Questões de Língua Portuguesa da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Texto I, para responder às questões de 1 a 4.

Assinale a alternativa em que a proposta de reescritura do texto I preserve o registro da norma culta da língua portuguesa e o significado original.

  • A.

    Na linha 3, omitir a preposição “de” antes da palavra “que”.

  • B.

    Na linha 8, substituir a preposição “com” por “de”.

  • C.

    Na linha 10, eliminar a preposição “para”.

  • D.

    Na linha 11, substituir a palavra “aos” por “a”.

  • E.

    Na linha 23, substituir a preposição “de” por “a”.

Texto X, para responder às questões 37 e 38.

É comum ouvir queixas de professores a respeito da dificuldade da leitura do texto literário e do desinteresse por parte dos alunos, sobretudo no ensino médio. Reconhecendo que o trabalho com o texto literário é colocado como um grande desafio, o professor deve

  • A.

    priorizar o estudo da gramática em sala de aula e determinar que a leitura dos textos literários ocupe um horário fora da escola, em espaço próprio onde o aluno consiga concentrar-se e dedicar-se mais.

  • B.

    focar nos aspectos externos à obra, tais como: a vida do autor e o contexto histórico, deixando de lado aspectos mais difíceis para o aluno, como a análise da linguagem literária e seus recursos expressivos.

  • C.

    assumir a formação continuada do leitor, propondo métodos que auxiliem a leitura do texto literário e acompanhando de perto o processo de leitura a ser percorrido pelos estudantes.

  • D.

    utilizar o livro didático como único apoio para o estudo do texto literário, visto que, no texto didático, o estudante encontra todas as explicações necessárias para uma boa leitura.

  • E.

    substituir os textos literários originais por paráfrases ou resumos que tornem a leitura mais rápida e atrativa.

Texto X, para responder às questões 37 e 38.

Nos dias atuais, é comum opor as disciplinas que tratam das artes àquelas que focam com mais objetividade conteúdos relacionados ao conhecimento técnico. Entendendo a arte como objeto estético e reconhecendo na literatura uma de suas realizações, sua permanência nos currículos escolares, em uma sociedade cada vez mais preocupada com o mercado de trabalho, justifica-se porque

  • A.

    é necessário ter um espaço para a manutenção de uma elite letrada que conheça e goze das vantagens e das peculiaridades da experiência estética.

  • B.

    é objetivo da educação formar cidadãos em sua plenitude, desenvolvendo e potencializando sua humanidade e percepção para experiências prazerosas.

  • C.

    é importante que a escola garanta um espaço para o entretenimento, visto que a poesia afasta o sujeito do mundo e da vida prática.

  • D.

    é na literatura que o estudante terá o exemplo do bem escrever, e é nela que ele poderá exercitar as análises sintáticas e morfológicas.

  • E.

    é crucial para a formação do indivíduo memorizar as obras canônicas, seus autores, os períodos a que se referem e as características de cada estilo de época.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, referência para consulta na administração pública brasileira, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O memorando só deve ser empregado quando houver tempo suficiente para planejamentos de longo prazo na preparação de eventos oficiais.

  • B.

    O nome do órgão ou do setor e o endereço postal são as únicas exigências para a composição do cabeçalho ou do rodapé do

  • C.

    O aviso e o ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas; com uma pequena diferença: o aviso é expedido exclusivamente por ministros de Estado.

  • D.

    A exposição de motivos é o expediente dirigido pelo presidente da República aos membros do Poder Legislativo, com a finalidade de dar-lhes subsídios em votações em plenário.

  • E.

    A mensagem é um instrumento de comunicação oficial, que deve ser assinada com a devida identificação pelo presidente da República, após redação final de minuta recebida dos ministérios.

 

No poema Aninha e suas pedras, Cora Coralina trata de questões muito importantes no que se refere à relação entre sujeito e literatura: a criação e a recepção. Com relação a essas questões e com base em informações teóricas acerca de literatura, é correto afirmar que

  • A.

    a leitura do texto literário é condição para quem pretende conhecer e desfrutar do domínio das normas da língua padrão e, portanto, deve ser objeto de exercícios para aquisição da língua escrita.

  • B.

    a criação literária é produto de experiências mesquinhas; por isso, o seu fazer torna-se ardiloso e desafiador.

  • C.

    a leitura literária destina-se aos que precisam livrar-se de tormentos; esse é, então, o principal fim do literário: o terapêutico.

  • D.

    a leitura e a criação literária funcionam como exercício de liberdade e proporcionam o desenvolvimento de um comportamento mais crítico e menos preconceituoso diante do mundo.

  • E.

    o processo da criação literária depende dos percalços existenciais que precisam ser superados.

Texto III, para responder às questões de 11 a 13.

Quanto aos aspectos gráficos e gramaticais do texto III, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Há erro no trecho “varrendo para sempre dos ares dessa cidade essa presença pertubadora da ordem pública”.

  • B.

    A construção “Segue em anexo, cópias de estudos feitos” é amplamente usada nas comunicações oficiais e comerciais; por isso, é evidente que está correta.

  • C.

    As informações do cabeçalho são totalmente desnecessárias.

  • D.

    A frase de encerramento “Com expressões de nossa elevada e distinta consideração, subscrevemo-nos” é, hoje, consensualmente considerada uma forma elegante de fechar o ofício.

  • E.

    O nome e o cargo do signatário estão colocados em espaço inadequado. Deveriam ser levados para a margem direita.

