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Sobre a escolarização dos surdos, é correto afirmar:
A surdez impede o indivíduo de escrever uma língua oral corretamente.
O desenvolvimento dos conteúdos escolares pelo surdo requer o uso da língua oral.
A alfabetização dos surdos ocorrerá somente se os surdos forem oralizados.
Os ouvintes são intelectualmente superiores aos surdos por dominarem a língua oral.
O desenvolvimento do surdo cognitivo depende de uma instrução mediada pela Libras.
Ao realizarmos uma interpretação de uma palestra, da língua portuguesa para a Libras, em tempo real, estaremos fazendo um interpretação:
bimodal.
simultânea.
intralingual.
consecutiva.
sussurada.
O conceito do verbo mudar, no sentido expresso na oração em Libras os professores mudaram o conteúdo da disciplina apresenta a seguinte característica linguística:
ponto de articulação no peito.
ponto de articulação na bochecha.
mãos estáticas com os dedos abertos.
movimentos simétricos das duas mãos.
movimentos repetitivos de uma das mãos.
É correto afirmar que as construções negativas na Libras são realizáveis por meio de:
lábios levemente pressionados.
inclinação dos cantos da boca para baixo.
inclinação dos cantos da boca para baixo.
movimentos do ombro para trás e para frente.
movimento bruscos dos braços.
Os sinais em Libras para as ideias de laranja (fruta) e aprender se assemelham em sua forma pelo fato de ambos possuírem:
as duas mãos ativas.
diferentes movimentos.
um movimento retilíneo.
a mesma configuração de mão.
o mesmo ponto de articulação.
O movimento do olhar é um articulador da Libras que apresenta a função de:
estabelecer referência.
marcar o verbo na oração.
marcar o sujeito na oração.
fazer uma pergunta.
fazer uma negação.
Uma crença disseminada de forma equivocada pelo senso comum é a de que as línguas de sinais dos surdos:
variam entre diferentes países.
contem diversidades linguísticas.
expressam somente conceitos concretos.
se originam naturalmente na nossa sociedade.
funcionam como todas as línguas naturais humanas
Os conceitos linguísticos configuração de mão, ponto de articulação e movimento foram inicialmente construídos e desenvolvidos, na década de 60, pelo(a) pesquisador(a):
William Stokoe.
Lucinda Ferreira Brito.
Eulália Fernandes.
Ronice Muller de Quadros.
Ursula Bellugi.
Todas as línguas de sinais têm como característica gramatical:
o mesmo alfabeto manual.
a mesma origem linguística.
o mesmo canal de comunicação.
diversas modalidades linguísticas.
gestos primitivos e formações pantomímicas.
São sinais que apresentam a mesma configuração de mãos, mas pontos de articulação e movimentos diferentes:
desculpe e vaca.
família e faca.
carro e taxi.
irmã e prima.
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