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Uma criança que se desenvolve em uma cultura surda, com a língua de sinais como sua língua natural, enxerga sua surdez como uma diferença e não como uma deficiência. Essa criança desenvolve uma identidade surda do tipo
identidade inconformada.
identidade de transição.
identidade hibrida.
identidade surda política.
De acordo com o Decreto-lei nº 5.626/05 §1º, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais Libras, analise as assertivas abaixo.
I. São denominadas escolas bilíngues, aquelas onde a LIBRAS e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam utilizadas como línguas de instrução durante todo o processo educativo. II. A Libras é disciplina curricular não obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério em nível médio. III. O exame de proficiência em Libras deve ser realizado por banca examinadora de amplo conhecimento em Libras, constituída por docentes surdos e linguístas de instituições de educação superior. É correto o que se afirma emI, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
O Bilinguismo traz a visão da surdez como diferença cultural e não como deficiência. Promove a valoração da cultura surda e das identidades associadas a ela. Das principais ideias do bilinguismo, destaca-se o(a)
Pidgin.
Português sinalizado.
Biculturalismo.
Bimodalismo.
Assinale a alternativa que não apresenta um verbo direcional que incorpora o objeto.
trocar.
comer.
telefonar.
cortar.
Os componentes não manuais na LIBRAS são utilizados para
definir ou diferenciar significados entre sinais.
representar sinais que não tem correspondência em LIBRAS.
substituir sinais em diálogos informais.
aplicação optativa na comunicação em LIBRAS.
Dentro de sua fonologia, a LIBRAS apresenta alguns parâmetros principais que determinam sua estrutura. Assinale a alternativa que apresenta esses parâmetros.
Configuração de mãos, ponto de articulação e localização.
Expressão, ponto de articulação e movimento.
Alfabeto manual, ponto de articulação e movimento.
Configuração de mãos, ponto de articulação e movimento.
Entre as características da LIBRAS,seu caráter de língua natural é salientado pelos seguintes fatores, exceto pela(s)
variação social.
mudanças históricas.
iconicidade.
rigidez.
Leia o trecho abaixo para responder à questão 36.
Cognição é o fenômeno que ocorre no processamento simbólico e tem relação ampla com a linguagem.Considerando esta afirmação, assinale a alternativa correta.
A criança surda precisa desenvolver primeiramente a língua de sinais como sua (L1), primeira língua, pois através dela terá uma compreensão maior do mundo e favorecerá seu desenvolvimento cognitivo, preparando-a para a aprendizagem formal através da língua oral de seu país (L2).
A criança precisa aprender a língua Portuguesa para que possa se comunicar em sociedade e estabelecer relação, e para que promovam seu desenvolvimento cognitivo e seu aprendizado escolar.
A criança surda que não estabelece relação linguística com os ouvintes não consegue ter acesso a comunicação de seu país e desenvolver relações sociais saudáveis.
A cognição é algo inato e independente da linguagem para seu desenvolvimento.
Entre as características que diferenciam as línguas de sinais de uma linguagem, destacam-se as que se apresentam abaixo, exceto
arbitrariedade.
dependência estrutural.
versatilidade.
padronização.
Por desconhecimento das pessoas, criam-se mitos ao redor de situações, como é caso das línguas de sinais. Assinale a alternativa que não apresenta um mito na língua de sinais.
A Língua de Sinais é uma língua derivada da Língua Portuguesa.
A Língua de sinais é uma língua menos conceitual que a Língua Portuguesa por não ter alguns componentes como artigos , preposições e outros elementos de ligação.
A LIBRAS é uma língua universal.
As Línguas de sinais possuem gramática e estrutura próprias, que possibilitam as mais refinadas abstrações como qualquer outra língua.
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