Lista completa de Questões sobre LIBRAS para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência aos múltiplos aspectos relacionados ao tema tratado no texto acima, julgue os itens que se seguem.
O processo de aquisição das línguas de sinais por crianças surdas é mais complexo e difícil que o processo de aquisição das línguas orais por crianças ouvintes.
Com base no assunto abordado no texto acima, que apresenta o relato de uma intérprete educacional acerca de sua atuação em sala de aula, julgue os itens a seguir.
A Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, dá orientações no sentido de que o atendimento educacional especializado ofertado ao estudante surdo contemple, também, a modalidade escrita e a oral da língua portuguesa.
Com base no assunto abordado no texto acima, que apresenta o relato de uma intérprete educacional acerca de sua atuação em sala de aula, julgue os itens a seguir.
A permanência do intérprete de LIBRAS em sala de aula é orientada pelo Ministério da Educação, por meio da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Com base no assunto abordado no texto acima, que apresenta o relato de uma intérprete educacional acerca de sua atuação em sala de aula, julgue os itens a seguir.
A formação do tradutor e intérprete da LIBRAS deverá efetivar-se por meio de curso superior com habilitação em LIBRAS-língua portuguesa.
Com base no assunto abordado no texto acima, que apresenta o relato de uma intérprete educacional acerca de sua atuação em sala de aula, julgue os itens a seguir.
Por sua natureza visual-motora, única característica diferenciadora entre as línguas de sinais e as línguas orais, a LIBRAS torna-se uma desafio à inclusão do educando surdo.
A forma que a mão assume durante a execução do sinal é chamada
configuração de mão.
ponto de articulação.
movimento.
direcionalidade.
Em LIBRAS - os verbos que possuem concordância de gênero são chamados de verbo classificador porque concorda com o sujeito ou objeto da frase. A configuração de mão é uma marca de concordância de gênero: PESSOA, ANIMAL, COISA, VEÍCULO. Com relação os processos de formação de sinais na LIBRAS:
I. Cair.
II. Tesoura.
III. Mover.
IV. Andar.
V. Barco.
Assinale a alternativa que contempla itens CORRETOS:
I, II, III, IV;
I, II, III, V;
I, II, IV, V;
I, III, IV, V;
I, III, IV.
Assinale a alternativa que não pode ser considerada uma característica das línguas de sinais.
Variações regionais.
Mudanças históricas.
Iconicidade e arbitrariedade.
Flexões verbais.
Na frase, quantos filhos você quer ter? a transcrição da mesma em LIBRAS ocorre em:
Você querer [email protected] [email protected]?;
Você querer [email protected] [email protected]?;
Querer [email protected] [email protected]?;
[email protected] [email protected] você querer?;
[email protected] querer [email protected]?;
Existem muitos mitos em torno das Línguas de sinais. Assinale a alternativa que não apresenta uma propriedade da LIBRAS.
Cada país tem sua própria língua de sinais.
As línguas de sinais tem estrutura diferente das línguas orais.
As línguas de sinais são línguas completas assim como as línguas orais, permitindo falar de coisas concretas e também abstratas.
As línguas de sinais são mais simples que as línguas orais, porque não possuem por exemplo elementos de ligação como artigos, conjunções e preposições.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...