Questões de Língua Portuguesa da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Texto I, para responder às questões de 1 a 4.

O termo ao qual se refere o “que” ou o “onde”, no texto I, está corretamente determinado em

  • A.

    “onde a classe média ainda alarga” (linha 7), em que “onde” = “mercado” (linha 6).

  • B.

    “Isso é o que compensa” (linhas 10 e 11), em que “que” = “sociedade de consumo” (linha 10).

  • C.

    “que são deficientes” (linha 32), em que “que” = “vitaminas” (linha 31).

  • D.

    "alto gastos com aquilo que o jargão" ( linha 11 ), em que "que" = "jargão" ( linha 11 ).

  • E.

    “que” = “região brasileira” (linha 34).

Assinale a alternativa correta a respeito da estrutura semântico-sintática do texto III.

  • A.

    A construção “refleti-las”, empregada duas vezes no poema, equivale a refleti + as (ou seja: refleti (tu) + as).

  • B.

    O verso 4 estaria corretamente reescrito com a seguinte estrutura: Se houverem estrelas nos céus, refleti-las.

  • C. O verso 6 estaria correto e preservaria o sentido original com a seguinte reescritura: Porque o rio as nuvens são água.
  • D.

    O termo “las”, que aparece no verso 4 e no 7, refere-se, respectivamente, a “trevas” e a “nuvens”.

  • E.

    Os verbos no infinitivo são empregados, no texto, com valor de imperativo (modo que indica ordem, pedido, conselho).

No texto III, as expressões “deflui” (verso 1) e “se pejam” (verso 5) têm sentido de, respectivamente,

  • A.

    decai e se envergonham.

  • B.

    se enche e se constituem.

  • C.

    decola e se escondem.

  • D.

    corre e se enchem.

  • E.

    se detém e se apresenta.

Texto II, para responder às questões de 6 a 10.

No período “Daí a necessidade de abordar conteúdos equivalentes, mas com uma linguagem adulta e que vá ao encontro daquilo que esse público deseja” (linhas de 24 a 26), a palavra “mas” estabelece uma relação de

  • A.

    concomitância entre as ideias de abordar conteúdos e realizar desejos dos alunos da EJA.

  • B.

    conclusão entre os conteúdos essenciais e a realização do desejo do sujeito que ingressa na EJA.

  • C.

    explicação, pois abordar conteúdos equivalentes explica a satisfação do sujeito que está na EJA.

  • D.

    adversidade, pois a simples abordagem de conteúdos não garante o atendimento às demandas do público de EJA.

  • E.

    alternância entre a superação de conteúdos e a linguagem adequada aos sujeitos da EJA.

Texto V, para responder às questões de 21 a 24.

No trecho “Afinal, o conflito é inerente às relações humanas” (linha 26), a palavra “inerente” significa

  • A.

    resistente.

  • B.

    indiferente.

  • C.

    impróprio.

  • D.

    diferente.

  • E.

    intrínseco.

Texto V, para responder às questões de 21 a 24.

Com relação aos aspectos gramaticais e semânticos do texto V, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Na linha 1, a forma verbal “representa” também estaria correta se tivesse sido empregada no plural para concordar com “aulas”.

  • B.

    As ocorrências do sinal de dois-pontos (linhas 3, 14 e 18) justificam-se por precederem citação.

  • C.

    O pronome “los” (linha 32) poderia ser corretamente substituído por lhes, passando a se referir a “natureza” (linha 31).

  • D.

    O termo “Enfim” (linha 10) poderia ser substituído, sem prejuízo para o sentido do texto, por Em resumo.

  • E.

    A palavra “termômetro” (linha 14) está sendo empregada no texto em sentido literal.

Texto IV, para responder às questões de 16 a 20.

O vocábulo “só” (linhas 6 e 7), nas duas ocorrências, não poderia, sem alteração do sentido original, ser substituído por

  • A.

    somente.

  • B.

    apenas.

  • C.

    especificamente.

  • D.

    sozinhas.

  • E.

    exclusivamente.

Texto I, para responder às questões de 1 a 5.

O vocábulo “Grassa” (linha 21) poderia ser substituído, sem perda de sentido, por

  • A.

    Propaga-se.

  • B.

    Dilui-se.

  • C.

    Encontra-se.

  • D.

    Esconde-se.

  • E.

    Extingue-se.

Texto I, para responder às questões de 1 a 3.

Quanto aos aspectos gramaticais e semânticos do texto I e do texto II, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os dois textos são exemplos da diversidade de tipologia textual da sociedade moderna: o texto I é tradicionalmente classificado como dissertativo, enquanto o II é de utilização mais recente da mídia, conhecido como infográfico.

  • B.

    Ambos os textos demonstram que ferramentas de última geração é que marcarão a aula do futuro.

  • C.

    O texto I está centrado no momento atual, com construções sintáticas caracterizadas pelo predomínio do indicativo presente, enquanto o II trata da realidade a ser vivida, com predominância do futuro do presente.

  • D.

    Ao se passar o subtítulo do texto I “Novo professor” para o plural, também deverá ser levado para o plural, obrigatória e exclusivamente, o título “Perfil antenado”.

  • E.

    No texto II, o termo “porque” (linha 23) poderia ser corretamente registrado como por que e ser seguido por vírgula.

A respeito da redação de correspondências oficiais, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A concisão é uma qualidade do texto oficial. Conciso é o texto que faz uso do padrão culto de linguagem, evitando vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão.

  • B.

    Um texto é claro se possibilita compreensão pelo leitor, ainda que após uma longa análise.

  • C.

    O pronome de tratamento adequado para oficiais-generais das Forças Armadas é Vossa Excelência.

  • D.

    Vossa Excelência Reverendíssima é forma alternativa correta de tratamento com relação a altas autoridades das Forças Armadas.

  • E.

    O fecho indicado para autoridades superiores, incluindo-se o presidente da República, é “Atenciosamente”.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...