Questões sobre LIBRAS

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Em uma história registrada em 1895, em uma ilha chamada Martha’s Vineyard, onde todos utilizavam língua de sinais, um repórter faz a seguinte constatação:

Você faz uma chamada nas mediações… A língua falada e a língua de sinais estarão tão misturadas na conversa que você passa de uma para outra, ou usa as duas de uma vez só, quase inconscientemente. Metade da família fala, muito provavelmente, a outra metade não, mas os surdos não estão desconfortáveis em sua privação, porque a comunidade tem se ajustado à situação perfeitamente.

Nesse relato, resgatado na obra de Nora Ellen Groce (1985), podemos observar algumas características sobre contextos bilíngues e sobre o comportamento de indivíduos bilíngues.

Assinale a alternativa que corresponde ao teor do fragmento acima narrado:

  • A.

    Para ser considerado bilíngue o indivíduo deve dominar duas línguas de forma equilibrada e ideal, em todos os contextos discursivos.

  • B.

    O indivíduo bilíngue, ao se expressar, não faz empréstimos linguísticos ou misturas das línguas de seu repertório.

  • C.

    Os ouvintes que dominam a Libras não podem ser considerados indivíduos bilíngues, porque as línguas de sinais não têm prestígio social.

  • D.

    A escolha da língua no repertório de um indivíduo bilíngue ocorrerá em função do interlecutor, do assunto, e do contexto imediato.

  • E.

    Sem a ajuda de intérpretes ouvintes, e sem acesso ao mundo do som, os indivíduos surdos não podem participar plenamente da vida social.

Assinale a alternativa que confere veracidade em termos de conquistas políticas da comunidade surda brasileira:

  • A.

    O decreto no 5.626, do ano de 2005 reconhece e regulamenta a Língua Brasileira de Sinais no Brasil.

  • B.

    A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos sempre foi dirigida por pessoas surdas ou por deficientes auditivos.

  • C.

    A maior conquista do povo surdo é ser reconhecido em sua condição deficiente, necessitando, por exemplo, dos intérpretes para sobreviver na sociedade majoritária.

  • D.

    As escolas para surdos, como é o caso do INES, começam a funcionar somente depois da oficialização da Libras no Brasil.

  • E.

    A Lei no 12.319 de 2010, que regulamenta a profissão de intérpretes de Libras, assume que a formação mínima desses profissionais deva ser o ensino superior completo.

Relacione a coluna que apresenta os tipos de tradução, com a coluna que aponta as possíveis definições:

Coluna 1 Tipos de tradução

1. Tradução interlingual

2. Tradução intersemiótica

3. Tradução intralingual

Coluna 2 Definições

( ) Interpretação de signos verbais por não-verbais

( ) Interpretação de signos de uma mesma língua

( ) Interpretação de signos de línguas diferentes

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 2 – 3

  • B.

    2 – 1 – 3

  • C.

    2 – 3 – 1

  • D.

    3 – 1 – 2

  • E.

    3 – 2 – 1

Em relação ao Código de Ética dos Tradutores e Intérpretes de Libras-Português (TILS), podemos afirmar que tais profissionais estariam atuando de forma inapropriada quando:

  • A.

    acrescentam algumas informações, para obter fluidez na interpretação.

  • B.

    se recusam a interpretar certas informações por conta de ideologias particulares.

  • C.

    adaptam alguns exemplos presentes no discurso na língua de chegada.

  • D.

    omitem alguns elementos linguísticos do discurso, para tornar sua interpretação mais clara.

  • E.

    recontextualizam determinadas idéias, por entender que as línguas em jogo não são isomórficas.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao profissional intérprete de Libras-Português, em contextos educacionais.

( ) O intérprete deve assistir o aluno surdo, garantindo que este tenha sempre notas boas e bom desempenho escolar.

( ) O intérprete deve ter conhecimento sobre o conteúdo que interpreta, garantindo aos surdos, assim, a oportunidade de acesso às informações.

