Questões de Língua Portuguesa da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

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Assinale a alternativa em que a concordância verbal está de acordo com as regras gramaticais.

  • A.

    A atitude dos professores dedicados refletem imediatamente no ensino-aprendizagem.

  • B.

    Nenhum dos alunos presentes percebeu que o professor observava tudo com atenção

  • C.

    Qual dos alunos podem negar que os professores são decisivos na nossa formação?

  • D.

    De fato, falta, nas nossas escolas, professores que sejam educadores comprometidos

  • E.

    Há propostas para que se elimine os professores das escolas e se adote os computadores.

Algumas palavras da língua portuguesa apresentam hiato, caso em que as vogais ficam separadas, em sílabas diferentes. Um exemplo de hiato ocorre em:

  • A.

    muito

  • B.

    faculdade

  • C.

    saudade

  • D.

    gratuito

  • E.

    viúva

A regra que justifica o acento gráfico em 'língua' também justifica o acento em:

  • A.

    gêmea.

  • B.

    página.

  • C.

    pára.

  • D.

    alguém.

  • E.

    baú.

O brasileiro tem medo da polícia. O pobre porque acha que vai apanhar. O rico porque tem certeza que vai ser achacado. A classe média porque não sabe em que categoria vai cair." Para o sentido pretendido nesse trecho, assinale a alternativa na qual a pontuação estaria incorreta.

  • A.

    O brasileiro tem medo da polícia: o pobre porque acha que vai apanhar; o rico porque tem certeza que vai ser achacado; a classe média porque não sabe em que categoria vai cair.

  • B.

    O brasileiro tem medo da polícia: o pobre porque acha que vai apanhar, o rico porque tem certeza que vai ser achacado, a classe média porque não sabe em que categoria vai cair.

  • C.

    O brasileiro tem medo da polícia. O pobre porque acha que vai apanhar, o rico porque tem certeza que vai ser achacado, a classe média porque não sabe em que categoria vai cair

  • D.

    O brasileiro, tem medo da polícia; o pobre, porque acha que vai apanhar. O rico, porque tem certeza que vai ser achacado; a classe média, porque não sabe em que categoria vai cair

  • E.

    O brasileiro tem medo da polícia. O pobre porque acha que vai apanhar; o rico porque tem certeza que vai ser achacado; a classe média porque não sabe em que categoria vai cair.

  • A.

    Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; já que a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito.

  • B.

    Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; visto que a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito

  • C.

    Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; além do que a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito.

  • D.

    Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; contanto que a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito.

  • E.

    Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; conquanto a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito

As regras da concordância verbal foram plenamente seguidas em:

  • A.

    Efetivamente, falta, à polícia atual, instrumentos eficazes de trabalho.

  • B.

    Já faz mais de trinta anos que a sociedade sonha com mudanças no sistema policial.

  • C.

    O processo de mudanças nas corporações policiais exigem cautela da sociedade.

  • D.

    Cada um de nós precisamos ter consciência de nossos direitos, garantidos na Constituição.

  • E.

    Na década de 80, não haviam condições sociais favoráveis às mudanças na polícia.

Analise as relações de sentido dadas a seguir.

1. "relação simbiótica" é o mesmo que "relacionamento amigável".

2. "estar intimamente ligada" corresponde a "estar estreitamente relacionada".

3. "muito pouco provável" equivale a "com probabilidade remota".

4. "ser achacado" significa "ser molestado".

Estão corretas:

  • A.

    1, 2, 3 e 4.

  • B.

    2 e 3, apenas.

  • C.

    1 e 3, apenas.

  • D.

    1 e 2, apenas

  • E.

    2, 3 e 4, apenas.

Neste trecho, a vírgula após a palavra 'Bahia' é:

  • A.

    opcional, pois 'Bahia' e 'Estado' são termos equivalentes.

  • B.

    obrigatória, pois separa um termo de seu segmento explicativo.

  • C.

    opcional, pois depende do estilo de cada autor.

  • D.

    obrigatória, pois equivale a uma longa pausa na fala.

  • E.

    opcional, pois poderia ser substituída por um ponto final.

Sobre a concordância (nominal e verbal), analise as afirmações a seguir, referentes ao texto 3.

1. No trecho: "Todos aqueles que ainda têm a ousadia de falar e escrever...", o verbo destacado está no plural, concordando com o seu sujeito. No singular, esse verbo seria grafado como 'tem'.

2. O trecho: "... e dessa crença depende o seu sono e o seu acordar." exemplifica um caso em que o sujeito é composto. Apesar disso, o verbo está no singular porque concorda com o elemento mais próximo ('o seu sono').

3. No trecho: "Porque, com que instrumentos trabalha o educador?", o verbo destacado poderia estar no plural, concordando com 'instrumentos'.

4. No trecho: "São as palavras que orientam as mãos e os olhos.", o verbo destacado pode, também, concordar com o termo antecedente ('que'); nesse caso, estaria no singular.

Estão corretas:

  • A.

    1 e 2, apenas.

  • B.

    1, 3 e 4, apenas.

  • C.

    2 e 3, apenas.

  • D.

    1, 2, 3 e 4.

  • E.

    1 e 3, apenas.

Em Português, como em outras línguas, não há correspondência total entre sons e letras. Entre as conseqüências desse fato sobre a escrita, temos que uma mesma letra pode representar sons diferentes. Identifique a alternativa em que as ocorrências destacadas representam esse fenômeno.

  • A. Sílabas – Sei.
  • B. diZer – praZeres.
  • C. penSar – Ser.
  • D. eXperimentar – abaiXo.
  • E. AlfabetiZado – JoãoZinho.
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