Questões de Línguas Outras

Lista completa de Questões de Línguas Outras para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Hoje se sabe que há duas técnicas diferentes para o uso e a aplicação do soroban. De acordo com essa afirmativa, um dos objetivos da CBS (Comissão Brasileira de Estudo e Pesquisa do soroban) é

  • A. fundir as duas técnicas visando tornar o uso do soroban mais acessível tanto para alunos quanto para professores;
  • B. fazer um estudo comparativo dessas técnicas e selecionar, estatisticamente, aquela que oferecer maior facilidade de aprendizagem;
  • C. não considerar ainda o soroban como recurso pedagógico, visto que a maioria dos professores não possui domínio das técnicas de aplicabilidade ao utilizar esse aparelho;
  • D. organizar o currículo escolar de forma a encorajar crianças cegas congênitas a investigar mais criativamente o uso de objetos;
  • E. organizar e sistematizar as duas técnicas de uso e ensino do soroban vigentes no Brasil.

Após a Segunda Guerra Mundial, o soroban começou a ser divulgado no Brasil. Marque a alternativa que indica o responsável por este fato.

  • A. José Valesin;
  • B. Joaquim Lima de Moraes;
  • C. Fukutaro Kato;
  • D. Manoel Costa Carnayba;
  • E. Albert Joseph Asenho.

Quanto ao NVDA, é correto afirmar que

  • A. é um leitor de telas gratuito, desenvolvido no Brasil;
  • B. é um leitor de telas desenvolvido pela Freedom Scientific oferecendo suporte a vários idiomas incluindo o Português;
  • C. é um software livre e gratuito para ler tela em ambiente windows, com suporte a vários idiomas incluindo o Português;
  • D. é um sistema operacional para microcomputador, baseado no uso intensivo de síntese de voz e navegação via teclado, desenvolvido no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ);
  • E. é um software de alto custo, mas que pode ser instalado em qualquer computador, desde que seja craqueado.

Assinale a alternativa que contém uma afirmação incorreta quanto ao leitor de telas JAWS.

  • A. Na leitura de um texto, para aumentar a velocidade pressiona-se a tecla Page Up.
  • B. Na leitura de um texto para diminuir a velocidade pressiona-se a tecla Page Down.
  • C. Quando não se tratar da leitura de textos, para aumentar a velocidade pressiona-se as teclas CTRL+ALT+Page Up.
  • D. Quando não se tratar da leitura de textos, para diminuir a velocidade pressiona-se as teclas CTRL+ALT+Page Down.
  • E. Para voltar à velocidade padrão deve-se pressionar ESC.

Os pontos (25 135), (246 25) e (246 25 135) representam, respectivamente,

  • A. Seta para a esquerda, seta de duplo sentido e seta para a direita;
  • B. Seta para a esquerda, seta para a direita e seta de duplo sentido;
  • C. Seta para a direita, seta de duplo sentido e seta para a esquerda;
  • D. Seta de duplo sentido, seta para a direita e seta para a esquerda;
  • E. Seta para a direita, seta para a esquerda e seta de duplo sentido.

Os parênteses auxiliares não têm correspondentes no sistema comum de escrita. É um recurso próprio do Sistema Braille. Marque a alternativa que precisa do uso dos parênteses auxiliares na transcrição.

  • A. Raiz cúbica de quatro vezes x mais oito;
  • B. Zero vírgula quinhentos e cinquenta e cinco reticências;
  • C. X elevado a sétima potência;
  • D. Y sobre nove;
  • E. Seis sobre x.

No Sistema Braille, os parênteses são utilizados nos contextos literário, matemático e informático. Marque a alternativa em que aparecem os pontos correspondentes aos parênteses utilizados na Matemática.

  • A. (12356, 23456);
  • B. (5 126) (5 345);
  • C. (126 3) (6 345);
  • D. (126) (345);
  • E. (5 12356) (5 23456).

A avaliação permanente da simbologia braille adotada no Brasil, atentando para a necessidade de adaptá-la ou alterá-la, particularmente face à evolução técnica e científica e procurando compatibilizar esta simbologia, sempre que possível, com as adotadas nos países de línguas portuguesa e castelhana é objetivo da

  • A. UNESCO;
  • B. Organização Nacional dos Cegos do Brasil;
  • C. Fundação Dorina Nowill para Cegos e Instituto Benjamin Constant;
  • D. Comissão Permanente de Braille da União Mundial de Cegos;
  • E. Comissão Brasileira do Braille.

Leia com atenção as afirmações seguintes e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Uma das funções do revisor de texto em braille é verificar, através de leitura tátil, as possíveis incorreções cometidas pelo profissional da transcrição.

( ) No processo de transcrição as fichas catalográficas devem ser transcritas rigorosamente de acordo com o original.

( ) O destaque que se deve ter na transcrição dos títulos e subtítulos em relação aos textos é de três ou mais linhas em branco e um de traço para sublinhar, com os sinais 46 do início ao final da linha, processos que substituem, com vantagem, o itálico e a caixa alta, corretamente usados nas edições em tinta.

( ) Para a impressão de textos em braille é importante observar que a medida dos livros é padronizada pelas “Normas Técnicas para Produção de Textos em Braille”.

( ) A transcrição das notas de rodapé deve ser feita na página posterior em que aparecem as chamadas do texto. A sequência correta, de cima para baixo, é:

A sequência correta a ser assinalada está reproduzida em

  • A. F – F – V – V – V;
  • B. V – V – F – V – F;
  • C. V – V – V – F – F;
  • D. V – F – F – V – V;
  • E. V – V – F – F – V.

Na trajetória das pessoas com deficiência no Brasil, que eram “ignoradas” ou “caminhavam em silêncio”, o ano de 1981 foi um marco histórico e decisivo, pois foi declarado pela ONU como

  • A. Ano Importante da Pessoa com Deficiência;
  • B. Ano Importante para Pessoa Deficiente;
  • C. Ano Internacional das Pessoas com Deficiência;
  • D. Ano Incluindo a Pessoa com Deficiência;
  • E. Ano Internacional da Pessoa Deficiente.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...