Questões sobre LIBRAS

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Em 15 de agosto de 2005, foi criado pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, o primeiro curso de graduação para surdos e ouvintes no Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. Esse curso oferece graduação de:

  • A.

    pedagogia surda.

  • B.

    letras em libras

  • C.

    informática.

  • D.

    bilíngue de pedagogia.

  • E.

    anos iniciais.

No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império com a criação de duas instituições: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atual Instituto Benjamin Constant – IBC -, e o Instituto dos Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES – , ambos no Rio de Janeiro. Segundo o Ministro de Educação, Fernando Haddad, os alunos com deficiência visual e auditiva devem estar, preferencialmente, matriculados em escola:

  • A.

    regular, com classe especial.

  • B.

    especial,em classe comum.

  • C.

    regular, com sala de recurso.

  • D.

    bilíngue para surdos.

  • E.

    regular,emclasse comum.

O professor francês surdo Ernest Huet fundou o Instituto dos Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos, no Rio de Janeiro. Este Instituto iniciou seus trabalhos em:

  • A.

    1957.

  • B.

    1954.

  • C.

    1857.

  • D.

    1858.

  • E.

    1973.

No ano de 1880, foi realizado um Congresso Internacional de Professores de Surdos em Milão, Itália, visando a refletir sobre a importância e a eficiência dos três métodos rivais, utilizados para a educação de surdos, na época. São eles:

  • A.

    língua de sinais, oralismo e mista (língua de sinais e a oral).

  • B.

    oralismo, comunicação total e bilinguismo.

  • C.

    bilinguismo, oralismo e língua de sinais

  • D.

    língua portuguesa, língua de sinais e língua oral.

  • E.

    mista (língua de sinais e a oral), língua portuguesa e comunicação total.

Esta filosofia se preocupa com a aprendizagem da língua oral pela criança surda, mas estabelece que os aspectos cognitivos, emocionais e sociais não devem ser deixados de lado em prol do aprendizado exclusivo da língua oral, razão por que essa filosofia defende a utilização de outros recursos, entre os quais, os espaços visuais como facilitadores da comunicação. Essa filosofia defende o(a):

  • A.

    língua de sinais.

  • B.

    comunicação total.

  • C.

    bilinguismo.

  • D.

    bimodalismo.

  • E.

    oralismo.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F )

( ) A Libras ainda não possui nenhum sistema de escrita.

( ) A Libras se diferencia da língua portuguesa por não apresentar a sequência sintática Sujeito-Verbo-Objeto (SVO).

( ) Um modo de construir a negação na Libras é realizável pelas expressões faciais.

( ) A Libras é uma língua que se reduz ao uso de gestos e pantomimas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – F – V

  • B.

    V – F – V – F

  • C.

    V – F – F – F

  • D.

    F – V – V – F

  • E.

    F – F – V – F

Relacione o parâmetro de configuração de mão, em conformidade com o sinal correspondente ao lado:

Coluna 1 Configuração de mão

1. Configuração de mão em “A”

2. Configuração de mão “C”

3. Configuração de mão em “V”

Coluna 2 Sinal

( ) Maçã (fruta)

( ) Cortar (verbo)

( ) Vestibular

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 2 – 3

  • B.

    2 – 1 – 3

  • C.

    2 – 3 – 1

  • D.

    3 – 1 – 2

  • E.

    3 – 2 – 1

Relacione os parâmetros de locação, aos seus sinais correspondentes em Libras:

Coluna 1 Locação

1. Na palma da mão

2. No braço

3. Na bocheca

Coluna 2 Sinais

( ) Mulher

( ) Educado

( ) Estudar

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 2 – 3

  • B.

    1 – 3 – 2

  • C.

    2 – 1 – 3

  • D.

    3 – 1 – 2

  • E.

    3 – 2 – 1

Ao realizarmos a interpretação no par linguístico Libras-Português, é correto afirmar:

  • A.

    Interpretar do português para a Libras é mais fácil, pois a Libras é uma língua simplificada e o português uma língua complexa.

  • B.

    Nunca teremos total equivalência linguística entre as línguas, e isso não exclui as possibilidades tradutórias.

  • C.

    As duas línguas são plenamente equivalentes em todos os domínios discursivos, isto é, sempre teremos a correspondência “um-a-um” em todos os níveis.

  • D.

    Determinados conteúdos são impossíveis de serem traduzidos para a Libras, por conta da limitação de seus elementos e recursos linguísticos.

  • E.

    Em qualquer contexto a ser interpretado, o intérprete deve sempre fazer traduções literais, buscando sempre a equivalência lexical.

Sobre a surdez, é correto afirmar:

  • A.

    não é possível verificar diferentes tipos e graus de audição.

  • B.

    todos os surdos têm falta de audição de forma hereditária.

  • C.

    ao utilizar um aparelho auditivo o surdo profundo é capaz de ouvir.

  • D.

    tem sido historicamente construída e narrada em moldes antropológicos.

  • E.

    Sem a ajuda de intérpretes ouvintes, e sem acesso ao mundo do som, os indivíduos surdos não podem participar plenamente da vida social.

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