( ) O intérprete deve identificar as dificuldades de aprendizagem, determinando como o professor deve ensinar os alunos surdos.

( ) O intérprete deve preparar as aulas no lugar do professor, pois somente ele sabe como o surdo aprende melhor.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – V – F

  • B.

    V – F – F – V

  • C.

    V – F – F – F

  • D.

    F – V – F – V

  • E.

    F – V – F – F

O relato abaixo, retirado de uma entrevista no Blog Vendo Vozes, da autora surda Karin Strobel, fala sobre a sua experiência de vida como pessoa surda e de sua percepção cultural da comunidade surda de um modo geral:

Para a comunidade ouvinte que está em maior sintonia como povo surdo – os parentes, amigos, intérpretes, professores de surdos –, reconhecer a existência da cultura surda não é fácil, porque no seu pensamento habitual acolhem o conceito unitário da cultura e, ao aceitarem a cultura surda, eles têm de mudar as suas visões usuais para reconhecerem a existência de várias culturas...

A passagem quer nos ensinar, através de experiências de pessoas surdas, e nesse caso também da autora, que:

  • A.

    existe uma uniformidade linguística e cultural do povo surdo.

  • B.

    os familiares ouvintes lidam bem com a surdez do parente surdo.

  • C.

    devemos reforçar a homogeneidade de um grupo cultural.

  • D.

    devemos reconhecer o multiculturalismo na comunidade surda.

  • E.

    devemos reforçar a homogeneidade de um grupo cultural.

Na área dos Estudos da Tradução dizemos que tradução livre é aquela que ocorre:

  • A.

    no nível da forma.

  • B.

    no nível da palavra.

  • C.

    no nível do sentido.

  • D.

    de forma fiel à cultura.

  • E.

    de forma fiel à letra.

Ainda sobre as discussões em torno da educação bilíngue para surdos, é correto afirmar:

  • A.

    A língua de sinais e sua versão escrita são determinantes na alfabetização dos surdos.

  • B.

    A língua de sinais deve ser utilizadas em situações extremas, somente como apoio e reforço.

  • C.

    Os surdos não precisam aprender o português escrito, pois não farão uso dele na sociedade brasileira.

  • D.

    A oralidade da língua portuguesa deve ser o canal valorizado nas abordagens de ensino bilíngue para surdos.

  • E.

    A língua portuguesa é o único meio de instrução possível, pois os professores ouvintes desconhecem a Libras.

No contexto de uma educação bilíngue, no que se refere ao ensino da língua portuguesa como segunda língua (L2) para alunos surdos, é correto afirmar:

  • A.

    A oralidade do português deve ter prioridade nos momentos de instrução.

  • B.

    A língua de sinais deve ser o principal meio de instrução e interação.

  • C.

    A língua de sinais deve ser evitada, pois comprometeria a aprendizagem.

  • D.

    A língua portuguesa deve ser ensinada aos surdos seguindo a mesma metodologia de ensino de ouvintes.

  • E.

    O português escrito deve ser o único meio de interação para ocorrer aprendizagem.

Na área da surdez, várias filosofias têm sido discutidas e aplicadas na educação dos surdos.

Relacione as filosofias listadas abaixo com a coluna que apresenta suas respectivas definições.

Coluna 1 Filosofias

1. Bimodalismo

2. Comunicação Total

3. Bilinguismo

4. Oralismo

Coluna 2 Definições

( ) Defende o aprendizado da língua oral majoritária, podendo utilizar os sinais como meio linguístico nas interações.

( ) Uso concomitante de uma língua oral e de uma língua de sinais durante a interação.

( ) Técnica que se utiliza de todos os recursos e formas comunicativas disponíveis para promover a interação.

( ) Defende o aprendizado da língua de sinais e da língua oral, reconhecendo o surdo em sua diferença.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 2 – 3 – 4

  • B.

    1 – 2 – 4 – 3

  • C.

    3 – 1 – 2 – 4

  • D.

    4 – 1 – 2 – 3

  • E.

    4 – 1 – 3 – 2

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