Questões sobre LIBRAS

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O Oralismo foi a primeira corrente educacional oficial para os Surdos no Brasil e no mundo. Sua principal característica era

  • A.

    ensinar o surdo a falar para que ele fizesse parte do “mundo dos ouvintes”, negando a língua de sinais.

  • B.

    ensinar a língua de sinais para o surdo para que ele fizesse parte do “mundo dos ouvintes”

  • C.

    ensinar o surdo a falar, mas dar a ele a opção de se comunicar por sinais

  • D.

    utilizar qualquer forma de comunicação visto que o objetivo era fazer o surdo se comunica

Sobre a Libras é incorreto afirmar que

  • A.

    é uma língua que possui um histórico e uma cultura.

  • B.

    é uma língua com uma gramática e estrutura próprias.

  • C.

    é uma língua que não permite a abstração, ou seja, só diz de coisas concretas.

  • D.

    é uma língua universal.

Os componentes não manuais, ou seja, as expressões na LIBRAS são fundamentais porque

  • A.

    servem para expressar um sinal que não conhecemos.

  • B.

    servem para dar mais dramaticidade à língua.

  • C.

    servem para negar, afirmar, duvidar ou questionar no diálogo ou definir ou diferenciar significados entre sinais.

  • D.

    Embora sejam importantes são optativos.

Na LIBRAS, o alfabeto manual é utilizado

  • A.

    para soletrar os nomes dos animais, pois estes são muitos e não possuem sinais.

  • B.

    na soletração de nomes próprios e vocábulos não existentes na língua de sinais.

  • C.

    somente na soletração de nome de lugares.

  • D.

    na soletração de frases durante uma conversa.

Quanto ao aprendizado precoce da LIBRAS por crianças surdas, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As crianças surdas não devem ser expostas, desde cedo à língua de sinais pois assim não aprenderão a língua portuguesa.

  • B.

    A língua de sinais para a criança surda, isoladamente, não lhe assegura uma comunicação completa e integral.

  • C.

    A língua natural tem papel importante no desenvolvimento cognitivo e social da criança, já que permite a aquisição de conhecimentos sobre o mundo circundante e auxilia no desenvolvimento de sua identificação com o mundo surdo.

  • D.

    A língua de sinais não fornece todo o aparato linguístico necessário para a estruturação do pensamento e a aquisição de uma segunda língua.

A formação dos profissionais da educação é tarefa, sem dúvida, essencial para a melhoria do processo de ensino e para o enfrentamento das diferentes situações que implicam a tarefa de educar. Em relação à formação de educadores, analise as assertivas abaixo.

I. Uma das dificuldades encontradas na formação dos educadores é o amplo leque de realidades sócioculturais existentes no Brasil.

II. A formação do professor deve ser um processo contínuo, que perpassa sua prática com os alunos.

III. É imprescindível investir na criação de uma política de formação continuada para os profissionais da educação.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

Quanto à alfabetização da criança surda, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A alfabetização deve acontecer naturalmente através da escrita das línguas de sinais.

  • B.

    A aquisição da língua portuguesa deve desenvolver-se a partir da aquisição da língua de sinais.

  • C.

    A língua de sinais por ser uma língua natural para o surdo, torna-se um processo mais simples para crianças pequenas.

  • D.

    A aquisição da língua oral pela criança surda pode ser tão natural quanto à língua de sinais dependendo do tipo de exposição a qual a criança for submetida.

O processo de alfabetização é essencialmente natural. As crianças passam pelos diferentes níveis desse processo mediante interação com a escrita construindo hipóteses e estabelecendo relações de significação que parecem ser comuns a todas as crianças. Para que a criança surda possa passar pelo processo de alfabetização, o professor deve

  • A.

    ensinar a leitura labial.

  • B.

    utilizar apoio gráfico através de imagens e figuras complementares ao texto.

  • C.

    fazer leitura de textos em voz alta.

  • D.

    fazer leitura silenciosa, na qual a criança poderá visualizar as letras.

Segundo a filosofia do bilinguismo, a aquisição da linguagem em crianças surdas deve ser garantida através

  • A.

    de uma língua visual-gestual.

  • B.

    da língua auditivo-oral.

  • C.

    pela língua auditivo-oral, primeiramente, e depois pela viso-gestual.

  • D.

    pela língua viso- gestual, primeiramente, e depois pela língua auditivo-oral.

A citação acima se refere à(s)

  • A.

    globalização.

  • B.

    escolas inclusivas.

  • C.

    escolas bilíngues.

  • D.

    escolas especializadas.

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