Questões sobre LIBRAS

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A cultura surda é muito recente no Brasil, tem pouco mais de cento e vinte anos. Pode-se perceber uma identidade sendo ou seja, características surda, como:

I. A maioria das pessoas surdas prefere um relacionamento mais intimo com outra pessoa surda;

II. Suas piadas envolvem a problemática da incompreensão da surdez pelo ouvinte que geralmente é o português que não percebe bem, ou quer dar uma de esperto e se dá mal.

III. O surdo tem um modo próprio de olhar o mundo onde as pessoas são expressões faciais e corporais. Como falar com as mãos possui uma agilidade que podem se transformar em poesia.

IV. A cultura surda não é sinônimo de identidade surda.

V. Os surdos não têm cultura própria.

Assinale a alternativa que contemplam todos e somente itens INCORRETOS:

  • A.

    I, II e III;

  • B.

    II, III e IV;

  • C.

    II e III;

  • D.

    III e IV;

  • E.

    IV e V.

A Lei nº 10.436/02 dispõe sobre o reconhecimento da língua de sinais brasileira como o meio de comunicação da população surda do Brasil. O Decreto-lei nº 5.626/2005 que regulamenta esta lei dispõe sobre a formação do tradutor e intérprete de LIBRAS. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A formação do tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa deve efetivar-se por meio de curso superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras - Língua Portuguesa.

  • B.

    A formação de tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, em nível médio, deve ser realizada por meio de cursos de educação profissional; cursos de extensão universitária e cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por secretarias de educação.

  • C.

    Caso não haja pessoas com a titulação exigida para o exercício da tradução e interpretação de Libras - Língua Portuguesa, as instituições federais de ensino devem incluir, em seus quadros, profissional ouvinte, de nível médio, com competência e fluência em Libras para realizar a interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação no ensino fundamental.

  • D.

    Caso não haja pessoas com a titulação exigida para o exercício da tradução e interpretação de Libras - Língua Portuguesa, as instituições federais de ensino devem incluir, em seus quadros, pessoas que convivam com a comunidade surda e nelas tenham aprendido a LIBRAS mesmo que de maneira não oficial.

A FENEIS foi fundada em 1987, quando os surdos resolveram assumir a liderança da Federação Nacional de Educação da Deficiência auditiva (FENEIDA) sua sede é no Rio de janeiro, mas já possui dez regiões:

I. Belo Horizonte, Teófilo o Toni, Brasília.

II. Paraíba, Ceará, Espírito Santo.

III. Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis.

IV. São Paulo, Recife, Fortaleza, Manaus.

V. Belém, Rio Grande do Norte, Bahia.

Assinale a alternativa que contemplam somente itens CORRETOS:

  • A.

    I, II, III, IV;

  • B.

    I, II, III, V;

  • C.

    I, III, IV, V;

  • D.

    I, II, IV, V;

  • E.

    I, III, IV.

A Educação bilíngue no Brasil, sugere que a criança surda aprenda, primeiro, a sua língua natural ou língua materna que é a língua de sinais (L1) e, posteriormente, a Língua oral como segunda língua (L2). Neste contexto, surge o intérprete cuja função é

  • A.

    ensinar a língua de sinais a criança surda.

  • B.

    auxiliar o professor a compreender a criança surda.

  • C.

    fazer a tradução/interpretação dos conteúdos acadêmicos que devem ser ensinados pelo professor, da língua portuguesa para a língua de sinais, podendo ajudá-lo na elaboração de seus conteúdos e estratégias.

  • D.

    após a aquisição da língua de sinais pelo aluno, fazer a tradução/interpretação dos conteúdos acadêmicos que devem ser ensinados pelo professor de língua portuguesa, sem interferir em sua elaboração.

É no inicio do século XVI que surgem relatos de diversos pedagogos que se dispuseram a trabalhar com surdos, dentre eles trabalhava um importante pedagogo alemão, professor de surdos, seu método de educar era conhecido apenas pelo seu filho. Essa filosofia educacional oralista remete os métodos de:

  • A.

    Heinicke;

  • B.

    Pedro Ponce de Leon;

  • C.

    O abade Charles M. De L’Epée;

  • D.

    Willian Stokoe;

  • E.

    Juan Pablo Bonet.

A LIBRAS apresenta parâmetros fundamentais para sua execução, chamados Parâmetros principais da LIBRAS. Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta esses parâmetros.

  • A.

    Expressões, gestos e alfabeto manual ou dactológico.

  • B.

    Alfabeto manual, ponto de articulação e movimento.

  • C.

    Expressão, ponto de articulação e movimento.

  • D.

    Configuração de mãos, ponto de articulação e movimento.

A Educação de surdos é um assunto inquietante pelas dificuldades que impõe e por suas limitações. As propostas educacionais direcionadas para o sujeito surdo têm como objetivo:

I. Proporcionar o desenvolvimento pleno de suas capacidades, contudo não é isso que se observa na pratica.

II. É no inicio do século XX que se começa a admitir que os surdos possam aprender através de procedimentos pedagogicos sem que haja interferências sobrenaturais.

III. Cada pedagogo trabalhava autonomamente e não era comum a troca de experiência.

IV. Durante a antiguidade e por quase toda a idade média pensava-se que os surdos fossem educáveis.

V. O propósito da educação dos surdos, então, era que estes pudessem desenvolver seu pensamento, adquirir conhecimento e se comunicar com o mundo ouvinte.

Assinale a alternativa que contemplam todos e somente itens CORRETOS:

  • A.

    I e II;

  • B.

    I, II e III;

  • C.

    I, III e IV;

  • D.

    II, III e IV;

  • E.

    I, III, IV e V.

Após quase 10 anos do reconhecimento da LIBRAS como Língua em nosso País, ainda enfrentamos dificuldades para a prática do Bilinguismo no Brasil. Estas dificuldades se devem a alguns fatores exceto um. Assinale a alternativa que o apresenta.

  • A.

    À falta da luta dos Surdos por seus direitos.

  • B.

    Ao preconceito.

  • C.

    Às mudanças na sociedade e na educação as quais envolve questões políticas e econômicas.

  • D.

    Ao fato do Oralismo ainda ser muito presente nos dias de hoje.

O Bilinguismo surgiu nos anos 80 com a decadência do Oralismo e a inconsistência da Comunicação Total. Traz com ele dois conceitos fundamentais para o reconhecimento das identidades surdas. Assinale a alternativa que os representam.

  • A.

    Bimodalismo e o Pidgin.

  • B.

    Bimodalismo e o Biculturalismo.

  • C.

    Bilinguismo e o Português sinalizado.

  • D.

    Bilingüismo e Biculturalismo.

A Comunicação Total, veio como alternativa ao Oralismo com uma nova proposta. Assinale a alternativa que representa essa proposta.

  • A.

    A Comunicação Total aceitava outras formas de comunicação, desde que a fala fosse usada junto.

  • B.

    Esta forma de comunicação negava a oralização e só aceitava a língua de sinais

  • C.

    A Comunicação Total aceitava qualquer forma de comunicação, pois seu objetivo não estava na forma e sim na importância de se comunicar.

  • D.

    Na Comunicação Total acreditava-se que se o indivíduo usasse só a forma de comunicação oral se adaptaria com mais facilidade.

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