Questões de Línguas Outras

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A forma que a mão assume durante a execução do sinal é chamada

  • A.

    configuração de mão.

  • B.

    ponto de articulação.

  • C.

    movimento.

  • D.

    direcionalidade.

Em LIBRAS - os verbos que possuem concordância de gênero são chamados de verbo classificador porque concorda com o sujeito ou objeto da frase. A configuração de mão é uma marca de concordância de gênero: PESSOA, ANIMAL, COISA, VEÍCULO. Com relação os processos de formação de sinais na LIBRAS:

I. Cair.

II. Tesoura.

III. Mover.

IV. Andar.

V. Barco.

 Assinale a alternativa que contempla itens CORRETOS:

  • A.

    I, II, III, IV;

  • B.

    I, II, III, V;

  • C.

    I, II, IV, V;

  • D.

    I, III, IV, V;

  • E.

    I, III, IV.

Assinale o grupo que possui apenas palavras relacionadas ao tema Frühstück.

  • A.

    Honig, Müsli, Butter, Schinken.

  • B.

    Brot, Mehl, Kakao, Käse.

  • C.

    Saft, Tee, Joghurt, Hähnchen.

  • D.

    Nudeln, Obst, Brötchen, Gurke.

  • E.

    Kaffee, Marmelade, Essig, Gelee.

Assinale a alternativa que não pode ser considerada uma característica das línguas de sinais.

  • A.

    Variações regionais.

  • B.

    Mudanças históricas.

  • C.

    Iconicidade e arbitrariedade.

  • D.

    Flexões verbais.

Na frase, “quantos filhos você quer ter”? a transcrição da mesma em LIBRAS ocorre em:

As preposições alemãs denominadas Wechselpräpositionen diferenciam-se das demais por qual motivo?

  • A.

    Elas determinam casos diferentes de acordo com a classe gramatical da palavra com a qual se relacionam.

  • B.

    Seu uso varia de acordo com o registro (coloquial ou formal).

  • C.

    Apenas determinam o caso quando o substantivo com o qual elas se relacionam for precedido de artigo.

  • D.

    Seu uso difere dependendo da região (norte ou sul).

  • E.

    Elas regem casos diferentes, dependendo da ausência ou não de deslocamento.

Existem muitos mitos em torno das Línguas de sinais. Assinale a alternativa que não apresenta uma propriedade da LIBRAS.

  • A.

    Cada país tem sua própria língua de sinais.

  • B.

    As línguas de sinais tem estrutura diferente das línguas orais.

  • C.

    As línguas de sinais são línguas completas assim como as línguas orais, permitindo falar de coisas concretas e também abstratas.

  • D.

    As línguas de sinais são mais simples que as línguas orais, porque não possuem por exemplo elementos de ligação como artigos, conjunções e preposições.

A cultura surda é muito recente no Brasil, tem pouco mais de cento e vinte anos. Pode-se perceber uma identidade sendo ou seja, características surda, como:

I. A maioria das pessoas surdas prefere um relacionamento mais intimo com outra pessoa surda;

II. Suas piadas envolvem a problemática da incompreensão da surdez pelo ouvinte que geralmente é o português que não percebe bem, ou quer dar uma de esperto e se dá mal.

III. O surdo tem um modo próprio de olhar o mundo onde as pessoas são expressões faciais e corporais. Como falar com as mãos possui uma agilidade que podem se transformar em poesia.

IV. A cultura surda não é sinônimo de identidade surda.

V. Os surdos não têm cultura própria.

Assinale a alternativa que contemplam todos e somente itens INCORRETOS:

  • A.

    I, II e III;

  • B.

    II, III e IV;

  • C.

    II e III;

  • D.

    III e IV;

  • E.

    IV e V.

Assinale a alternativa que possui apenas pronomes pessoais no caso dativo.

  • A.

    mir / dich / sie

  • B.

    dir / ihm / ihnen

  • C.

    uns / ihn / es

  • D.

    uns / euch / sie

  • E.

    dich / ihn / Ihnen

A Lei nº 10.436/02 dispõe sobre o reconhecimento da língua de sinais brasileira como o meio de comunicação da população surda do Brasil. O Decreto-lei nº 5.626/2005 que regulamenta esta lei dispõe sobre a formação do tradutor e intérprete de LIBRAS. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A formação do tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa deve efetivar-se por meio de curso superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras - Língua Portuguesa.

  • B.

    A formação de tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, em nível médio, deve ser realizada por meio de cursos de educação profissional; cursos de extensão universitária e cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por secretarias de educação.

  • C.

    Caso não haja pessoas com a titulação exigida para o exercício da tradução e interpretação de Libras - Língua Portuguesa, as instituições federais de ensino devem incluir, em seus quadros, profissional ouvinte, de nível médio, com competência e fluência em Libras para realizar a interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação no ensino fundamental.

  • D.

    Caso não haja pessoas com a titulação exigida para o exercício da tradução e interpretação de Libras - Língua Portuguesa, as instituições federais de ensino devem incluir, em seus quadros, pessoas que convivam com a comunidade surda e nelas tenham aprendido a LIBRAS mesmo que de maneira não oficial.

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