Questões sobre LIBRAS

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Sobre a escolarização dos surdos, é correto afirmar:

  • A.

    A surdez impede o indivíduo de escrever uma língua oral corretamente.

  • B.

    O desenvolvimento dos conteúdos escolares pelo surdo requer o uso da língua oral.

  • C.

    A alfabetização dos surdos ocorrerá somente se os surdos forem oralizados.

  • D.

    Os ouvintes são intelectualmente superiores aos surdos por dominarem a língua oral.

  • E.

    O desenvolvimento do surdo cognitivo depende de uma instrução mediada pela Libras.

Ao realizarmos uma interpretação de uma palestra, da língua portuguesa para a Libras, em tempo real, estaremos fazendo um interpretação:

  • A.

    bimodal.

  • B.

    simultânea.

  • C.

    intralingual.

  • D.

    consecutiva.

  • E.

    sussurada.

O conceito do verbo “mudar”, no sentido expresso na oração em Libras “os professores mudaram o conteúdo da disciplina” apresenta a seguinte característica linguística:

  • A.

    ponto de articulação no peito.

  • B.

    ponto de articulação na bochecha.

  • C.

    mãos estáticas com os dedos abertos.

  • D.

    movimentos simétricos das duas mãos.

  • E.

    movimentos repetitivos de uma das mãos.

É correto afirmar que as construções negativas na Libras são realizáveis por meio de:

  • A.

    lábios levemente pressionados.

  • B.

    inclinação dos cantos da boca para baixo.

  • C.

    inclinação dos cantos da boca para baixo.

  • D.

    movimentos do ombro para trás e para frente.

  • E.

    movimento bruscos dos braços.

Os sinais em Libras para as ideias de “laranja” (fruta) e “aprender” se assemelham em sua forma pelo fato de ambos possuírem:

  • A.

    as duas mãos ativas.

  • B.

    diferentes movimentos.

  • C.

    um movimento retilíneo.

  • D.

    a mesma configuração de mão.

  • E.

    o mesmo ponto de articulação.

O movimento do olhar é um articulador da Libras que apresenta a função de:

  • A.

    estabelecer referência.

  • B.

    marcar o verbo na oração.

  • C.

    marcar o sujeito na oração.

  • D.

    fazer uma pergunta.

  • E.

    fazer uma negação.

Uma crença disseminada de forma equivocada pelo senso comum é a de que as línguas de sinais dos surdos:

  • A.

    variam entre diferentes países.

  • B.

    contem diversidades linguísticas.

  • C.

    expressam somente conceitos concretos.

  • D.

    se originam naturalmente na nossa sociedade.

  • E.

    funcionam como todas as línguas naturais humanas

Os conceitos linguísticos configuração de mão, ponto de articulação e movimento foram inicialmente construídos e desenvolvidos, na década de 60, pelo(a) pesquisador(a):

  • A.

    William Stokoe.

  • B.

    Lucinda Ferreira Brito.

  • C.

    Eulália Fernandes.

  • D.

    Ronice Muller de Quadros.

  • E.

    Ursula Bellugi.

Todas as línguas de sinais têm como característica gramatical:

  • A.

    o mesmo alfabeto manual.

  • B.

    a mesma origem linguística.

  • C.

    o mesmo canal de comunicação.

  • D.

    diversas modalidades linguísticas.

  • E.

    gestos primitivos e formações pantomímicas.

São sinais que apresentam a mesma configuração de mãos, mas pontos de articulação e movimentos diferentes:

  • A.

    desculpe e vaca.

  • B.

    família e faca.

  • C.

    carro e taxi.

  • D.

    irmã e prima.

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