Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto I, para responder às questões de 1 a 5.
O título do texto I apresenta o uso do sinal indicativo de crase, que se explica porque
há uma contração devido à exigência do complemento do verbo resistir.
a palavra resistência exige por si só um complemento; nesse caso, a palavra mudança exerce essa função, sendo a crase facultativa.
a frase interrogativa potencializa a força de cada vocábulo, interferindo no sistema fônico, que faz a crase necessária.
a preposição a encontra-se situada entre dois substantivos femininos, comuns e abstratos.
a regência nominal exige a preposição a, bem como a palavra feminina admite o artigo definido feminino; portanto, a crase é necessária.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Texto I, para responder às questões de 1 a 3.
A respeito do texto I, assinale a alternativa correta.
No segundo parágrafo do texto, há exemplos de tipologias discursivas: o discurso direto, o indireto e o indireto livre.
No segundo parágrafo, há duas ocorrências do vocábulo o como pronome oblíquo.
A palavra abrupto, empregada na linha 15, tem como sinônimo correspondente o termo bruto e, como antônimo, repentino.
As vírgulas, na citação das linhas de 28 a 32, podem ser retiradas sem prejuízo gramatical.
O texto I tem passagens narrativas e dissertativas.
A metáfora é um recurso bastante utilizado para a criação de imagens poéticas. No poema de Cora Coralina, texto IX, é possível fazer a seguinte relação:
no contexto do poema, Ajuntando novas pedras (verso 2) refere-se ao hábito infantil de recolher pedrinhas.
em Remove pedras e planta roseiras e faz doces (verso 5), surgem elementos que fazem alusão direta à infância.
em Esta fonte é para uso de todos os sedentos (verso 10), a palavra fonte pode estar referindo-se à própria literatura.
Vem a estas páginas (verso 12) refere-se exatamente ao livro que o leitor tem nas mãos, no momento da leitura.
aos que têm sede (verso 14) refere-se a todas as pessoas vitimadas pela seca e que sofrem de alguma mazela social.
Com base no texto acima, em conhecimentos gramaticais e estilísticos e naqueles relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.
Se o sexto período estivesse registrado assim: Conduza o protagonista na direção errada de início, depois algo acontece que o leva na direção certa, ele teria sérios problemas gramaticais, nos mais diversos campos, tais como: regência verbal e pontuação.
A técnica descrita no texto pode ser adequadamente usada para a produção de um manual de procedimentos, com instruções e prescrições.
O quarto período, para aperfeiçoamento estilístico, pode ser assim reescrito, sem nenhum prejuízo linguístico: Defina um passado para os personagens que os levou a ser ou estar como no presente, mesmo que não escreva tudo.
Os dois-pontos do terceiro período podem ser corretamente substituídos por vírgula seguida de portanto.
O primeiro e o segundo períodos, sem perda gramatical e estilística, podem ser reunidos em apenas um, trocando-se o ponto-final do primeiro por vírgula e substituindo-se Pode por a qual pode.
Ao se analisar a frase Não é nordestino, mas, ao ser contrariado, o brasiliense imediatamente dispara um ôxe. (linhas 2 e 3), é correto afirmar que
Texto I, para responder às questões de 1 a 5.
Assinale a alternativa em que a pontuação do texto I foi utilizada estilisticamente para dar ênfase ao sentimento de indignação do autor.
E ainda haverá quem se espante com o lamentável estado em que o ensino (e o país) se encontra? (linhas 31 e 32)
Porém, em muitas escolas, o conceito de resistência à mudança tão caro às ciências da educação confunde-se com preguiça e contribui para legitimar a mediocridade. (linhas de 17 a 20)
Em meados do século XX, um ilustre professor denunciava práticas que considerava nocivas. (linhas de 6 a 8)
perseguem e caluniam todo e qualquer professor que ouse interpelar o instituído, questionar os burocratas, ou pior ainda! manifestar ideias diferentes (linhas de 26 a 29)
que mudavam de ideias e convicções consoante julgassem conveniente, que se opunham à permanência na sua escola, de elementos de incontroversa competência e dedicação (linhas de 11 a 14)
Texto I, para responder às questões de 1 a 3.
Assinale a alternativa correta com relação ao texto I.
O texto é encerrado com uma frase de impacto, forte, mas de conteúdo inadequado à realidade brasileira.
O verbo mostrar, empregado como mostra na frase das linhas de 44 a 46, poderia, sem acarretar erro gramatical, ser usado também no plural, concordando com intervenções e experiências, pois o sujeito é composto e os núcleos são substantivos no plural.
A expressão verbal seria considerado (linhas 8 e 9) poderia ser passada para o plural, concordando com o sujeito penas, sem acarretar erro gramatical.
A locução uma vez que (linha 22) pode ser substituída pela conjunção como, pois ambas têm valor de causa, mas para manter a correção gramatical, a oração encabeçada pela locução deverá ser deslocada para o início do período.
O verbo admitir, empregado como admitiam na frase da linha 23, poderia, sem acarretar erro gramatical, ser usado também no singular, transformando o sujeito em indeterminado, o que pode ser feito corretamente por causa do pronome se.
Conforme exemplificado no texto acima, as vírgulas exercem papel muito importante no sentido das frases a que pertencem. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Em Mulheres desesperadas, crianças, doentes enchiam o corredor do hospital, a segunda vírgula pode ser eliminada sem que se altere o sentido original.
Em Os alunos do 3.º B, que venceram a maratona, foram premiados, a eliminação das vírgulas não altera o sentido original.
As sentenças Maria, minha vizinha está doente e Maria, minha vizinha, está doente transmitem a mesma mensagem.
Na sentença Não sei como ela me viu, a inclusão de uma vírgula não altera o sentido original.
As sentenças À noite, todos os gatos são pardos e À noite todos os gatos são pardos têm o mesmo sentido.
Texto IV, para responder às questões de 15 a 18.
Quanto à pontuação e à coesão textual dos trechos reescritos a seguir, assinale a alternativa correta.
Paulo Freire afirma: Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho. As pessoas se educam em comunidade. (linhas de 19 a 21)
A educação, é um típico que-fazer humano. (linha 1)
um tipo de atividade que se caracteriza fundamentalmente, por uma preocupação. (linhas 2 e 3)
O novo, incomoda. E sendo assim o processo educacional, é um processo incômodo. Embora visto como necessário. (linhas de 33 a 35)
o que leva à conclusão, de que estamos trabalhando com algo dinâmico, pois, as ações processuais redundam em recriações constantes. (linhas de 23 a 25)
A respeito do fragmento qualquer país que passe pela nossa mente e alguns outros de cuja existência sequer desconfiávamos. (linhas de 6 a 8) do texto III, assinale a alternativa incorreta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...