Questões de Línguas Outras

Lista completa de Questões de Línguas Outras para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Conforme a Grafia Química Braille para uso no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A. Usam-se sempre as Normas Técnicas para Produção de Textos em Braille ao transcrever textos químicos.
  • B. A Grafia Química Braille para uso no Brasil possibilita representar símbolos, fórmulas e equações, e, até mesmo, estruturas moleculares.
  • C. Grafia Química Braille para uso no Brasil possibilita representar símbolos, fórmulas e equações, e, até mesmo, estruturas moleculares.
  • D. A Grafia Química Braille para uso no Brasil não se baseia na Grafia Braille da Língua Portuguesa nem nas Normas Técnicas para Produção de Textos em Braille já que se trata de conteúdo específico.
  • E. A Grafia Química para uso no Brasil foi publicada em 2002 e ainda não passou por atualizações.

Fazem parte das características das práticas ouvintistas, EXCETO:

  • A. Construção da imagem dos surdos como incapacitados ou anormais
  • B. Negação ou ocultação da surdez
  • C. Políticas de inclusão educacional ao invés de políticas bilíngues
  • D. Valorização dos surdos alfabetizados

De acordo com a Grafia Química Braille para uso no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A. Com o suporte da Grafia Química para uso no Brasil, representam-se apenas ligações químicas horizontais. As ligações verticais e oblíquas não podem ser representadas em Braille.
  • B. A Grafia Química Braille para uso no Brasil é suficiente na adaptação de conteúdo químico não necessitando de informações ou adaptações adicionais.
  • C. Não é conveniente inserir fórmulas químicas em textos, pois pode causar confusão dos sinais. Essas fórmulas devem ser inseridas em anexos.
  • D. Estratégias metodológicas adicionais podem ser necessárias para complementar as informações dos conteúdos químicos transcritos em Braille e adaptados em relevo.
  • E. Para usar materiais com conteúdo químico transcritos em Braille, o usuário cego não precisa saber o Sistema Braille, apenas a Grafia Química Braille para uso no Brasil.

Sobre o aprendizado da língua portuguesa por pessoas surdas, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A idade em que se instalou e / ou foram detectados a surdez e o grau de perda auditiva influenciam no aprendizado da língua portuguesa na modalidade oral.

( ) O grau de perda auditiva do surdo em nada interfere na apropriação da modalidade escrita da língua portuguesa por pessoas surdas.

( ) A legislação brasileira prevê que os surdos sejam alfabetizados na língua portuguesa na modalidade escrita.

( ) O ensino da língua portuguesa para surdos numa perspectiva bilíngue deve considerar que a LIBRAS funciona numa estrutura gramatical distinta.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V V V F
  • B. V V V V
  • C. V F F V
  • D. F V V V

Fernando é cego e hábil leitor de livros em Braille adaptados segundo as normas práticas para a transcrição de textos em Braille. Nessa situação hipotética, ao ler estes livros, é correto afirmar que Fernando

  • A. não consegue identificar o número da página do livro em tinta.
  • B. não tem acesso a notas de rodapé.
  • C. desconhece a presença de imagens, gráficos e tabelas presentes nesses livros.
  • D. não tem acesso a todas as características das imagens por meio das descrições ou adaptações em relevo.
  • E. não tem acesso a índices e glossários presentes no original.

Leia a afirmativa a seguir.

 Carolina é surda e aprendeu LIBRAS desde cedo. Ela tem __________________ que a define como parte da ____________________. Já a ________________________ é composta pela LIBRAS, pela vida em associações e pelas artes Surdas.

Assinale a alternativa que apresenta as palavras que preenchem as lacunas corretamente.

  • A. um nome / comunidade surda / comunidade surda
  • B. um sinal / cultura surda / cultura surda
  • C. um sinal / comunidade surda / cultura surda
  • D. um nome / cultura surda / comunidade surda

Com relação à impressão em Braille, assinale a alternativa correta.

  • A. As impressoras Braille são máquinas de grande porte presentes em grandes empresas e editoras. Por isso, não podem ser utilizadas em residências.
  • B. Não se pode imprimir em Braille em ambos os lados do papel, pois um dos lados impediria o relevo do outro.
  • C. Todas as impressoras Braille imprimem em formulário contínuo, pois ainda não existem impressoras que imprimem em folhas soltas.
  • D. A impressão Braille é indicada em papéis comuns com gramatura até 70.
  • E. A encadernação com espiral do material Braille é indicada, pois além de ter baixo custo e possibilitar simples substituição de folhas, facilita a utilização ao movimentar as folhas e reduz o espaço ocupado.

Sobre os tradutores intérpretes de LIBRAS, é correto afirmar:

  • A. Professores de surdos e pessoas ouvintes que dominam a língua de sinais estão capacitados para trabalhar como intérpretes de língua de sinais em situações informais.
  • B. Os filhos de pais surdos podem ser considerados intérpretes de língua de sinais natos, pois tiveram a aquisição da LIBRAS como primeira língua.
  • C. O tradutor intérprete de LIBRAS deve reconhecer seu próprio nível de competência e ser prudente em aceitar tarefas, podendo até recusá-las, ou procurando assistência de outros intérpretes e / ou profissionais, quando necessário.
  • D. Nas cidades do interior com menos de 100 mil habitantes, os professores de alunos surdos podem ser considerados ao mesmo tempo professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e tradutores intérpretes de LIBRAS.

De acordo com as normas práticas para a transcrição de textos em Braille e com a Grafia Braille para a Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. Todas as imagens presentes no livro original devem ser adaptadas em relevo na transcrição em Braille.
  • B. É importante que o transcritor peça auxílio a um profissional da área específica ao fazer descrições de imagens de conteúdos que desconhece.
  • C. Não se deve inserir notas do transcritor sob risco de confundir o leitor com o texto original.
  • D. As tabelas e os gráficos devem ter seu conteúdo simplificado em Braille para que o leitor cego consiga compreendê-los.
  • E. Palavras estrangeiras presentes no livro original devem ser traduzidas ao serem transcritas para o Braille.

Durante as provas ou avaliações, o intérprete educacional deve agir da seguinte forma:

  • A. Ele deve fazer a tradução do português escrito para a língua de sinais de todas as questões da prova, exceto aquelas em que a interpretação seja a resposta da questão.
  • B. O intérprete deve fazer apenas a interpretação das instruções dadas na língua portuguesa falada.
  • C. Durante a prova, o candidato não pode se dirigir, em nenhuma hipótese, ao intérprete de LIBRAS.
  • D. O intérprete deve interpretar apenas questões relativas exclusivamente à estrutura da língua portuguesa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...