Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa na qual as regras de concordância foram integralmente obedecidas:
Embora os Direitos Humanos não sejam novidade, no Brasil fazem anos que eles não são respeitados.
Falta ao nosso Governo atitudes mais ousadas para proteger os Direitos Humanos dos brasileiros.
Já se tentou legalizar a tortura, mas houve tantos protestos que o Governo teve de recuar.
A idéia de que os nossos policiais são corruptos e inescrupulosos nos envergonham.
Quem de nós duvidaríamos de que é possível modificar a realidade dos Direitos Humanos no Brasil?.
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Observe as alternativas abaixo que fazem referência ao Texto 2.
1. A palavra "por quê", no segundo balão, tem esta grafia por se localizar no final da pergunta.
2. A grafia seria "por que" (sem acento) se estivesse no começo da pergunta. Assim: Por que você não veio?
3. Adota-se a grafia "porquê" quando a palavra está substantivada, como em: Não entendi o porquê da sua atitude.
4. Se o vocábulo for antecedido do artigo "um", não terá acento, como podemos comprovar em: Existe um "porque" para justificar tal comportamento.
Estão corretas apenas
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A análise das relações lógico-semânticas presentes no Texto 1 nos permite afirmar que:
1. No trecho: "O descompasso entre as mudanças sociais e políticas e a prática policial produz uma crise nas polícias brasileiras" podemos reconhecer uma relação de causa.
2. No trecho: "a polícia passa a ser demandada para garantir não mais uma ordem pública determinada, mas sim os direitos, como está colocado na Constituição de 88.", podemos identificar uma relação de finalidade.
3. No trecho: "Porém essa polícia cidadã, sintonizada e apoiada pelos anseios da comunidade, só terá sucesso se estiver voltada para a recuperação de quem ela prende, pois, caso contrário, será simplesmente uma polícia formadora de bandido", o termo destacado torna explícita uma relação de causa.
4. No trecho: "No momento em que começa a existir essa transformação política e social e a compreensão da sociedade como um ambiente conflitivo, no qual os problemas da violência e da criminalidade são complexos, a polícia passa a ser demandada...", podemos reconhecer uma relação de tempo.
Estão corretas:
1, 2 e 3, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
3 e 4, apenas
1, 2 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Para comprovar seus argumentos, o autor do Texto 2 usa as seguintes estratégias:
1. diversas citações de autoridades no tema de que trata.
2. exemplificação adequada àquilo que deseja defender.
3. referência a experiências de outras pessoas (no caso, Ênio).
4. linguagem simples e vocabulário acessível.
Estão corretas:
1, 2, 3 e 4.
1 e 4, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
1, 3 e 4, apenas.
2 e 3, apenas.
Língua Portuguesa - Semântica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"A correspondência aproximativa com o oral é uma característica suplementar...". Nesse trecho, a palavra sublinhada significa:
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"um dedo é uma coisa, ou seja, uma parte definida do corpo." O autor usou a expressão sublinhada com a finalidade de:
dar um novo exemplo.
iniciar novo tema.
fazer uma pausa.
realizar uma correção.
introduzir uma paráfrase.
Língua Portuguesa - Semântica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
No Texto 1, encontramos as palavras 'megadicionário' e 'megagramática'. Em ambas, o autor quis passar a idéia de:
Língua Portuguesa - Verbo - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em "o Rotary Club do Recife Brum tem todos os planos para sua recuperação", a ação verbal acontece no presente. Assinale a alternativa em que o tempo do verbo é o mesmo
A imagem fora recuperada pelo artesão.
A Prefeitura recupera prédios antigos.
O escritor mereceu o prêmio Nobel.
A igreja estava em péssimo estado.
Olinda será invadida por seresteiros.
Língua Portuguesa - Semântica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Analise as relações se sentido estabelecidas no Texto 1. Podemos afirmar que:
1. 'contínuo movimento' equivale a 'dinamismo constante'.
2. 'princípios que regem' corresponde a 'leis que impedem o funcionamento'.
3. 'a gama de variedades' significa 'o controle das desigualdades'.
4. 'tal qual a experiência humana' corresponde a 'assim como a vivência do ser humano'.
Estão corretas, apenas:
Língua Portuguesa - Pronome - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sabemos que a maioria dos pronomes tem a função de remeter a algum outro elemento, que pode estar no texto ou fora dele (na situação discursiva). No texto 4, a função de remissão textual é desempenhada por:
'eu' – no trecho "eu preciso de ajuda no meu dever de casa."
'meu' – no trecho "eu preciso de ajuda no meu dever de casa."
'no' – no trecho "eu preciso de ajuda no meu dever de casa."
'seu' – no trecho "é um nome que perdeu seu status de amador."
'eu' – no trecho "talvez eu ganhe um ponto por originalidade."
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...