Questões sobre LIBRAS

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Na obra Intérprete de libras em atuação na educação infantil e no ensino fundamental, Lacerda (2009) evidencia a diferença entre os conceitos de traduzir e interpretar. Sobre essa diferença, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Assinale a sequência correta.

  • A. 1, 2, 2, 1, 2, 1
  • B. 2, 1, 2, 2, 1, 2
  • C. 1, 1, 2, 2, 2, 1
  • D. 2, 2, 1, 1, 1, 2

Observe as figuras a seguir.

Os sinais compostos em Libras referem-se respectivamente, na língua portuguesa, aos sinais:

  • A. CASA DE ESTUDO, CEMITÉRIO, CIDADE.
  • B. ESCOLA, IGREJA, VIZINHANÇA.
  • C. CRECHE, ESCOLA, FACULDADE.
  • D. LAR, FUNERÁRIA, COMUNIDADE.

Quadros e Karnopp (2004) mencionam a categoria dos verbos com concordância, que são verbos que se flexionam em pessoa e número e não incorporam afixos locativos. São exemplos dessa categoria:

  • A. DAR, PERGUNTAR, DIZER.
  • B. COMER, PEDIR, FALAR.
  • C. IR, APRENDER, ENSINAR.
  • D. CONHECER, TRADUZIR, CHEGAR.

A respeito da Língua Brasileira de Sinais (Libras), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O alfabeto manual ou datilológico possui trinta e cinco configurações de mãos, pois os números também estão incluídos nessa categoria, representando todas as configurações de mãos existentes na Libras.

( ) Na Libras, é possível a formação de novos itens lexicais a partir do processo morfológico de composição e derivação.

( ) A Libras, analogamente à língua portuguesa, possui classes gramaticais, porém essa língua de modalidade visual-espacial não apresenta as classes artigo e preposição.

( ) Os sinais em Libras PAI e MÃE são considerados processos de derivação, pois derivam de BEIJAR-AMÃO.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, F, F, V
  • B. F, F, V, V
  • C. F, V, V, F
  • D. V, V, V, F

Acerca dos aspectos morfológicos da Libras, assinale a afirmativa correta.

  • A. O processo de incorporação de números é muito comum nas línguas de sinais, pois não há um limite de quão alto o número incorporado pode ir.
  • B. Os pares mínimos da Libras são definidos como sinais em que se utilizam as duas mãos espelhadas para a sua realização.
  • C. A incorporação da negação nos sinais é feita por um único processo em que a expressão facial indica o contrário do sinal na sua forma afirmativa, alguns exemplos são: TER e a sua forma negativa NÃO-TER; PODER e a sua forma negativa NÃO-PODER.
  • D. Na Libras, é possível fazer a incorporação de números que pode ser realizada pela mudança na configuração de mão do sinal, como exemplo, dois meses ou três meses.

No registro da história do profissional Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais em diversos países, em sua maioria, sua atuação iniciou a partir de serviços voluntários. Sobre os registros da trajetória desse profissional no Brasil, assinale a afirmativa correta.

  • A. Os primeiros profissionais tiveram contato com Libras a partir da realização da prova de proficiência em Libras – ProLibras, em 2006. Durante a realização da prova, acontecem cursos de formação ao profissional Tradutor e Intérprete de Libras, certificando-os para a atuação.
  • B. Em 1815, Thomas Gallaudet era intérprete de Laurent Clerc, ambos vieram ao Brasil e iniciaram as primeiras traduções da Língua Brasileira de Sinais.
  • C. A presença de intérprete de língua de sinais em trabalhos religiosos foi iniciada por volta dos anos 80 do século XX.
  • D. À medida que os surdos ampliam suas atividades e participam nas atividades políticas e culturais da sociedade, o trabalho do Tradutor e Intérprete de Libras torna-se menos qualificado e pouco reconhecido profissionalmente.

Observe as figuras a seguir.

Os sinais referem-se respectivamente aos verbos

  • A. INTERPRETAR, PESQUISAR e ENSINAR.
  • B. APROVAR, ACOSTUMAR e ABANDONAR.
  • C. AMAR, PRATICAR e CONSEGUIR.
  • D. APROXIMAR, SENTAR e FALAR.

A partir dos fragmentos de texto apresentados acima, assinale a opção correta.

  • A. O direito de fruir as artes e de participar do progresso científico opõe-se ao direito a uma educação e uma formação de qualidade.
  • B. Ao participar de eventos para a interpretação da LIBRAS, o tradutor-intérprete contribui a favor dos interesses morais e materiais dos surdos.
  • C. Para demonstrar o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, os estudantes surdos devem escrever seus trabalhos em LIBRAS.
  • D. As línguas de sinais, minoritárias em relação à quantidade de usuários, não fazem parte dos direitos culturais de uma nação.
  • E. Para exercer suas próprias práticas culturais, os estudantes surdos têm poder ilimitado, sem deverem preocupar-se com liberdades fundamentais.

Na obra intitulada O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa, Quadros (2004) define o Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais como a pessoa que

  • A. traduz e interpreta apenas em palestras, versando de uma língua oral para outra de mesma modalidade.
  • B. traduz e interpreta a língua de sinais para a língua falada e vice-versa em quaisquer modalidades que se apresentarem (oral ou escrita).
  • C. traduz apenas sinal por sinal, tradução literal, pois não é necessário considerar o contexto.
  • D. traduz a língua alvo para a língua gestual da comunidade ouvinte.

Considerando as informações genéricas acerca das línguas de sinais, de amplo conhecimento no Brasil, assinale a opção correta.

  • A. No Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira, elaborado por Fernando Capovilla e Walkíria Raphael, as entradas dos verbetes seguem a ordem alfabética do português.
  • B. As línguas de sinais são de modalidade espaço-visual porque a informação linguística não é escrita, ou seja, por ser uma língua ágrafa.
  • C. As línguas de sinais não são línguas naturais, pois possuem uma série de características que lhes atribui caráter específico.
  • D. As línguas de sinais contêm princípios subjacentes de estruturação diferentes das línguas orais, apesar de ter gramática.
  • E. Cada estado da Federação conta com seu Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), órgão autônomo vinculado às secretarias estaduais de educação.
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