Questões sobre LIBRAS

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Nas etapas iniciais de escolarização, em escolas inclusivas, a presença dos intérpretes de língua de sinais na sala de aula garante o

  • A. acesso e a permanência do aluno surdo por dois anos em cada série, pois dão ênfase ao conhecimento da língua portuguesa.
  • B. aprendizado do corpo discente e docente visto que seu papel é interpretar apenas o que é dito pelos professores.
  • C. direito das pessoas surdas ao acesso às informações através da Libras e a uma educação bilíngue.
  • D. direito das pessoas surdas ao acompanhamento escolar ensinado por intérpretes de Libras em sala especial.
  • E. apoio deste profissional na elaboração das atividades e escolha dos conteúdos a serem ensinados aos alunos surdos, enquanto o professor ouvinte se responsabiliza pela educação dos alunos ouvintes.

Nocodemus (2009) constata que prosódia possui um papel essencial na produção e percepção de cada enunciado de uma língua, falada ou sinalizada. Para adquirir a competência prosódica nas línguas de sinais, de forma a romper com as dificuldades de compreensão entre uma língua e outra, o intérprete deverá ter consciência e conhecimento sobre

  • A. velocidade de articulação, leitura orofacial, expressões corporais e movimentos.
  • B. configuração de mão, mímica, movimento, desenho e expressões não manuais.
  • C. expressão facial afetiva, glosas, pontos de articulação e marcadores manuais.
  • D. aplicação de vários recursos em combinação com a sintaxe: marcar a função expressiva, função apelativa, ironia e modalização.
  • E. velocidade de articulação, tamanho do espaço de sinalização, intensidade de movimentos, pausas e marcadores não manuais.

A língua de sinais é a única língua natural que consegue exercer plenamente todas as três funções linguísticas para os surdos: percepção, cognição e comunicação. Com base nesta fundamentação, a língua

  • A. de sinais sempre deverá ser a L1 dos surdos, mesmo que ela seja adquirida tardiamente e de forma incompleta.
  • B. de sinais poderá ser considerada L1 dos surdos, sendo ela adquirida exclusivamente no espaço educacional.
  • C. portuguesa deverá ser utilizada exclusivamente na comunicação entre o surdo mudo e pessoas normais.
  • D. portuguesa sempre deverá ser a L1 dos surdos, mesmo que ela seja adquirida tardiamente e de forma incorreta.
  • E. de sinais deverá ser considerada L2 aos surdos filhos de pais surdos.

Considere:

Lacerda (2009) afirma que o trabalho de interpretação não pode ser visto apenas como um trabalho ........ . É necessário que se considere a esfera ........ na qual o discurso está sendo enunciado, sendo, portanto, fundamental mais do que conhecer a ........ , conhecer o funcionamento da mesma, dos diferentes usos da linguagem nas diferentes esferas de atividade humana.

Preenchem as lacunas da frase acima, correta e respectivamente:

  • A. voluntário − religiosa e a midiática − gramática
  • B. linguístico − cultural e a social − gramática
  • C. acadêmico − jurídica e a familiar − expressão corporal
  • D. participativo − trabalhista e a política − legislação
  • E. acadêmico − religiosa e a midiática − legislação

Sobre tradutor e intérprete, considere:

I. O tradutor se atém às palavras e aos sinais de Libras e o intérprete ao estudo dos textos escritos.

II. Traduzir está ligado à tarefa de versar de uma língua para outra trabalhando com textos escritos. Interpretar está ligado à tarefa de versar de uma língua para outra nas relações interpessoais.

III. A tradução e a interpretação não são ações distintas e devem atuar na modalidade simultânea e consecutiva em todos os espaços onde há surdos.

IV. O intérprete não deve se estender para além de 20 ou 30 minutos. Os intervalos são importantes para que ele descanse e possa voltar a se concentrar novamente.

V. O tradutor trabalha sempre isoladamente. São horas de trabalho diante do computador, entre livros e outras fontes de pesquisa e consultas.

Esta correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I, II e III.
  • C. I, III e V.
  • D. III e IV.
  • E. II, IV e V.

Com base na figura acima, assinale a alternativa correta.

  • A. A configuração de mão apresentada na figura representa o classificador V, que se refere a objetos na posição vertical.
  • B. O classificador em ANDAR também pode ser utilizado com outros significados, como “duas pessoas passeando”.
  • C. O classificador em V pode referir apenas à maneira como as pessoas andam, não podendo ser utilizado para referir aos animais.
  • D. O classificador em V também pode referir a uma pessoa correndo, se executado com movimentos rápidos.
  • E. O classificador para se referir a uma pessoa de pé, parada, é realizado com a configuração de mão em “G”, com as pontas dos dedos para baixo.

Corresponde a exemplo de sinais polissêmicos:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Com relação às atribuições do tradutor intérprete da Libras, assinale a alternativa correta.

  • A. Cabe ao tradutor intérprete da Libras emitir sua opinião em relação ao conteúdo da mensagem interpretada.
  • B. O tradutor intérprete da Libras deverá ser imparcial em relação ao conteúdo da mensagem interpretada, desde que esta não contrarie sua opinião ou crença.
  • C. Cabe ao tradutor intérprete da Libras substituir o professor, caso ele não tenha formação necessária para atuar com estudantes surdos.
  • D. É atribuição do tradutor intérprete da Libras prestar seus serviços em órgãos administrativos e delegacias de polícia.
  • E. O tradutor intérprete da Libras poderá omitir informações da mensagem interpretada, que estejam em desacordo com sua proposta de vida.

A língua de sinais é uma língua de modalidade visual espacial e tem sua gramática própria. Reconhecida por Willian Stokoe, em 1960, quando comprovou que suas pesquisas atendiam aos critérios linguísticos de todas as línguas humanas. No entanto, os estudos fonológicos da língua de sinais destacam que

  • A. a orientação da palma da mão é um parâmetro secundário, pois propôs uma estrutura linguista formada em CM, L e M.
  • B. o alfabeto manual é utilizado na interação entre pessoas usuárias da língua de sinais, sendo realizado com as duas mãos.
  • C. uma mesma configuração de mão pode ser usada para representar diferentes sinais, desde que os ouvintes estabeleçam padrão em seus respectivos significados.
  • D. a orientação de mão, embora seja outro parâmetro fonológico, envolve as mesmas formas e direções dos movimentos das mãos.
  • E. a locação de mão é articulada no espaço neutro do corpo, sendo invariável as configurações de mão.

A Libras emprega as expressões faciais e corporais para estabelecer tipos de frases. Por isso, para perceber se uma frase está na forma afirmativa, interrogativa, exclamativa, imperativa ou negativa precisa-se estar atento às expressões facial e corporal, realizadas simultaneamente com certos sinais ou com toda a frase.

Considerando as informações acima, acerca da estruturação de frases na Libras, assinale a alternativa correta.

  • A. Na frase exclamativa, a expressão facial apresenta sobrancelhas franzidas e movimento da cabeça para cima e para baixo.
  • B. Na frase interrogativa, a expressão facial é neutra, com a cabeça levemente erguida.
  • C. Na frase negativa, as expressões facial e corporal podem assumir até quatro formas diferentes, entre as quais movimento negativo com a cabeça feito simultaneamente ao sinal.
  • D. Na frase afirmativa, a expressão facial apresenta as sobrancelhas levemente arqueadas e um ligeiro movimento da cabeça para cima e para baixo.
  • E. Na frase afirmativa, a expressão facial apresentada sobrancelhas franzidas e expressão corporal neutra.
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