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O Oralismo foi a primeira corrente educacional oficial para os Surdos no Brasil e no mundo. Sua principal característica era
ensinar o surdo a falar para que ele fizesse parte do mundo dos ouvintes, negando a língua de sinais.
ensinar a língua de sinais para o surdo para que ele fizesse parte do mundo dos ouvintes
ensinar o surdo a falar, mas dar a ele a opção de se comunicar por sinais
utilizar qualquer forma de comunicação visto que o objetivo era fazer o surdo se comunica
Sobre a Libras é incorreto afirmar que
é uma língua que possui um histórico e uma cultura.
é uma língua com uma gramática e estrutura próprias.
é uma língua que não permite a abstração, ou seja, só diz de coisas concretas.
é uma língua universal.
Os componentes não manuais, ou seja, as expressões na LIBRAS são fundamentais porque
servem para expressar um sinal que não conhecemos.
servem para dar mais dramaticidade à língua.
servem para negar, afirmar, duvidar ou questionar no diálogo ou definir ou diferenciar significados entre sinais.
Embora sejam importantes são optativos.
Na LIBRAS, o alfabeto manual é utilizado
para soletrar os nomes dos animais, pois estes são muitos e não possuem sinais.
na soletração de nomes próprios e vocábulos não existentes na língua de sinais.
somente na soletração de nome de lugares.
na soletração de frases durante uma conversa.
Quanto ao aprendizado precoce da LIBRAS por crianças surdas, assinale a alternativa correta.
As crianças surdas não devem ser expostas, desde cedo à língua de sinais pois assim não aprenderão a língua portuguesa.
A língua de sinais para a criança surda, isoladamente, não lhe assegura uma comunicação completa e integral.
A língua natural tem papel importante no desenvolvimento cognitivo e social da criança, já que permite a aquisição de conhecimentos sobre o mundo circundante e auxilia no desenvolvimento de sua identificação com o mundo surdo.
A língua de sinais não fornece todo o aparato linguístico necessário para a estruturação do pensamento e a aquisição de uma segunda língua.
A formação dos profissionais da educação é tarefa, sem dúvida, essencial para a melhoria do processo de ensino e para o enfrentamento das diferentes situações que implicam a tarefa de educar. Em relação à formação de educadores, analise as assertivas abaixo.
I. Uma das dificuldades encontradas na formação dos educadores é o amplo leque de realidades sócioculturais existentes no Brasil. II. A formação do professor deve ser um processo contínuo, que perpassa sua prática com os alunos. III. É imprescindível investir na criação de uma política de formação continuada para os profissionais da educação. É correto o que se afirma emI, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Quanto à alfabetização da criança surda, assinale a alternativa incorreta.
A alfabetização deve acontecer naturalmente através da escrita das línguas de sinais.
A aquisição da língua portuguesa deve desenvolver-se a partir da aquisição da língua de sinais.
A língua de sinais por ser uma língua natural para o surdo, torna-se um processo mais simples para crianças pequenas.
A aquisição da língua oral pela criança surda pode ser tão natural quanto à língua de sinais dependendo do tipo de exposição a qual a criança for submetida.
O processo de alfabetização é essencialmente natural. As crianças passam pelos diferentes níveis desse processo mediante interação com a escrita construindo hipóteses e estabelecendo relações de significação que parecem ser comuns a todas as crianças. Para que a criança surda possa passar pelo processo de alfabetização, o professor deve
ensinar a leitura labial.
utilizar apoio gráfico através de imagens e figuras complementares ao texto.
fazer leitura de textos em voz alta.
fazer leitura silenciosa, na qual a criança poderá visualizar as letras.
Segundo a filosofia do bilinguismo, a aquisição da linguagem em crianças surdas deve ser garantida através
de uma língua visual-gestual.
da língua auditivo-oral.
pela língua auditivo-oral, primeiramente, e depois pela viso-gestual.
pela língua viso- gestual, primeiramente, e depois pela língua auditivo-oral.
A citação acima se refere à(s)
globalização.
escolas inclusivas.
escolas bilíngues.
escolas especializadas.
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