Questões sobre LIBRAS

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As figuras abaixo reportam-se a uma afirmativa muito importante acerca das particularidades das línguas de sinais.

É correto afirmar que iconicidade

  • A. são configurações de mão que funcionam como morfemas e são predicados complexos que podem expressar alguma informação de manuseio.
  • B. são sinais convencionais na qual o grupo seleciona um traço como característica e não representando os objetos, mas revelando a pantomima.
  • C. são ideias que têm uma relação com a configuração de mão e todos os verbos podem representar outros significados.
  • D. tem um significado preciso e não há necessidade de considerar o significado literal das frases que são produzidas por uma cultura.
  • E. é a propriedade das palavras ou dos sinais de tomar como base para sua criação as características físicas do referente, parte deste ou o todo, ou mesmo a relação cultural que o homem tem com esse referente.

Com relação às línguas de sinais, assinale a alternativa correta.

  • A. As línguas de sinais constituem uma comunicaç ão icônica, uma vez que os sinais imitam a forma do significante.
  • B. As línguas de sinais, por convenção, são icônicas, de modo a se tornarem universais.
  • C. No conjunto lexical da Libras, não há sinais arbitrários.
  • D. As línguas de sinais são línguas artificiais, construídas para facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes.
  • E. As línguas de sinais são línguas naturais das comunidades surdas.

Lodenir Karnop aponta depoimentos de surdos que tratam da leitura como dificuldades que encontram em lidar com a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa. Cita como problemática as práticas de leitura e escrita na escola e as formas como são estabelecidas as relações entre língua de sinais e língua portuguesa. Em uma escola bilíngue, a proposta da educação deverá varrer a ilusão de que

  • A. o surdo é considerado um aluno com deficiência verbal ou deficiência linguística, e a escola deverá oferecer uma noção adequada das relações entre a língua portuguesa e a língua de sinais.
  • B. a escola reconhece a situação bilíngue do surdo e aceita qualquer manifestação linguística diferente.
  • C. as práticas de leitura e escrita do aluno surdo são insubstituíveis por outra língua utilizada pelo professor ou pelo livro didático.
  • D. a educação deverá analisar o status linguístico da língua de sinais e da língua portuguesa no contexto escolar levando em consideração as capacidades e habilidades do bilíngue.
  • E. o ensino da língua portuguesa deverá estar vinculado ao conhecimento de mundo e ao conhecimento linguístico dos alunos.

O histórico da educação dos surdos apresenta três grandes marcos filosóficos e ideológicos, não simultâneos, que influenciaram as concepções educacionais ao longo do tempo. Acerca desses marcos, é correto afirmar que

  • A. em uma acepção oralista, o indivíduo surdo pertence ao grupo social majoritário, como os indígenas e quilombolas.
  • B. a filosofia oralista não exclui a língua de sinais como mecanismo de socialização do surdo.
  • C. a filosofia da comunicação total se baseia exclusivamente na comunicação pela língua de
  • D. a filosofia bilíngue adota o oralismo como método de apoio à aquisição linguística pelo surdo.
  • E. o bilinguismo compreende o surdo como sujeito que além de bilíngue é bicultural.

Guarinello (2007), em sua obra, apresenta um breve olhar histórico sobre a educação de surdos. Considere os acontecimentos sobre a surdez e as filosofias educacionais ao longo da história:

I. Para Aristóteles (384-322 a.C), as pessoas que nasciam surdas eram também mudas. O monge Willian Stokoe afirmou, nesta época, que os surdos mudos não seriam treináveis.

II. Em 1857, graças aos esforços de Ernest Huet, um professor surdo francês, foi inaugurado no Rio de Janeiro o primeiro Instituto Nacional de Surdos Mudos, atual INES − Instituto Nacional de Surdos.

III. No Congresso Internacional de Milão decidiu-se que o método que deveria ser utilizado na educação dos surdos é o oralismo. Destaca-se em práticas vigentes neste modelo a conquista da expressão oral.

