Questões sobre LIBRAS

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A figura acima apresenta o símbolo

  • A. do surdo. Onde este sinal estiver afixado, significará que há pessoas que se comunicam em língua de sinais.
  • B. universal da língua de sinais, incorporado ao léxico de todas as línguas de sinais do mundo.
  • C. de acessibilidade. Onde este sinal estiver afixado, significará que há tradutores intérpretes da língua de sinais.
  • D. da luta das comunidades surdas por seus direitos sociais e civis.
  • E. internacional da surdez, criticado pela comunidade surda.

Considerando os conceitos de cultura e identidade surdas, assinale a alternativa correta.

  • A. Os surdos pertencem a um grupo cultural diferente do dos ouvintes, principalmente por não aceitarem a comunicação oral.
  • B. A comunicação em Libras é o principal artefato cultural da comunidade surda brasileira.
  • C. “Surdo-mudo”, “portadores de deficiência auditiva”, “deficientes auditivos” são terminologias cuja utilização é incentivada pelas comunidades surdas.
  • D. Por causa da perda auditiva, surdos profundos ficam impedidos de participar de atividades culturais.
  • E. Todas as pessoas surdas assumem a identidade surda.

Com relação à figura acima, assinale a alternativa correta.

  • A. A notação correta do sinal apresentado é MENINA.
  • B. A notação correta do sinal apresentado é CRIANÇA.
  • C. A figura representa a sinalização correta para referir à infância.
  • D. O sinal está incompleto, pois não apresenta o artigo definido.
  • E. A notação correta do sinal apresentado é [email protected]

Quanto às estruturas gramaticais da Libras, assinale a alternativa correta.

  • A. Na Libras, a exemplo da Língua Portuguesa, há desinência de gênero.
  • B. Ao fazer a notação da Libras em Língua Portuguesa, os marcadores de gênero são notados com o símbolo “@”.
  • C. Na Libras, para se referir a gênero são utilizados a configuração de mão em “a”, para feminino e “o”, para masculino.
  • D. Para se referir a gênero na Libras, são utilizados os sinais “+” e “-”.
  • E. Na Libras, o uso de marcadores de gênero é de livre escolha do sinalizante.

Relativamente ao ensino de Libras, assinale a alternativa correta.

  • A. A modalidade visoespacial da Libras e a experiência visual do surdo não interferem em sua competência escrita e leitora.
  • B. As metodologias de alfabetização baseadas em sistemas fonéticos têm baixo impacto no processo de aquisição linguística dos surdos.
  • C. As estruturas frasais da Libras obedecem às regras gramaticais da Língua Portuguesa.
  • D. As expressões faciais são os parâmetros básicos da Libras cuja função é a de sinalizar o tipo de frase emitida.
  • E. Na Libras, a exemplo das demais línguas de sinais, não é possível identificar sinais que não atendam ao parâmetro básico da configuração de mãos.

A respeito do ensino da Libras como primeira língua (L1) aos alunos surdos, assinale a alternativa correta.

  • A. A Língua Portuguesa deve ser o meio de comunicação preferencial entre surdos e ouvintes, tendo em vista o fato de ambos serem indivíduos de uma mesma sociedade, cuja língua oficial é a Portuguesa.
  • B. A Língua Portuguesa na modalidade escrita deve ser o meio de comunicação preferencial entre surdos e ouvintes, tendo em vista que ambos apresentam o mesmo nível de proficiência.
  • C. A Libras deve ser o principal meio de comunicação dos surdos, por ser esta uma língua natural para eles, considerando sua experiência visual.
  • D. A Libras deve ser o meio de comunicação dos surdos, tendo em vista sua incapacidade de aprender a Língua Portuguesa.
  • E. A Libras deve ser o meio de comunicação dos surdos, tendo em vista sua incapacidade de aprender a Língua Portuguesa.

Quanto ao paradigma educacional bilíngue, assinale a alternativa correta.

  • A. O bilinguismo consiste na utilização simultânea da língua de sinais e da língua oral.
  • B. A presença de um tradutor intérprete da Libras em sala de aula sintetiza o paradigma bilíngue de educação de surdos.
  • C. O paradigma educação bilíngue consiste na defesa da língua de sinais como primeira língua oficial de cada país, e a língua oral, a segunda língua.
  • D. Na perspectiva bilíngue, para que o aprendizado efetivamente aconteça é necessário que o professor seja, preferencialmente, usuário nativo da Libras ou bilíngue.
  • E. O paradigma educacional bilíngue reforça o processo de exclusão ao qual os surdos sempre foram submetidos.

Considerando as diferenças entre Libras e Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. Os sinais se distinguem das palavras das línguas orais por não apresentarem uma estrutura com características internas.
  • B. Os sinais possuem a mesma funcionalidade das palavras, nas línguas orais, assemelhando-se a elas tanto em sua forma quanto em seu conceito.
  • C. Os sinais possuem o mesmo status das palavras nas línguas orais, porque correspondem à sua escrita datilológica.
  • D. A interdependência entre as línguas de sinais e as línguas orais é o que garante o estatuto linguístico da Libras.
  • E. Os sinais possuem o mesmo status das palavras nas línguas orais, apresentando forma e conceito próprios das línguas de sinais.

Nas línguas orais-auditivas, a língua está diretamente associada ao uso da voz. Por isso, ao referir à língua de sinais, é comum que as pessoas apresentem concepções inadequadas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A. As línguas de sinais apresentam-se em uma modalidade diferente das línguas orais, ou seja, são línguas em que a produção discursiva não é estabelecida através do canal oral-auditivo, mas, sim, viso-espacial.
  • B. As línguas de sinais são sistemas de comunicação superficial com conteúdo restrito.
  • C. As línguas de sinais são sistemas linguísticos que apresentam relação de dependência com a língua oral do país de determinada comunidade surda.
  • D. As línguas de sinais são uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapazes de expressar conceitos abstratos.
  • E. Os itens lexicais das línguas de sinais representam os sons das línguas orais.

Com relação ao percurso histórico da inclusão educacional dos surdos, assinale a alternativa correta.

  • A. Por sua contribuição à construção do paradigma educacional bilíngue, o alemão Samuel Heinicke é considerado o “pai dos surdos”.
  • B. As deliberações do Congresso de Milão (1880) alteraram a metodologia adotada pelo abade francês Charles de L’Éppé, que passou a adotar o oralismo.
  • C. O francês Charles de L’Éppé e o alemão Samule Heinicke desenvolveram, juntos, o método de ensino bimodal.
  • D. Até a Idade Média, os surdos eram percebidos como pessoas incapazes de aprender.
  • E. Historicamente, as pessoas surdas foram as únicas a não sofrerem preconceito por suas características.
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