Questões de Línguas Outras

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São pessoas que têm identidade surda plena, geralmente são filhos de pais surdos, têm consciência surda, são mais politizados, têm consciência da diferença, e têm a língua de sinais como língua materna. Usam recursos e comunicações visuais. Chamamos de:

  • A. Identidade surda volátil.
  • B. Identidade surda híbrida.
  • C. Identidade surda plena.
  • D. Identidade surda.

Denomina-se Surdez a diminuição da capacidade de percepção normal dos sons, sendo considerado surdo o indivíduo cuja audição não é funcional na vida comum. Muitas pessoas desenvolvem problemas auditivos ao longo de sua vida, por causa de acidentes ou doenças. Consideramos surdez profunda indivíduos com perda auditiva:

  • A. Entre 25 db e 40 db.
  • B. Entre 41 db e 55 db.
  • C. Entre 71 db e 90 db.
  • D. Acima de 91db.

Em todos os locais que possibilitam acesso, circulação e utilização por pessoas portadoras de deficiência auditiva, e em todos os serviços que forem postos à sua disposição ou que possibilitem o seu uso, é obrigatória a colocação, de forma visível do

  • A. Símbolo Nacional de Surdez.
  • B. Símbolo Internacional de Surdez.
  • C. Placa Localizada de Surdez.
  • D. Placa Nacional Indicativa de Surdos.

Os sistemas de ensino devem, a partir de 2006, organizar classes ou escolas bilíngues, abertas a:

  • A. Surdos e ouvintes.
  • B. Surdos mudos.
  • C. Específica para surdos.
  • D. Surdos e cegos.

A comunicação é fator indispensável para o desenvolvimento do ser humano. É através da linguagem que o pensamento se organiza, se estrutura e a expressão humana acontece. Usar a língua de sinais é:

  • A. Falar com a boca e ouvir com os olhos.
  • B. Falar com as mãos e ouvir com olhos.
  • C. Falar com as mãos e ouvir com as orelhas.
  • D. Falar com as mãos e ouvir com os ouvidos.

O bilinguismo tem como proposta facilitar o ensino no espaço escolar através de duas línguas. Neste caso chamamos a língua de sinais e a língua portuguesa de:

  • A. Primeira língua (L1) e língua B (LB).
  • B. Primeira língua (L1) e segunda língua (L2).
  • C. Língua mãe (LM) e segunda língua (SL).
  • D. Língua A (LA) e língua B (LB).

Sabemos que a língua de sinais não tem característica universal. Os sinais se formam por combinações de movimentos e formas. A Língua Brasileira de Sinais, tem influência e foi desenvolvida da língua:

  • A. Francesa.
  • B. Inglesa.
  • C. Italiana.
  • D. Argentina.

Trata-se da língua vista ou ouvida pelo intérprete, para a partir dela fazer a interpretação e tradução. Chamamos esta de língua:

  • A. Primeira.
  • B. Fonte.
  • C. Mãe.
  • D. Primária.

Assinale a alternativa que dispensa o uso dos parênteses auxiliares na transcrição para o Sistema Braille.

  • A. Três vezes x mais y sobre x menos y;
  • B. Delta é igual a b elevado ao quadrado menos quatro vezes a vezes c;
  • C. Ângulo reto DEF;
  • D. Segmento de reta AB;
  • E. Raiz quadrada de a mais b.

De acordo com a Grafia Braille para a Língua Portuguesa, modalidade braille é

  • A. A apresentação gráfica dos 64 sinais do Sistema Braille, distribuídos em sete linhas ou séries, organizadas de acordo com critérios definidos;
  • B. Uma sequência ordenada conforme a disposição das sete séries do Alfabeto Braille;
  • C. A forma específica de emprego do braille, segundo uma determinada área do conhecimento humano: Literatura, Música, Ciências, Informática, etc.;
  • D. A representação específica de acordo com uma área de conhecimento;
  • E. A escrita braille em que se representa cada caractere correspondente no sistema comum de escrita.
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