IV. Nos anos 70, surgiu uma nova filosofia complementar ao oralismo na qual alguns estudiosos propuseram a adoção dos gestos naturais e de aparelhos de amplificação sonora para transmitir linguagem. A comunicação total foi considerada um método eficaz e defendia um trabalho educacional exclusivo através da leitura orofacial e audição residual.

V. A implantação da proposta bilíngue na Suécia, em 1981, e o reconhecimento que a educação bilíngue envolve atitudes positivas com as pessoas surdas e a língua de sinais e, também, o respeito pelas minorias linguísticas e por suas identidades.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I, IV e V.
  • C. II, III e IV.
  • D. II, III e V.
  • E. IV e V.

Considerando a educação de surdos, assinale a alternativa correta.

  • A. O professor deve auxiliar na ampliação do repertório linguístico do aluno surdo, usando diversos gêneros, como a literatura surda e o teatro surdo.
  • B. Um dos principais objetivos do ensino da Libras como L1 é o estabelecimento de uma única variedade linguística, eliminando os ruídos entre as diversas variedades existentes.
  • C. As aulas de natureza expositiva e oral enriquecem o vocabulário do surdo, auxiliando-o na escrita.
  • D. A presença do intérprete em sala de aula é dispensável, tendo em vista o recurso da leitura labial, utilizado pelos surdos.
  • E. O professor da classe comum não deverá desenvolver estratégias diferenciadas para ensino dos surdos, de modo a não constrangê-los.

conceituada como língua brasileira de sinais, sendo esta padronizada em todos os Estados Brasileiros e obrigatória no espaço escolar.

  • A. de ouvintes, sua língua portuguesa e a integração das pessoas surdas na sociedade.
  • B. de surdos, sua língua de sinais e a acessibilidade de comunicação.
  • C. não formal, língua de sinais, braile e línguas orais no processo de alfabetização e letramento.
  • D. comunitária, línguas oficiais do país privilegiando a língua portuguesa e a linguagem musical.
  • E. especial e a educação bilíngue nas quais o oralismo e o bilinguismo são ofertados no mesmo espaço educacional.

Com base na figura acima e considerando a fonologia da Libras, assinale a alternativa correta.

  • A. Nesse sinal, o ponto de articulação (PA) é neutro.
  • B. Nesse sinal, não é possível identificar a orientação da mão (OM) ou a direcionalidade do sinal.
  • C. Nesse sinal, a configuração da mão (CM) é: palma da mão para frente, com os cinco dedos retos e entreabertos.
  • D. O sinal não tem movimento (M).
  • E. O sinal é arbitrário.

Quanto à fonologia da Libras, assinale a alternativa correta.

  • A. Na Libras, as expressões faciais são elementos acessórios aos sinais.
  • B. A configuração de mão sempre assume o formato de uma das letras do alfabeto datilológico.
  • C. Um dos parâmetros da libras, o movimento, é o espaço onde o sinal é realizado.
  • D. O movimento e a direcionalidade do sinal são parâmetros básicos da Libras.
  • E. O movimento dos olhos, na realização de frases negativas ou afirmativas caracteriza um parâmetro fonológico da Libras.

Acerca de cultura e de identidade surdas, assinale a alternativa correta.

  • A. Os surdos não conseguem se organizar politicamente para alcançar seus direitos civis e sociais.
  • B. A palavra Surdo, grafada com a letra “S” maiúsculo é uma marca política das comunidades surdas.
  • C. Para os surdos, a deficiência auditiva é uma categoria na qual se classificam os níveis de perda auditiva.
  • D. Cultura surda é o conjunto de hábitos, conceitos e valores que os surdos aprendem com os ouvintes e que são transmitidos pela língua de sinais.
  • E. As políticas inclusivas brasileiras não alcançam as pessoas surdas pelo fato de a surdez não acarretar marcas físicas.
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