Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto I, para responder às questões de 1 a 4.
O termo ao qual se refere o que ou o onde, no texto I, está corretamente determinado em
onde a classe média ainda alarga (linha 7), em que onde = mercado (linha 6).
Isso é o que compensa (linhas 10 e 11), em que que = sociedade de consumo (linha 10).
que são deficientes (linha 32), em que que = vitaminas (linha 31).
"alto gastos com aquilo que o jargão" ( linha 11 ), em que "que" = "jargão" ( linha 11 ).
que = região brasileira (linha 34).
Assinale a alternativa correta a respeito da estrutura semântico-sintática do texto III.
A construção refleti-las, empregada duas vezes no poema, equivale a refleti + as (ou seja: refleti (tu) + as).
O verso 4 estaria corretamente reescrito com a seguinte estrutura: Se houverem estrelas nos céus, refleti-las.
O termo las, que aparece no verso 4 e no 7, refere-se, respectivamente, a trevas e a nuvens.
Os verbos no infinitivo são empregados, no texto, com valor de imperativo (modo que indica ordem, pedido, conselho).
No texto III, as expressões deflui (verso 1) e se pejam (verso 5) têm sentido de, respectivamente,
decai e se envergonham.
se enche e se constituem.
decola e se escondem.
corre e se enchem.
se detém e se apresenta.
Texto II, para responder às questões de 6 a 10.
No período Daí a necessidade de abordar conteúdos equivalentes, mas com uma linguagem adulta e que vá ao encontro daquilo que esse público deseja (linhas de 24 a 26), a palavra mas estabelece uma relação de
concomitância entre as ideias de abordar conteúdos e realizar desejos dos alunos da EJA.
conclusão entre os conteúdos essenciais e a realização do desejo do sujeito que ingressa na EJA.
explicação, pois abordar conteúdos equivalentes explica a satisfação do sujeito que está na EJA.
adversidade, pois a simples abordagem de conteúdos não garante o atendimento às demandas do público de EJA.
alternância entre a superação de conteúdos e a linguagem adequada aos sujeitos da EJA.
Texto V, para responder às questões de 21 a 24.
No trecho Afinal, o conflito é inerente às relações humanas (linha 26), a palavra inerente significa
resistente.
indiferente.
impróprio.
diferente.
intrínseco.
Texto V, para responder às questões de 21 a 24.
Com relação aos aspectos gramaticais e semânticos do texto V, assinale a alternativa correta.
Na linha 1, a forma verbal representa também estaria correta se tivesse sido empregada no plural para concordar com aulas.
As ocorrências do sinal de dois-pontos (linhas 3, 14 e 18) justificam-se por precederem citação.
O pronome los (linha 32) poderia ser corretamente substituído por lhes, passando a se referir a natureza (linha 31).
O termo Enfim (linha 10) poderia ser substituído, sem prejuízo para o sentido do texto, por Em resumo.
A palavra termômetro (linha 14) está sendo empregada no texto em sentido literal.
Texto IV, para responder às questões de 16 a 20.
O vocábulo só (linhas 6 e 7), nas duas ocorrências, não poderia, sem alteração do sentido original, ser substituído por
somente.
apenas.
especificamente.
sozinhas.
exclusivamente.
Texto I, para responder às questões de 1 a 5.
O vocábulo Grassa (linha 21) poderia ser substituído, sem perda de sentido, por
Propaga-se.
Dilui-se.
Encontra-se.
Esconde-se.
Extingue-se.
Texto I, para responder às questões de 1 a 3.
Quanto aos aspectos gramaticais e semânticos do texto I e do texto II, assinale a alternativa correta.
Os dois textos são exemplos da diversidade de tipologia textual da sociedade moderna: o texto I é tradicionalmente classificado como dissertativo, enquanto o II é de utilização mais recente da mídia, conhecido como infográfico.
Ambos os textos demonstram que ferramentas de última geração é que marcarão a aula do futuro.
O texto I está centrado no momento atual, com construções sintáticas caracterizadas pelo predomínio do indicativo presente, enquanto o II trata da realidade a ser vivida, com predominância do futuro do presente.
Ao se passar o subtítulo do texto I Novo professor para o plural, também deverá ser levado para o plural, obrigatória e exclusivamente, o título Perfil antenado.
No texto II, o termo porque (linha 23) poderia ser corretamente registrado como por que e ser seguido por vírgula.
A respeito da redação de correspondências oficiais, assinale a alternativa correta.
A concisão é uma qualidade do texto oficial. Conciso é o texto que faz uso do padrão culto de linguagem, evitando vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão.
Um texto é claro se possibilita compreensão pelo leitor, ainda que após uma longa análise.
O pronome de tratamento adequado para oficiais-generais das Forças Armadas é Vossa Excelência.
Vossa Excelência Reverendíssima é forma alternativa correta de tratamento com relação a altas autoridades das Forças Armadas.
O fecho indicado para autoridades superiores, incluindo-se o presidente da República, é Atenciosamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...