Lista completa de Questões sobre LIBRAS para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O ponto positivo da Comunicação Total está no fato de
atender às necessidades de surdos e ouvintes pois utiliza as duas línguas a de sinais e a oral ao mesmo tempo facilitando a comunicação.
facilitar a oralização porque permite que os surdos aprendam melhor a leitura labial.
ampliar a visão de surdo e surdez, pois a comunicação passa a ser mais importante que a oralização.
ajudar na alfabetização devido ao conceito de bimodalismo.
Segundo Perlin (apud Karin Strobel), ... As identidades surdas são construídas dentro das representações possíveis da cultura surda, elas moldam-se de acordo com a maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito. Marque a alternativa correta sobre o que se entende por cultura surda:
um conjunto de padrões, normas, valores da comunidade surda.
as vivências adquiridas na comunidade surda.
a aprendizagem da língua de sinais, sua língua materna.
os conteúdos escolares voltados a atender às necessidades educacionais especiais dos indivíduos surdos.
abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo.
Após o Congresso de Milão, em 1880, a filosofia definida para ser usada na educação dos surdos foi o(a)
Bilinguismo.
Comunicação Total.
Oralismo.
Bimodalismo.
A configuração das mãos são as formas em que as mãos são colocadas para a execução do sinal. Pode ser representado por uma letra do alfabeto, números ou outras formas de colocar a mão no momento inicial do sinal. A configuração das mãos, dependendo da localidade em que for realizada, e do contexto pode atender a diferentes representações. Marque a alternativa em que a mesma configuração de mãos é utilizada para diferentes representações:
aprender, adorar, árvore.
ouvir, aprender, maçã.
aprender, laranja, desodorante.
esquecer, lembrar, adorar.
lembrar, esquecer, aprender.
Sabe-se que na antiguidade, as crianças que nasciam com alguma deficiência eram eliminadas, sendo jogadas em esgotos por exemplo, e não tinham condição de participar da sociedade. Com o surgimento do cristianismo esta situação começou a mudar, e alguns deficientes começaram a ser reconhecidos e alfabetizados. No caso dos surdos, no inicio do século XVI o pioneirismo na educação de surdos deve-se a
Pedro Ponce de Léon, monge beneditino que ensinou quatro filhos de nobres desenvolvendo uma metodologia que incluía datilologia, escrita e oralização.
Charles L´Épée que criou na França sinais metódicos para ensinar os surdos da periferia.
Heinick que fundou a primeira escola baseada no método oral.
Gallaudet que fundou a primeira escola permanente para surdos usando o Francês sinalizado.
Existem quatro tipos de frases que se produzem em Língua Brasileira de Sinais. Dessa forma, é preciso atentar-se às expressões faciais e corporais, pois são estas demonstrações que determinarão o tipo de frase que está sendo feita. São elas:
afirmativa, interrogativa, exclamativa, negativa.
negativa, verbos, artigos, interrogativa.
exclamativa , afirmativa , preposição , concordância.
preposição, artigos, concordância, verbos.
negativa, exclamativa, interrogativa, verbos.
De acordo com o texto, analise o trecho: (...) uma recomendação feita por Mohammed, no quarto verso do quarto sura, encorajando que se alimente e se abrigue aqueles desprovidos da razão. Assinale a alternativa correta em relação à tradução/interpretação do trecho, em Libras
Mohammed, encorajar que se alimente e se abrigue aqueles mental ruim.
Homem nome mohammed conselho alimentar cuidar pessoas mental abaixo .
Homem nome mohammed livro parte 4 conselho dar alimentar cuidar pessoas mental confuso.
Homem nome mohammed livro parte 4 conselho dar alimentar cuidar pessoas mental confuso ajudar precisar.
A modalidade gestual-visual-espacial pela qual a Libras é produzida e percebida pelos surdos leva, muitas vezes, as pessoas a pensar que todos os sinais são o desenho no ar do referente que representam. É claro que, por decorrência de sua natureza linguística, a realização de um sinal pode ser motivada pelas características do dado da realidade a que se refere, não sendo, no entanto, uma regra. Marque a alternativa correta relativa aos sinais denominados arbitrários:
são aqueles iguaisemtodas as línguas.
aqueles que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da realidade que representam.
os que, durante a realização do sinal, deslocam as mão no espaço.
os que durante a realização de um determinado sinal, os movimentos das mãos se projetam em uma direção ao espaço.
utilizam a expressão facial e corporal para negar, afirmar, duvidar, questionar.
Analise o trecho: Ao se buscar dados sobre o tipo de tratamento dado às pessoas com deficiência na Idade Antiga e na Idade Média, descobre-se que muito pouco se sabe, na verdade. Assinale a alternativa correta que representa a tradução/ interpretação mais adequada para este trecho em Libras.
História/passado idade antiga como pessoas deficientes cuidadas não saber.
Pessoas deficientes como cuidadas história /passado não saber.
Pessoas deficientes como cuidadas não saber história /passado.
Pessoas deficientes história/passado idade antiga como cuidadas não saber.
Segundo Lucinda Ferreira Brito, em seu trabalho, A Gramática de Libras , o sinal é formado a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo esse lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente do corpo. Estas articulações das mãos são chamadas de parâmetros. Dos parâmetros existentes, um deles diz respeito à orientação. Assinale a resposta correspondente a esse parâmetro.
o lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo ela tocar alguma parte do corpo ou estaremumespaço neutro vertical.
podem ter um movimento ou não.
a forma que a mão assume durante a realização deumsinal.
os sinais podem ter uma direção e a inversão desta pode significar ideia de oposição, contrário ou concordância número-pessoal.
tem como traço diferenciador também a importância para o entendimento real do sinal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...