Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa em que a concordância verbal está de acordo com as regras gramaticais.
A atitude dos professores dedicados refletem imediatamente no ensino-aprendizagem.
Nenhum dos alunos presentes percebeu que o professor observava tudo com atenção
Qual dos alunos podem negar que os professores são decisivos na nossa formação?
De fato, falta, nas nossas escolas, professores que sejam educadores comprometidos
Há propostas para que se elimine os professores das escolas e se adote os computadores.
Língua Portuguesa - Fonologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Algumas palavras da língua portuguesa apresentam hiato, caso em que as vogais ficam separadas, em sílabas diferentes. Um exemplo de hiato ocorre em:
muito
faculdade
saudade
gratuito
viúva
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A regra que justifica o acento gráfico em 'língua' também justifica o acento em:
gêmea.
página.
pára.
alguém.
baú.
Língua Portuguesa - Pontuação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O brasileiro tem medo da polícia. O pobre porque acha que vai apanhar. O rico porque tem certeza que vai ser achacado. A classe média porque não sabe em que categoria vai cair." Para o sentido pretendido nesse trecho, assinale a alternativa na qual a pontuação estaria incorreta.
O brasileiro tem medo da polícia: o pobre porque acha que vai apanhar; o rico porque tem certeza que vai ser achacado; a classe média porque não sabe em que categoria vai cair.
O brasileiro tem medo da polícia: o pobre porque acha que vai apanhar, o rico porque tem certeza que vai ser achacado, a classe média porque não sabe em que categoria vai cair.
O brasileiro tem medo da polícia. O pobre porque acha que vai apanhar, o rico porque tem certeza que vai ser achacado, a classe média porque não sabe em que categoria vai cair
O brasileiro, tem medo da polícia; o pobre, porque acha que vai apanhar. O rico, porque tem certeza que vai ser achacado; a classe média, porque não sabe em que categoria vai cair
O brasileiro tem medo da polícia. O pobre porque acha que vai apanhar; o rico porque tem certeza que vai ser achacado; a classe média porque não sabe em que categoria vai cair.
Língua Portuguesa - Semântica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; já que a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito.
Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; visto que a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito
Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; além do que a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito.
Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; contanto que a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito.
Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; conquanto a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As regras da concordância verbal foram plenamente seguidas em:
Efetivamente, falta, à polícia atual, instrumentos eficazes de trabalho.
Já faz mais de trinta anos que a sociedade sonha com mudanças no sistema policial.
O processo de mudanças nas corporações policiais exigem cautela da sociedade.
Cada um de nós precisamos ter consciência de nossos direitos, garantidos na Constituição.
Na década de 80, não haviam condições sociais favoráveis às mudanças na polícia.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Analise as relações de sentido dadas a seguir.
1. "relação simbiótica" é o mesmo que "relacionamento amigável".
2. "estar intimamente ligada" corresponde a "estar estreitamente relacionada".
3. "muito pouco provável" equivale a "com probabilidade remota".
4. "ser achacado" significa "ser molestado".
Estão corretas:
1, 2, 3 e 4.
2 e 3, apenas.
1 e 3, apenas.
1 e 2, apenas
2, 3 e 4, apenas.
Língua Portuguesa - Pontuação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Neste trecho, a vírgula após a palavra 'Bahia' é:
opcional, pois 'Bahia' e 'Estado' são termos equivalentes.
obrigatória, pois separa um termo de seu segmento explicativo.
opcional, pois depende do estilo de cada autor.
obrigatória, pois equivale a uma longa pausa na fala.
opcional, pois poderia ser substituída por um ponto final.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre a concordância (nominal e verbal), analise as afirmações a seguir, referentes ao texto 3.
1. No trecho: "Todos aqueles que ainda têm a ousadia de falar e escrever...", o verbo destacado está no plural, concordando com o seu sujeito. No singular, esse verbo seria grafado como 'tem'.
2. O trecho: "... e dessa crença depende o seu sono e o seu acordar." exemplifica um caso em que o sujeito é composto. Apesar disso, o verbo está no singular porque concorda com o elemento mais próximo ('o seu sono').
3. No trecho: "Porque, com que instrumentos trabalha o educador?", o verbo destacado poderia estar no plural, concordando com 'instrumentos'.
4. No trecho: "São as palavras que orientam as mãos e os olhos.", o verbo destacado pode, também, concordar com o termo antecedente ('que'); nesse caso, estaria no singular.
Estão corretas:
1 e 2, apenas.
1, 3 e 4, apenas.
2 e 3, apenas.
1, 2, 3 e 4.
1 e 3, apenas.
Língua Portuguesa - Fonologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em Português, como em outras línguas, não há correspondência total entre sons e letras. Entre as conseqüências desse fato sobre a escrita, temos que uma mesma letra pode representar sons diferentes. Identifique a alternativa em que as ocorrências destacadas representam esse fenômeno.
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