Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A alternativa em que os termos ligados pela conjunção E são termos equivalentes semanticamente é:
"a textura da pele e a cor dos cabelos";
"sob a pele fina e esticada";
"abuso de hormônios e anabolizantes";
"da violência e da depressão";
fica perigosamente vazia e sem sentido".
– Como se pode ver no texto, o verbo xingar é grafado com X; o vocábulo abaixo que NÃO deve ser grafado com essa mesma letra é:
"...os sentimentos de solidão parecem estar determinados..."; a alternativa em que a concordância verbal dessa mesma construção está errada é:
A frase cuja concordância está errada é:
"...eu telefono depois"; se colocamos essa frase na forma de discurso indireto, iniciando-a por "ele disse que...", a forma adequada é:
"Medo de que a máquina nos telefone de volta e nos xingue..."; a forma verbal abaixo que, por não apresentar uma forma correta de presente de subjuntivo, NÃO poderia substituir as formas telefone ou xingue:
linfócitos e célula levam acento ortográfico pela mesma razão que:
Rádio, família, música, publicitário, médio, freqüência, mídia; esses vocábulos do texto têm seu acento tônico justificado pelo seguinte número de regras:
5;
4;
3;
2;
1;
"Segundo um artigo publicado..."; o vocábulo que substitui adequadamente o vocábulo sublinhado no texto é:
Em "Você volta de férias, tenta se adaptar de novo à rotina e já pressente as surpresas" (l. 2), ocorre o emprego do acento de crase. Nessa passagem, ele se explica a partir da regra que trata do caso em que a preposição está:
sozinha e não há risco de ambigüidade;
sozinha, mas há risco de ambigüidade;
seguida de artigo feminino singular;
seguida de palavra tomada em sentido geral;
seguida de pronome demonstrativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...