Questões de Línguas Outras

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A FENEIS foi fundada em 1987, quando os surdos resolveram assumir a liderança da Federação Nacional de Educação da Deficiência auditiva (FENEIDA) sua sede é no Rio de janeiro, mas já possui dez regiões:

I. Belo Horizonte, Teófilo o Toni, Brasília.

II. Paraíba, Ceará, Espírito Santo.

III. Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis.

IV. São Paulo, Recife, Fortaleza, Manaus.

V. Belém, Rio Grande do Norte, Bahia.

Assinale a alternativa que contemplam somente itens CORRETOS:

  • A.

    I, II, III, IV;

  • B.

    I, II, III, V;

  • C.

    I, III, IV, V;

  • D.

    I, II, IV, V;

  • E.

    I, III, IV.

Assinale a alternativa que contém apenas verbos com prefixo separável (trennbare Verben).

  • A.

    anrufen / entschuldigen / erzählen

  • B.

    aufmachen / bezahlen / einschlafen

  • C.

    aufräumen / ausgehen / versprechen

  • D.

    abfahren / ankommen / aufstehen

  • E.

    einkaufen / verstehen / weggehen

A Educação bilíngue no Brasil, sugere que a criança surda aprenda, primeiro, a sua língua natural ou língua materna que é a língua de sinais (L1) e, posteriormente, a Língua oral como segunda língua (L2). Neste contexto, surge o intérprete cuja função é

  • A.

    ensinar a língua de sinais a criança surda.

  • B.

    auxiliar o professor a compreender a criança surda.

  • C.

    fazer a tradução/interpretação dos conteúdos acadêmicos que devem ser ensinados pelo professor, da língua portuguesa para a língua de sinais, podendo ajudá-lo na elaboração de seus conteúdos e estratégias.

  • D.

    após a aquisição da língua de sinais pelo aluno, fazer a tradução/interpretação dos conteúdos acadêmicos que devem ser ensinados pelo professor de língua portuguesa, sem interferir em sua elaboração.

É no inicio do século XVI que surgem relatos de diversos pedagogos que se dispuseram a trabalhar com surdos, dentre eles trabalhava um importante pedagogo alemão, professor de surdos, seu método de educar era conhecido apenas pelo seu filho. Essa filosofia educacional oralista remete os métodos de:

  • A.

    Heinicke;

  • B.

    Pedro Ponce de Leon;

  • C.

    O abade Charles M. De L’Epée;

  • D.

    Willian Stokoe;

  • E.

    Juan Pablo Bonet.

Assinale a oração gramaticalmente correta.

  • A.

    Wenn ich klein war, habe ich auf dem Land gelebt.

  • B.

    Wenn kommst du?

  • C.

    Ich rufe dich an, wann ich Zeit habe.

  • D.

    Immer als wir ins Kino gingen, kauften wir Popcorn.

  • E.

    Ich weiß nicht, wann sie kommt.

A LIBRAS apresenta parâmetros fundamentais para sua execução, chamados Parâmetros principais da LIBRAS. Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta esses parâmetros.

  • A.

    Expressões, gestos e alfabeto manual ou dactológico.

  • B.

    Alfabeto manual, ponto de articulação e movimento.

  • C.

    Expressão, ponto de articulação e movimento.

  • D.

    Configuração de mãos, ponto de articulação e movimento.

A Educação de surdos é um assunto inquietante pelas dificuldades que impõe e por suas limitações. As propostas educacionais direcionadas para o sujeito surdo têm como objetivo:

I. Proporcionar o desenvolvimento pleno de suas capacidades, contudo não é isso que se observa na pratica.

II. É no inicio do século XX que se começa a admitir que os surdos possam aprender através de procedimentos pedagogicos sem que haja interferências sobrenaturais.

III. Cada pedagogo trabalhava autonomamente e não era comum a troca de experiência.

IV. Durante a antiguidade e por quase toda a idade média pensava-se que os surdos fossem educáveis.

V. O propósito da educação dos surdos, então, era que estes pudessem desenvolver seu pensamento, adquirir conhecimento e se comunicar com o mundo ouvinte.

Assinale a alternativa que contemplam todos e somente itens CORRETOS:

  • A.

    I e II;

  • B.

    I, II e III;

  • C.

    I, III e IV;

  • D.

    II, III e IV;

  • E.

    I, III, IV e V.

Assinale a alternativa que contém apenas palavras femininas.

  • A.

    Banane, Orange, Milch, Wurst.

  • B.

    Salat, Hähnchen, Marmelade, Brot.

  • C.

    Butter, Brötchen, Torte, Tee.

  • D.

    Joghurt, Ei, Apfel, Zwiebel.

  • E.

    Cola, Schokolade, Orangensaft, Kaffee.

Após quase 10 anos do reconhecimento da LIBRAS como Língua em nosso País, ainda enfrentamos dificuldades para a prática do Bilinguismo no Brasil. Estas dificuldades se devem a alguns fatores exceto um. Assinale a alternativa que o apresenta.

  • A.

    À falta da luta dos Surdos por seus direitos.

  • B.

    Ao preconceito.

  • C.

    Às mudanças na sociedade e na educação as quais envolve questões políticas e econômicas.

  • D.

    Ao fato do Oralismo ainda ser muito presente nos dias de hoje.

Assinale a oração em que o verbo “werden” está sendo utilizado como auxiliar da voz passiva.

  • A.

    Ich werde das nicht machen.

  • B.

    Sie wollte Ärztin werden.

  • C.

    Ich glaube, es wird regnen.

  • D.

    Der Computer wird morgen repariert.

  • E.

    Ihr Bruder ist Ingenieur geworden.

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