a norma padrão da língua portuguesa.
A frase Aqui, nós somos um alvo fácil, destaca. (linha 30) está em discurso direto e ficaria correta, em discurso indireto, se reescrita, da seguinte forma: Sirlene destacou que lá eles são um alvo fácil.
Texto II, para responder às questões de 5 a 8.
A oração se olharmos para a educação como um processo contínuo e duradouro (linhas 28 e 29), no contexto do parágrafo, além de estabelecer relação de condição, também pode ser compreendida como uma informação relativa a
modo.
tempo.
lugar.
causa.
consequência.
Texto I, para responder às questões de 1 a 4.
A seguir, são apresentadas possibilidades de reescritura de trechos do texto I. Assinale a alternativa em que a reescritura apresenta mudança de sentido com relação ao texto original.
A aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação deu ensejo a grande avanço no sistema educacional brasileiro (linhas de 1 a 3).
com a meta de que a escola venha a ser um lugar de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a multiplicidade cultural e a formação do cidadão (linhas de 3 a 6).
originou-se com várias intensões, entre as quais a inclusão das metas de qualidade para a educação básica (linhas 8 e 9).
São previstos também pelo plano acompanhamento e assessoria aos municípios com baixos indicadores de ensino para melhorar a educação no país (linhas de 14 a 16).
Todos os cidadãos devem lutar pela educação, uma vez que ela é direito de todos (linhas 22 e 23).
A partir da análise morfossintática da frase Só em Brasília se anda de camelo ou de baú (linhas 17 e 18), assinale a alternativa correta.
Texto I, para responder às questões de 1 a 6.´
O termo mais, usado em O mais renegado dos sete pecados capitais é uma emoção inerente à condição humana, por mais difícil que seja confessá-la. (linhas de 10 a 12) tem o mesmo valor semântico e morfológico na frase
Não aguentava mais tanto barulho.
E que tudo o mais vá pro inferno!
Cinco mais dois são sete.
Sem mais nem menos, ela sumiu.
Com a chegada do irmão, ela ficou mais nervosa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...