Além de expressar declaradamente o conceito de ironia no conto A teoria do Medalhão, Machado de Assis faz uso desse recurso linguístico recorrentemente, de maneira que a ironia passa a ser um traço marcante em sua obra. Acerca do recurso da ironia, como figura de sentido, na obra de Machado de Assis, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O emprego da ironia na obra de Machado de Assis tem como objetivo principal causar o humor; por isso, a ironia ocorre pontualmente em várias passagens de seus textos.

  • B.

    Ela é utilizada como técnica narrativa constante, apresentando, na maioria das vezes, a frustração de uma expectativa, quando os acontecimentos tomam rumos não esperados, daí resultando o humor.

  • C.

    Em A teoria do medalhão, a ironia pode ser percebida na forma com que são analisados e criticados vários comportamentos sociais, em tom de conversa quase inocente de aconselhamento de um pai para com seu filho.

  • D.

    Ao ensinar ao filho como proceder para obter sucesso, o pai acaba por descrever uma sociedade burguesa medíocre e arrogante, que prega o sucesso a qualquer preço, mesmo à custa do empobrecimento da vida interior e das relações humanas. Ou seja, aquilo que o pai defende para o filho é, no fundo, uma grande crítica à sociedade. É nesse jogo de inversão de sentido que reside a ironia machadiana.

  • E.

    Várias vezes, a forma irônica soma-se a um tom humorístico bem apurado, que advém de uma disposição de espírito provocada pela reflexão a respeito de contradições da alma humana e do convívio social.

Texto III, para responder às questões de 11 a 13.

O ofício é uma modalidade de comunicação bastante comum, expedida por autoridades da administração pública, para o tratamento de assuntos oficiais junto a órgãos públicos ou a particulares. Hoje, encontram-se muitas variações na apresentação do ofício, no que se refere a margens, espaçamentos horizontais e verticais, existência ou ausência de certas informações etc. De modo geral, no entanto, há pontos consensuais acerca de alguns constituintes desse tipo de comunicação bem como de determinadas normas relativas à formatação gráfica.

Considerando que o texto III é um ofício fictício, formatado de acordo com o espaço disponível nesta prova, redigido, de propósito, com determinados problemas, assinale a alternativa que apresenta análise adequada desse ofício.

  • A.

    Os espaçamentos das partes constituintes do ofício estão corretos.

  • B.

    A forma de tratamento dada ao destinatário é a indicada pelos manuais de redação oficial.

  • C.

    O vocativo, acertadamente, menciona o cargo do destinatário; é destacado por espaçamento diferenciado horizontal e verticalmente; e está corretamente separado por vírgula.

  • D.

    A construção inicial “Viemos através desta, com imenso aperto no coração” está de acordo com os padrões da norma culta e da linguagem oficial.

  • E.

    A sequência “nos dirigir à V. S.ª para vos comunicar a triste situação do Sr. Genovaldo Andino, 93 anos, acometido por dengue a três meses atrás.” está de acordo com os padrões da comunicação oficial.

Na segunda metade do século XIX, o Brasil encontra-se em crise. A decadência da economia açucareira e o germinar da ruptura do regime escravocrata abalam as bases que sustentavam a ideologia romântica. É nesse contexto que surgem narrativas que revelam criticamente as mazelas da sociedade do Segundo Império. A respeito das obras e das características literárias que irão vigorar no Brasil nesse momento, assinale a alternativa correta.

  • A.

    São representantes dessa mesma fase os romances machadianos: A mão e a Luva, Esaú e Jacó e Dom Casmurro.

  • B.

    O homem, colocado no centro do romance realista, é analisado e explorado em sua conformação biológica, o que acontece exemplarmente em Quincas Borba.

  • C.

    Machado de Assis, na prosa, e Castro Alves, na poesia, aproximam-se no tratamento dado às denúncias em relação à exploração dos escravos, a partir de uma concepção ficcional, pautada na subjetividade das emoções.

  • D.

    Sob a ótica da razão e da objetividade, o narrador em Memórias Póstumas de Brás Cubas torna-se isento com relação à matéria narrada. Cabe ao leitor chegar às suas próprias conclusões.

  • E.

    Machado de Assis opta por narradores que estão em primeira pessoa ou oscilam entre a primeira e a terceira pessoa, revelando a crise de personagens da burguesia e, consequentemente, as incongruências daqueles que até então figuravam como exemplares de cidadãos acima de qualquer suspeita.

Texto VIII, para responder às questões de 30 a 32.

A partir da reflexão teórica proposta por Tânia Carvalhal no texto VIII e considerando a leitura dos textos VI e VII, assinale a alternativa correta.

  • A.

    É pertinente adotar a comparação como método analítico para mostrar ao leitor, por exemplo, que a literatura, em vários momentos da história, revela, por meio de recursos poéticos, problemas sociais, criando um espaço para a reflexão crítica.

  • B.

    Ao aplicar o método de análise comparada aos textos VI e VII, concluir-se-ia um trabalho de cotejamento pontual entre formas poéticas distintas, em contextos distintos. Ou seja, Gregório de Matos escreveu a respeito da sociedade brasileira do século XVII e Ferreira Gullar a respeito da sociedade brasileira do século XX.

  • C.

    A análise comparada, como método de estudo da produção literária, deve ater-se a níveis de estudo mais elaborados, como é o caso da educação superior. Não se deve propor nenhum tipo de estudo literário comparativo para estudantes da educação básica.

  • D.

    Analisando comparativamente os textos VI e VII, percebe-se que o texto VII é mais bem elaborado que o texto VI, pois seu autor demonstrou preocupação com aspectos formais; já o autor do texto VI não atentou para as questões relacionadas à forma do fazer poético.

  • E.

    Seria um equívoco submeter a leitura dos textos VI e VII a uma metodologia de análise comparada, visto que eles encontram-se em contextos históricos muito distantes e incomparáveis entre si.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...