Questões sobre LIBRAS

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Em relação às políticas públicas voltadas para a inclusão, há diversas diretrizes que mostram o direito das crianças surdas estarem na escola e das adaptações que devem ser feitas para garantir sua permanência nela. Para que se efetive este direito, devem-se seguir algumas tarefas fundamentais. Assinale a alternativa que não faz parte dessas tarefas.

  • A.

    Reorganizar o espaço escolar.

  • B.

    Garantir o direito ao tempo individual de cada um para aprender.

  • C.

    Formação continuada ao professor.

  • D.

    Criação de salas de reforço no turno escolar da criança para horários diferenciados.

Uma criança que se desenvolve em uma cultura surda, com a língua de sinais como sua língua natural, enxerga sua surdez como uma diferença e não como uma deficiência. Essa criança desenvolve uma identidade surda do tipo

  • A.

    identidade inconformada.

  • B.

    identidade de transição.

  • C.

    identidade hibrida.

  • D.

    identidade surda política.

De acordo com o Decreto-lei nº 5.626/05 §1º, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, analise as assertivas abaixo.

I. São denominadas escolas bilíngues, aquelas onde a LIBRAS e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam utilizadas como línguas de instrução durante todo o processo educativo.

II. A Libras é disciplina curricular não obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério em nível médio.

III. O exame de proficiência em Libras deve ser realizado por banca examinadora de amplo conhecimento em Libras, constituída por docentes surdos e linguístas de instituições de educação superior.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

O Bilinguismo traz a visão da surdez como diferença cultural e não como deficiência. Promove a valoração da cultura surda e das identidades associadas a ela. Das principais ideias do bilinguismo, destaca-se o(a)

  • A.

    Pidgin.

  • B.

    Português sinalizado.

  • C.

    Biculturalismo.

  • D.

    Bimodalismo.

Assinale a alternativa que não apresenta um verbo direcional que incorpora o objeto.

  • A.

    trocar.

  • B.

    comer.

  • C.

    telefonar.

  • D.

    cortar.

Os componentes não manuais na LIBRAS são utilizados para

  • A.

    definir ou diferenciar significados entre sinais.

  • B.

    representar sinais que não tem correspondência em LIBRAS.

  • C.

    substituir sinais em diálogos informais.

  • D.

    aplicação optativa na comunicação em LIBRAS.

Dentro de sua fonologia, a LIBRAS apresenta alguns parâmetros principais que determinam sua estrutura. Assinale a alternativa que apresenta esses parâmetros.

  • A.

    Configuração de mãos, ponto de articulação e localização.

  • B.

    Expressão, ponto de articulação e movimento.

  • C.

    Alfabeto manual, ponto de articulação e movimento.

  • D.

    Configuração de mãos, ponto de articulação e movimento.

Entre as características da LIBRAS,seu caráter de língua natural é salientado pelos seguintes fatores, exceto pela(s)

  • A.

    variação social.

  • B.

    mudanças históricas.

  • C.

    iconicidade.

  • D.

    rigidez.

Leia o trecho abaixo para responder à questão 36.

“Cognição é o fenômeno que ocorre no processamento simbólico e tem relação ampla com a linguagem.”

Considerando esta afirmação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A criança surda precisa desenvolver primeiramente a língua de sinais como sua (L1), primeira língua, pois através dela terá uma compreensão maior do mundo e favorecerá seu desenvolvimento cognitivo, preparando-a para a aprendizagem formal através da língua oral de seu país (L2).

  • B.

    A criança precisa aprender a língua Portuguesa para que possa se comunicar em sociedade e estabelecer relação, e para que promovam seu desenvolvimento cognitivo e seu aprendizado escolar.

  • C.

    A criança surda que não estabelece relação linguística com os ouvintes não consegue ter acesso a comunicação de seu país e desenvolver relações sociais saudáveis.

  • D.

    A cognição é algo inato e independente da linguagem para seu desenvolvimento.

Entre as características que diferenciam as línguas de sinais de uma linguagem, destacam-se as que se apresentam abaixo, exceto

  • A.

    arbitrariedade.

  • B.

    dependência estrutural.

  • C.

    versatilidade.

  • D.

    padronização.

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