Questões de Línguas Outras

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Quanto à transcrição e à revisão de textos, assinale a alternativa correta.

  • A. Para transcrever textos para o Braille utilizando arquivos digitais, basta imprimi-los em impressora Braille sem ações adicionais.
  • B. Ao imprimir um livro com erro em alguma palavra, deve-se imprimi-lo novamente, pois a correção é impossível.
  • C. Há programas de computador que auxiliam na transcrição de textos em Braille, pois possibilitam a verificação dos pontos na tela.
  • D. Não é necessário o domínio do sistema Braille e de suas normas técnicas para se fazer a transcrição de materiais com o uso de programas de transcrição, adaptação e impressão.
  • E. Apenas pessoas que enxergam participam do processo de adaptação, transcrição e revisão de textos Braille.

São preceitos éticos da profissão do tradutor intérprete de LIBRAS, EXCETO:

  • A. confiabilidade: sigilo profissional
  • B. imparcialidade: o intérprete deve ser neutro e não interferir com opiniões próprias
  • C. discrição: o intérprete deve buscar não se destacar visualmente
  • D. distância profissional: o profissional intérprete e sua vida pessoal e crenças não devem se confundir

Para a produção de textos em Braille, faz-se uma adaptação do material a ser transcrito. A respeito das normas técnicas para a adaptação, assinale a alternativa correta.

  • A. Não é indicado que o adaptador compreenda sobre o assunto do texto, é recomendado apenas que seja conhecedor das normas para adaptação Braille.
  • B. A versão Braille de um texto deve ter seu conteúdo facilitado e menos complexo.
  • C. Todas as palavras com variação de cores e tamanhos no texto original necessitam de transcrição em Braille por meio de destaques como caixa alta e sinal de grifo.
  • D. Deve-se obedecer ao volume do texto original sem dividir ou aumentar o volume do material adaptado.
  • E. É possível complementar o material adaptado com mapas, tabelas, gráficos e objetos.

Sobre os modelos educacionais para surdos, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A educação oralista fundamenta-se na recuperação da pessoa surda em termos terapêuticos, a partir de uma perspectiva inatista de que é possível oralizar surdos, pois suas funções de fala são intactas.
  • B. O oralismo significou um retrocesso nas conquistas educacionais dos surdos, alcançadas a partir de modelos educacionais implementados na escola francesa Instituto Nacional de Surdos-Mudos de Paris e na escola americana Colégio Gallaudet.
  • C. No português sinalizado, os sinais são utilizados ora dentro da estrutura da língua portuguesa ora dentro da estrutura da língua de sinais.
  • D. Os sistemas de sinais artificiais, como o bimodalismo, promovem tentativas de ajustamento da língua oral-auditiva em uma modalidade espaço-gestual, negando à criança surda a oportunidade de desenvolver a capacidade natural para a linguagem.

A respeito da disposição do texto Braille, de acordo com a Grafia Braille para a Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. Os títulos e os subtítulos devem ser escritos na primeira linha do texto e o texto inicia-se na linha subsequente.
  • B. É preciso ter ao menos duas linhas de texto na página em que estiver o título e o subtítulo.
  • C. O parágrafo aconselhável em Braille é o modelo americano, que deixa uma linha em branco e não tem abertura de celas em branco.
  • D. Textos em versos devem ser centralizados.
  • E. As estrofes são indicadas por sinais específicos, sem linhas em branco, como forma de economia de espaço.

Assinale a alternativa que não apresenta um direito dos surdos, garantido pela legislação referente à educação dos surdos.

  • A. Os alunos têm o direito à escolarização em um turno diferenciado ao horário regular para o desenvolvimento de complementação curricular, com utilização de equipamentos e tecnologias de informação.
  • B. Os pais ou os próprios alunos podem optar pela educação em LIBRAS, oral, bimodal ou em Comunicação Total.
  • C. As instituições federais de ensino, de educação básica e superior, devem proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de LIBRAS / língua portuguesa.
  • D. Deve ser proporcionado aos professores que receberão surdos em suas classes acesso à literatura e informações sobre a especificidade linguística do aluno surdo.

Existem sinais exclusivos da escrita Braille. Acerca desses sinais, assinale a alternativa correta.

  • A. O sinal de número é utilizado para indicar números romanos.
  • B. O sinal de maiúscula é usado para aumentar o tamanho da cela, formando a letra maiúscula, uma letra maior que as demais.
  • C. O sinal formado pelos pontos 3 e 5, na mesma cela, é utilizado para indicar itálico, negrito ou sublinhado.
  • D. Os sinais de índices superiores e inferiores são colocados nas partes superior e inferior das celas.
  • E. O sinal formado pelos pontos 3 e 5 indica negrito e o sinal formado pelos pontos 2 e 5 indica itálico.

Um recurso bastante utilizado na Língua Brasileira de Sinais é a marcação não manual de elevação das sobrancelhas, além de uma pequena pausa entre um elemento e o restante da sentença. Essa marcação tem como escopo somente esse primeiro elemento, sendo possível a ocorrência de outra marca não manual na sequência, de acordo com o tipo de construção que segue.

Essa definição diz respeito ao aspecto linguístico da LIBRAS:

  • A. derivação.
  • B. topicalização.
  • C. indagação.
  • D. composição.

A respeito dos pontos empregados para formar os sinais do alfabeto, segundo a Grafia Braille em Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. O ponto 1 está presente nas letras a, b, f e g.
  • B. A letra r é formada pelos pontos 1, 4 e 6.
  • C. O ponto 6 está presente nas letras c, d e f.
  • D. A letra l e a letra v são formadas pelos mesmos pontos, exceto o ponto 4 que está presente apenas na letra v.
  • E. Todas as letras minúsculas do alfabeto, sem destaques, são formadas por duas ou mais celas.

São situações e desafios rotineiros que o intérprete de LIBRAS vivencia em sala de aula, EXCETO:

  • A. Os alunos surdos dirigem questões, comentam e travam discussões em relação aos tópicos abordados com o intérprete e não com o professor.
  • B. O professor delega ao intérprete a responsabilidade de assumir o ensino dos conteúdos desenvolvidos em aula.
  • C. conteúdos desenvolvidos em aula. C) O professor consulta o intérprete a respeito do desenvolvimento do aluno surdo, por considerá-lo a pessoa mais indicada a dar um parecer a respeito.
  • D. Muitas palavras não possuem correspondentes em sinais. Nesses casos, a melhor opção é a datilologia.
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