Questões de Línguas Outras

Lista completa de Questões de Línguas Outras para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação às unidades lexicais da língua brasileira de sinais (LIBRAS), julgue os itens que se seguem. Para que um sinal seja considerado uma unidade lexical em LIBRAS, é necessário que ele apresente, no mínimo, configuração de mão, locação e movimento; caso contrário, o sinal não equivale a uma unidade do léxico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às unidades lexicais da língua brasileira de sinais (LIBRAS), julgue os itens que se seguem. Sendo a configuração de mão o principal elemento de composição do sinal, considerado a unidade lexical nas línguas de sinais, é correto afirmar que, em LIBRAS, não existe unidade lexical sinalizada sem configuração de mão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às unidades lexicais da língua brasileira de sinais (LIBRAS), julgue os itens que se seguem. Os sinais empregados em LIBRAS para as palavras diabo, silêncio e lotado não incluem movimento como parâmetro para sua realização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às unidades lexicais da língua brasileira de sinais (LIBRAS), julgue os itens que se seguem. No sinal empregado em LIBRAS para a palavra trabalho, a orientação das palmas das mãos realiza-se em posição contralateral, sendo o sinal articulado com as duas mãos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Impressora Braille computadorizada.

2. Adaptação de textos para transcrição.

3. Transcrição para o Braille.

4. Revisão Braille.

( ) Equipamento que produz, em papel, textos em Braille. Conecta-se a um microcomputador através de porta serial ou paralela. Pode ser de pequeno, médio e grande porte. Imprime em folhas avulsas, em formulários contínuos ou em ambas as formas.

( ) Processo referente às adequações e ajustes prévios que devem ser feitos num texto, antes de sua transcrição, considerando as características do conteúdo e as especificidades da leitura tátil.

( ) Reprodução em caracteres do alfabeto Braille, do conteúdo de um texto originalmente impresso no sistema comum de escrita.

( ) Verificação, através de leitura tátil, de possíveis incorreções cometidas no processo de transcrição.

A sequência está correta em

  • A. 4, 3, 2, 1.
  • B. 1, 2, 3, 4.
  • C. 4, 2, 1, 3.
  • D. 3, 2, 4, 1.

O sistema Braille, criado por Louis Braille, em 1825, na França, constituiu-se, desde então, o meio fundamental de leitura e escrita para as pessoas cegas em todo o mundo. No Brasil, há uma instituição que é referência no trabalho com deficientes visuais e esta, por sua vez, é um órgão do MEC. Assinale-a.

  • A. Instituto de Cegos do Brasil.
  • B. Instituto Benjamin Costant.
  • C. Instituto Imperial de Cegos do Brasil.
  • D. Instituto Nacional de Educação de Cegos.

Os sinais do código Braille são empregados geralmente em conformidade com os preceitos da ortografia oficial e com os textos que representa; há também números e sinais com eles usados. Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao uso dos pontos para numeração.

  • A. Não se estabelece numeração no sistema Braille, isto porque existem limitações de pontos.
  • B. O ponto (2) representa a vírgula e o ponto que em tinta se emprega para, num numeral decimal, separar a parte inteira da parte decimal.
  • C. O ponto (3) representa o ponto separador de classes. É corrente, contudo, só efetuar tal separação em números constituídos por mais de quatro algarismos, na parte inteira ou na parte decimal.
  • D. Os caracteres da 1ª série, precedidos dos pontos (3456), representam os algarismos de um a zero. Quando um número é formado por dois ou mais algarismos, somente o primeiro é precedido deste sinal.

Sobre o sistema Braille, analise as afirmativas a seguir.

I. O sistema de escrita em relevo conhecido pelo nome de “Braille” é constituído por 63 sinais formados por pontos a partir do conjunto matricial estabelecido pelos pontos (123456). Este conjunto de 6 pontos chama-se, por isso, sinal fundamental.

II. O espaço por ele ocupado, ou por qualquer outro sinal, denomina-se cela Braille ou célula Braille.

III. Para facilmente identificar e estabelecer exatamente a sua posição relativa, os pontos são numerados de cima para baixo e da esquerda para a direita. Os três pontos que formam a coluna ou fila vertical esquerda têm os números 1, 2, 3; aos que compõem a coluna ou fila vertical direita, cabem os números 4, 5, 6.

IV. O sistema de escrita Braille obedece às normas cultas da língua portuguesa; sendo assim, seu uso é limitado e não pode ser aprendido, devido ao grau de dificuldade.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e III.

Assinale a afirmativa correta.

  • A. Não há grafia Braille, isto porque não existe uma padronização na legislação brasileira.
  • B. Braille integral é um documento normalizador e de aprendizagem somente para os professores cegos.
  • C. De acordo com a grafia Braille para a Língua Portuguesa, Braille integral é um software disponibilizado gratuitamente aos usuários do Sistema Braille.
  • D. De acordo com a grafia Braille para a Língua Portuguesa, Braille integral é um documento normalizador e de consulta destinado especialmente a professores, transcritores, revisores e outros profissionais, bem como usuários do sistema Braille.

Quanto aos programas leitores de tela, assinale a alternativa correta.

  • A. Os leitores de tela são mais um meio de inclusão de pessoas cegas.
  • B. Todos os programas de voz permitem a navegação na Internet e em editores de texto, mas não acessam nenhum texto no formato “pdf”.
  • C. Ao acessar a Internet com qualquer um dos programas descritos, uma pessoa cega obtém os mesmos resultados de leitura em diferentes navegadores.
  • D. Os leitores de tela contam com os benefícios do Sistema Braille, substituindo-o.
  • E. A forma mais fácil de um cego utilizar os programas leitores de tela é clicar os ícones que deseja ouvir.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...