Questões de Línguas Outras

Lista completa de Questões de Línguas Outras para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os programas Jaws, Virtual Vision, Orca e Nvda são leitores de tela. Acerca desses programas, assinale a alternativa correta.

  • A. É importante que os programadores criem acessibilidade nos sites para que os usuários cegos possam usar os programas leitores de tela em diferentes sites com mais autonomia.
  • B. Programas leitores de tela não acessam os ambientes virtuais de aprendizagem utilizados em escolas e faculdades brasileiras.
  • C. É necessário o uso de teclado Braille para que pessoas cegas utilizem os programas leitores de tela.
  • D. As funcionalidades desses programas são as mesmas, já que leem os mesmos aplicativos.
  • E. Todos os leitores de tela mencionados são exclusivos da língua portuguesa. Textos em outras línguas devem contar com outros leitores de tela.

A respeito do soroban, assinale a alternativa correta.

  • A. O soroban não pode ser usado por pessoas cegas em avaliações, pois oferece respostas aos cálculos.
  • B. O soroban, adaptado para pessoas com deficiência visual, apresenta os numerais em relevo.
  • C. Os sorobans modernos realizam cálculos autonomamente como uma calculadora.
  • D. O soroban é um instrumento de registro das operações.
  • E. O único problema no uso do soroban é a lentidão dos cálculos, mesmo quando usado por pessoas experientes.

Para impressão em Braille, usa-se frequentemente no Brasil o programa Braille Fácil. Acerca da impressão Braille e do uso do programa Braille Fácil, assinale a alternativa correta.

  • A. A única forma de se imprimir em Braille é com o programa Braille Fácil.
  • B. Ao colar um texto de um aplicativo editor de texto, de qualquer área do conhecimento, no programa Braille Fácil, a adaptação será automática e de acordo com as Normas Técnicas para Produção de Textos em Braille.
  • C. O Braille Fácil conta com um simulador de teclado Braille.
  • D. Um inconveniente do programa Braille Fácil é que ele não possibilita a impressão de gráficos ou desenhos táteis.
  • E. Para usar o Braille Fácil no Brasil deve-se importá-lo do exterior.

De acordo com o Código Matemático Unificado, assinale a alternativa que expõe corretamente os pontos dos sinais das operações fundamentais.

  • A. Os pontos do sinal de adição são: (125)
  • B. Os pontos do sinal de subtração são: (36)
  • C. Os pontos do sinal de divisão são: (245)
  • D. Os pontos do sinal de multiplicação são: (1346)
  • E. Os pontos do sinal de mais ou menos são: (26)

A respeito dos parênteses auxiliares usados em produções matemáticas, assinale a afirmativa correta.

  • A. Os parênteses auxiliares devem ser transcritos para o Braille sempre que existirem no material original.
  • B. É necessário inserir os parênteses auxiliares mesmo quando o trecho a ser transcrito já conta com parênteses comuns.
  • C. Podem ser colocados no máximo dois parênteses auxiliares sucessivos.
  • D. Parênteses auxiliares não são usados em radicandos.
  • E. Os parênteses auxiliares são formados pelos pontos (26) para abrir e, (35) para fechar.

De acordo com o Código Matemático Unificado e com as Normas Técnicas para Produção de Textos em Braille, assinale a alternativa correta.

  • A. Os símbolos matemáticos em Braille devem ser separados por celas em branco.
  • B. Em livros de Matemática e de Ciências, em Braille, não é indicada a presença de tabelas com os sinais matemáticos utilizados e seus significados, pois são amplamente conhecidos dos usuários.
  • C. Em produções Braille que envolvem letras de outros alfabetos, recorrentes em matemática, devem-se usar similares do alfabeto da língua portuguesa, pois não há forma de escrevê-las em Braille.
  • D. Quando couberem, expressões e sentenças curtas devem ser escritas em uma só linha.
  • E. Expressões e sentenças longas devem contar com ajuste no tamanho do papel, pois não podem ser divididas em linhas diferentes.

Acerca do Manual Internacional de Musicografia Braille, assinale a alternativa correta.

  • A. Não é preciso conhecer o Sistema Braille para realizar a transcrição de músicas em Braille.
  • B. Devem ser feitas contrações e abreviações do material musical a fim de facilitar o entendimento do usuário do Braille, ainda que não estejam presentes no original.
  • C. Devem ser usados símbolos nacionais para elementos como “mais” e “menos” sem descrições adicionais, já que são amplamente conhecidos em suas localidades.
  • D. Para se fazer transcrições de músicas e textos musicais em Braille no Brasil, é suficiente o conhecimento da Grafia Braille da Língua portuguesa e suas Normas Técnicas.
  • E. É importante o uso dos símbolos propostos no Manual Internacional de Musicografia Braille em detrimento dos símbolos locais para que a internacionalização da Musicografia Braille seja promovida.

Assinale a alternativa que apresenta a situação em que o intérprete de LIBRAS agiu corretamente.

  • A. Durante a interpretação de uma consulta médica para um paciente surdo, o médico dirigia as perguntas ao intérprete. O intérprete comunicou imediatamente ao surdo o fato e disse a ele que reivindicasse ao médico que as questões fossem feitas diretamente para o próprio surdo.
  • B. Durante a aula, o único surdo caiu no sono. O intérprete o acordou para que ele não perdesse a aula.
  • C. A mãe de um aluno surdo perguntou ao intérprete sobre uma situação de conflito que o filho vivenciou na sala de aula. O intérprete se recusou a responder, pois essa é uma função do professor da classe.
  • D. O aluno surdo saiu da sala para ir ao banheiro. Quando ele retornou, o intérprete disse a ele o que foi explicado pelo professor durante a sua ausência.

Com base no Manual Internacional de Musicografia Braille, assinale a alternativa correta.

  • A. Os países participantes do acordo para produção do manual não tiveram divergências, já que todos os países que utilizavam a musicografia Braille faziam uso dos mesmos sinais.
  • B. Esse manual é internacional, pois contempla todos os tipos de música da atualidade.
  • C. O manual apresenta formatos que devem ser seguidos, que se referem a um acordo internacional, bem como formatos amplamente, mas não unanimemente aceitos.
  • D. Nesse manual há os formatos específicos de transcrição usados em todo o mundo.
  • E. Esse manual encerra o trabalho de unificação da Musicografia Braille, pois as atualizações que surgirem na música deverão usar os mesmos símbolos já descritos.

São marcos definidores dos caminhos da educação dos surdos brasileiros, EXCETO:

  • A. Congresso de Milão
  • B. Fundação do atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES)
  • C. Aprovação da Lei da LIBRAS
  • D. Aprovação da Lei das Escolas Bilíngues para Surdos
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...